Os desenhos de tatuagens

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 3 janeiro 2022
Tatuagens de flores: significados e onde tatuar

As tatuagens de flores são uma das mais populares entre os amantes de tinta na pele, sejam eles homens ou mulheres. Isso ocorre porque as flores têm um valor estético profundo, mas também um significado oculto e único dependendo da espécie.

Se você está pensando em fazer uma tatuagem de flor e quer algumas ideias e imagens que inspirem, não perca este artigo que trazemos para você no umCOMO. Aqui estão algumas das melhores tatuagens de flores com seus significados e onde tatuar.

Também lhe pode interessar: Tatuagem de Buda: significado

Índice

  1. Qual o significado da tatuagem de flor de lótus
  2. Tatuagem de flor de cerejeir: significado
  3. Tatuagem de flor-de-lis: significado
  4. Significado de tatuagem de rosa
  5. Significado da tatuagem de girassol
  6. Significado das tatuagens de flores japonesas
  7. Tatuagem de flor com nome
  8. Tatuagem de flor no ombro e nas costas
  9. Tatuagem de flor no braço e na mão

Qual o significado da tatuagem de flor de lótus

A flor de lótus está relacionada ao espiritual e à pureza do corpo e da alma. A tatuagem com flor de lótus pode ter variações de cor e forma, pois pode mostrar a flor aberta (simboliza a criação do universo) ou fechada (simboliza as infinitas possibilidades do homem).

Quanto às cores, o lótus azul representa conhecimento e sabedoria; o lótus branco indica pureza e perfeição; o lótus vermelho é a essência do coração, compaixão, amor e paixão e o lótus rosa é altamente espiritual e está relacionado às representações divinas nas religiões orientais. Veja abaixo algumas fotos de tatuagem com flor de lótus.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Qual o significado da tatuagem de flor de lótus

Tatuagem de flor de cerejeir: significado

A tatuagem de flor de cerejeira alude à transitoriedade da vida e ao passar do tempo, uma vez que a flor da cerejeira natural, que surge no início da primavera, tem uma vida muito curta.

Apesar de sua curta duração, esta flor tem um poderoso simbolismo nas culturas oriental e ocidental. Quando aparecem as flores de cerejeira ("sakurabana") no Japão, é considerado o início da primavera, época que se comemora de forma massiva com atividades ao ar livre.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Tatuagem de flor de cerejeir: significado

Tatuagem de flor-de-lis: significado

A flor-de-lis está associada à realeza desde os tempos antigos, pois o lírio é uma flor que foi usada em quase todas as culturas (carolíngios, romanos, bizantinos, etc.) para o desenho de bandeiras, escudos e brasões. Devido ao seu papel na heráldica, dizemos que a flor de lis simboliza lealdade, pureza, honra e poder.

Em diferentes épocas, a flor-de-lis teve múltiplos significados, tanto religiosos (no Cristianismo é um símbolo mariano, e, às vezes, representa a Santíssima Trindade) quanto cartográficos (era usada para marcar o norte em mapas antigos e na rosa dos ventos). Por outro lado, a flor-de-lis simboliza a árvore da vida para os alquimistas, bem como iluminação e perfeição. Portanto, a tatuagem de flor-de-lis pode estar associada a esses significados.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Tatuagem de flor-de-lis: significado

Significado de tatuagem de rosa

Embora dependendo da sua cor o significado da rosa varie ligeiramente, geralmente é uma flor associada ao amor sentimental, ao romantismo e ao desejo.

A rosa branca, por exemplo, representa pureza, inocência e adoração; a rosa azul simboliza confiança e harmonia; a rosa amarela, otimismo, energia e alegria e a menos conhecida, a rosa preta, força, melancolia e tristeza. É um símbolo precioso de feminilidade, sensualidade e paixão, razão pela qual costuma ser uma das tatuagens de flores preferidas de muitas mulheres. Mais detalhes sobre o significado de tatuagem de rosa você encontrará aqui.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Significado de tatuagem de rosa

Significado da tatuagem de girassol

As tatuagens de girassol são, com certeza, as tatuagens de flores mais otimistas que existem, pois é uma flor que simboliza amor, vitalidade e alegria.

Se você é uma pessoa otimista e acredita na necessidade de ver sempre o lado positivo das coisas, a tatuagem de girassol é perfeita para você. Além disso, na cultura chinesa esta flor simboliza boa sorte e prosperidade.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Significado da tatuagem de girassol

Significado das tatuagens de flores japonesas

A profunda delicadeza e o senso estético da arte japonesa conseguiram fazer com que o Oriente e o Ocidente se apaixonassem, por isso as tatuagens de flores no estilo japonês estão entre as mais procuradas. Quase todas têm um forte sentido espiritual e estão associados a certas virtudes, como vimos com a flor de lótus ou com a sakurabana (flor de cerejeira).

Porém, há outras flores que também adquirem especial relevância, como a peônia - que é considerada símbolo de boa sorte, riqueza e abundância -, a amarílis - que simboliza vitória -, a tatuagem da flor de bambu -que significa longevidade e boa sorte -, ou o crisântemo, que está associado à sabedoria e nobreza.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Significado das tatuagens de flores japonesas

Tatuagem de flor com nome

A tatuagem de flor com nome ou iniciais é muito popular e geralmente é feita para lembrar uma pessoa com quem estamos unidos em um relacionamento íntimo. Quando uma flor e um nome se unem em uma única tatuagem, costuma ser um símbolo do que você sente por aquela pessoa e do carinho que é professado no relacionamento.

As mais comuns são as tatuagens de flores brancas (simbolizando a pureza do afeto) acompanhadas do nome da mãe ou do pai, embora, neste caso, também sejam comuns as tatuagens com nomes dos filhos. Mas as tatuagens mais representativas e abundantes são, sem dúvida, aquelas feitas para comemorar um grande amor, por isso as rosas vermelhas são as rainhas indiscutíveis do mundo da tatuagem de flor com nome.

Veja também: 6 dicas para não se arrepender da tatuagem.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Tatuagem de flor com nome

Tatuagem de flor no ombro e nas costas

Os ombros são uma das partes do corpo mais adequadas para tatuagens de flores, já que a forma do desenho pode ser acomodada ali perfeitamente. Porém, quando as flores são grandes ou representadas por caules e folhas costumam ser desenhadas no dorso, mais especificamente na escápula ou nuca, arrastando o caule para baixo na coluna vertical.

Ambas as opções são muito estéticas, sutis e elegantes, então se você quer um design pequeno e escondido ou se preferir uma tatuagem grande, você deve considerar essas duas áreas.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Tatuagem de flor no ombro e nas costas

Tatuagem de flor no braço e na mão

Qualquer tatuagem feita nas mãos, seja no dorso ou na palma da mão, é muito difícil de cobrir, por isso costuma ser de grande importância para quem a escolhe e com clara intenção de exibi-la. No caso dos braços, é o local mais clássico para fazer tatuagens tanto para mulheres como para homens, se você quer uma tatuagem minimalista ou mais poderosa, nesta zona tendem a ser as mais atraentes e elegantes. Propomos alguns designs para te inspirar!

Você quer mais ideias de tatuagens de flores em diferentes partes do corpo? Se sim, não perca a galeria de imagens que oferecemos abaixo.

Tatuagens de flores: significados e onde tatuar - Tatuagem de flor no braço e na mão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagens de flores: significados e onde tatuar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Fotos de Tatuagens de flores: significados e onde tatuar

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 15
Tatuagens de flores: significados e onde tatuar