Partilhar

Como tingir o cabelo com folhas de nogueira

Por Sara Viega. Atualizado: 13 abril 2018

Está cansada de ter que ir ao cabeleireiro para tingir o seu cabelo? Tem vontade de experimentar novas formas de escurecer o seu cabelo? Existem muitas alternativas naturais que a ajudarão nesta tarefa e que poderá usar para dar um tom mais intenso ao seu cabelo e inclusive cobrir os fios brancos. As folhas de nogueira são um bom exemplo disso, pois esta árvore é usada por sua tinta natural desde tempos imemoriais. Portanto, não espere mais e descubra com este artigo de umComo os passos a seguir para tingir o cabelo com folhas de nogueira.

Também lhe pode interessar: Como tingir o cabelo naturalmente
Passos a seguir:
1

Ainda que possa parecer surpreendente, as folhas de nogueira são capazes de funcionar como uma tinta natural para o cabelo, sendo especialmente eficaz para cobrir os fios brancos dos cabelos escuros.

Ao mesmo tempo, destaca-se que este remédio natural pode ser usado inclusive para peças de roupa que queira escurecer ou tingir, seguindo o mesmo procedimento que vamos explicar de seguida.

Como tingir o cabelo com folhas de nogueira - Passo 1
2

Desde os tempos antigos que este vegetal foi usado como método para escurecer o cabelo, assim como alguns afirmam que é possível recorrer às cascas das nozes da nogueira negra para conseguir corantes mais intensos.

Por isso, a primeira coisa que deverá fazer é conseguir folhas de nogueira que poderá pegar diretamente de uma árvore de nozes e secá-las em casa, ou pode adquirir em uma loja de produtos naturais, onde o mais provável é que as encontre já secas.

3

Para tingir o seu cabelo naturalmente, deverá preparar uma decoção com as folhas de nogueira; serão suficientes dois punhados para cada litro de água. Deixe ferver por uns 15 minutos e deixe a mistura esfriar depois para não se queimar; só depois filtre e retire as folhas e todo o tipo de impurezas.

4

Depois disso já poderá começar a aplicar uniformemente a tinta natural à base de folhas de nogueira sobre o seu cabelo, para que todo o cabelo fique coberto por esta mistura. Será necessário deixar atuar por uns 20-30 minutos para que a nogueira transfira os seus tons escuros ao seu cabelo.

5

Por último, deverá retirar ou enxaguar o seu cabelo com água morna e, se desejar, aplicar algum produto hidratante para dar mais brilho ao cabelo e mantê-lo forte e saudável. Preste atenção agora em seu cabelo e veja como adquiriu um tom mais escuro; se for o seu caso, os fios brancos terão desparecido porque o suco das folhas de nogueira terá coberto cada um deles.

Complemente esta informação lendo o artigo Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras.

6

De qualquer forma, se quiser experimentar também outras alternativas para escurecer ou tingir o seu cabelo naturalmente, existem outros produtos básicos que serão muito úteis para você e em umComo explicamos quais são:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tingir o cabelo com folhas de nogueira, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tingir o cabelo com folhas de nogueira

38 comentários
flavia fernanda
posso usar a nogueira seca? pois aqui não encontro as folhas
Cleusa Rodrigues Matos
Olá; estou usando a folha de nogueira para tingir os cabelos, mas gostaria de quantas vezes por semana devo usar e o tempo para ver o resultado, pois sou alérgica as tinturas químicas.
Geraldo Alves Henriques
Tenho que aplicar a nogueira com os cabelos molhados ou secos?
Editor umComo.com.br
Oi, Geraldo. Pode ser com os cabelos secos.
fatima lepri
posso usar a nogueira junto do alecrim para escurecer os cabelos
Edgar Lara Ribeiro
Em quanto tempo os cabelos brancos fincam pretos.
Editor umComo.com.br
Oi Edgar! Depois de 20 a 30 minutos, os fios devem escurecer logo.
maria de lourdes
,gostaria de escurecer o cabelo com o cha de nougueira
A sua avaliação:
Conceiçao Cecchi
Será que encontro fls. de nogueira em casa de produtos naturais?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Conceição! Sim, em princípio não terá dificuldade em encontrar em lojas de produtos naturais.
edite a franco
eu quero saber como fazer pra que o tigemeito dura mais tempo

Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edite! Confira essas dicas que podem ajudar a prolongar a tinta de cabelo: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-com-que-a-tinta-de-cabelo-dure-mais-10326.html
organir lermos
como escurecer os cabelos com folhas de nogueira?ainda nao usei mas vou testa-las
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Organir! Basta seguir os passos acima. Muito obrigada pelo comentário e espero que goste do resultado!
A sua avaliação:
SILVANA BARBOSA BERGAMINI CORDEIRO
ONDE ENCONTRA MUDAS DESSA ÁRVORE NOGUEIRA PRA PLANTAR E COMO TINGIR OS CABELOS COM AS FOLHAS DELA?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvana! Você pode pegar diretamente de uma árvore ou comprar em lojas de produtos naturais. Para tingir o cabelo com essas folhas basta seguir as indicações acima. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)

1 de 4

Voltar ao topo da página