PARTILHAR

Como tingir o cabelo naturalmente

Como tingir o cabelo naturalmente

Quer mudar a coloração do seu cabelo? Quer esconder os grisalhos de forma natural? Além das tinturas já preparadas que você pode encontrar nos supermercados ou que pode aplicar em um cabeleireiro, você deve saber que existem alguns ingredientes naturais que ajudarão você a modificar o tom do seu cabelo bem como a reduzir os grisalhos sem a necessidade de usar agentes químicos que podem danificar a saúde do seu cabelo. Quer saber quais são? Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar como tingir o cabelo naturalmente de uma forma muito simples e eficaz.

Passos a seguir:
1

O café é um dos ingredientes naturais mais recomendados para conseguir tingir o cabelo sem usar produtos químicos nem elementos nocivos. O café contém propriedades que ajudam a escurecer o cabelo e, por isso, só é recomendado caso queira um tom mais escuro e a sua cor natural seja marrom ou preto.

Para fazer este remédio você só precisa preparar 2 xícaras de café puro em uma cafeteira e, quando estiver pronto, deixar esfriar. Não adicione mais nada: nem leite nem açúcar nem nada, pois lembre-se que não é para o beber e sim para usar em seu cabelo. A forma de usar este remédio é fazer um enxague.

A única coisa que precisa fazer é lavar o seu cabelo com seu xampu habitual e, quando estiver limpo, coloque a cabeça para baixo e verta o café que preparou por todo o cabelo. Se quiser que o resultado seja bastante escuro recomendamos que verta mais de 2 xícaras de café, assim conseguirá uma cor mais forte e intensa. Massageie o seu cabelo para que o café penetre por todas as partes e deixe agir durante 30 minutos, depois enxágue e lave como seu xampu habitual.

Você pode repetir este procedimento 1 vez por mês para conseguir uma coloração mais intensa, mas se quiser manter sempre o mesmo tom poderá fazê-lo todas as semanas, pois o café não tem nenhum efeito tóxico que possa prejudicar o cabelo, pelo contrário: está repleto de vitaminas e nutrientes que darão um resultado muito saudável.

Como tingir o cabelo naturalmente - Passo 1
2

Outra forma de tingir o cabelo de forma natural é com as folhas de nogueira. Este ingrediente é perfeito para escurecer o cabelo, mas também ajudará a cobrir os fios brancos e a conseguir uma aparência bem mais jovem e brilhante. Este vegetal é usado desde os tempos antigos como método para conseguir um cabelo mais escuro, de modo que, se quiser seguir este método, o melhor é conseguir as folhas de nogueira deixando-as secar em casa (nas lojas de produtos naturais é habitual encontrá-las já secas).

Para aproveitar a sua qualidade como tintura natural você deverá ferver as folhas de nogueira em uma panela com água; deixe ferver durante 15 minutos e, depois, coe a água para retirar as folhas. Uma vez pronto, aplique este líquido em seu cabelo tentando molhá-lo todo. Depois deixe agir durante 25 ou 30 minutos e depois enxágue com água morna. E pronto!

Você pode repetir este procedimento 1 vez a cada 15 dias ou a cada mês para conseguir um tom mais brilhante, escurecido e, sobretudo, sem fios brancos! Em umComo.com.br explicamos como tingir o cabelo com folhas de nogueira passo a passo.

Como tingir o cabelo naturalmente - Passo 2
3

Outro dos métodos mais eficazes para tingir o cabelo naturalmente é usar a henna, já que se trata de um pigmento natural que consegue dar um tom muito natural ao seu cabelo sem o danificar, já que contém nutrientes muito favoráveis para conseguir um cabelo hidratado e brilhante. A cor costuma desaparecer após 4 meses e o tom que se consegue no cabelo é avermelhado, mas muito natural, como um caju.

Para poder fazer esta tintura com henna você precisará de:

  • Henna em pó (disponível em lojas de produtos naturais)
  • Azeite de oliva
  • Água quente

Junte todos os ingredientes para conseguir uma mistura homogênea. Você verá que o resultado é parecido com barro, é normal, a henna é muito consistente e, por isso, será um pouco mais complicado de aplicar em seu cabelo. Quando a pasta estiver pronta passe-a por todo o cabelo, estando seco e sujo, desta maneira o pigmento atuará melhor.

Deixe a henna agir em seu cabelo durante 3 ou 4 horas considerando que, quanto mais tempo a deixar, mais intensa será a cor. Depois enxágue com água e lave com o seu xampu habitual. E pronto!

Como tingir o cabelo naturalmente - Passo 3
4

As pessoas com o cabelo loiro ou castanho claro poderão diminuir o seu tom natural graças às propriedades clareadoras da camomila. Alguns cosméticos fazem uso da camomila para conseguir um loiro mais intenso, brilhante e bonito, por isso, é um dos melhores remédios para ter um cabelo com uma cor bonita e loira.

Para isso, prepare uma infusão de camomila e, quando estiver pronta, deixe esfriar para, depois, aplicar sobre o cabelo. Deixe atuar durante 30 minutos e depois enxágue e lave com o seu xampu habitual. Se quiser um resultado ainda mais claro pode adicionar meia xícara de suco de limão à camomila, pois esta fruta também contém propriedades que ajudarão a clarear a cor do cabelo.

Como tingir o cabelo naturalmente - Passo 4
5

Caso tenha interesse apenas em esconder os fios brancos, o melhor remédio natural para isso é a sálvia. Os fios brancos aparecem porque a proteína responsável por colorir o nosso cabelo já não trabalha corretamente e é possível que algum folículo fique sem esta proteína e, portanto, apareça branco.

Neste sentido, a sálvia conseguirá esconder estes cabelos, pois contém propriedades revitalizantes que conseguirão reativar a melanina (o pigmento do qual falamos) e, portanto, fazer com que o cabelo branco desapareça. Este remédio natural servirá apenas no caso dos primeiros fios brancos; as pessoas com todo o cabelo branco não poderão reativar a coloração com a sálvia.

Para poder se beneficiar das suas propriedades, ferva meia xícara de sálvia seca em uma panela com água. Deixe ferver durante 20 minutos e, depois, coe a mistura para extrair os restos das folhas. Quando a infusão estiver fria, molhe o seu cabelo e depois verta a infusão de sálvia como enxague. Repita cada vez que tomar banho e verá como os cabelos brancos começam a sumir.

Neste artigo de umComo.com.br contamos passo a passo como usar a sálvia para os cabelos brancos.

Como tingir o cabelo naturalmente - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tingir o cabelo naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Maria Rosa
em tão se eu tingir os cabelos com cafe amargo,meus cabelos vão ficar marrom escuro vai tingir oa 50% dos meus cabelos branco!
Maria Rosa
Sara, boa tarde! você tem receitas caseira para remover cutículas, e para depilação pratica?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Você pode encontrar uma receita de creme caseiro para cutículas aqui: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-creme-para-as-cuticulas-23790.html Quanto à depilação, o que é que estava procurando mais especificamente?
Maria Rosa de A. Martins
Boa tarde amiga! o café amargo tinge 50% dos cabelos branco? um ótimo fim de semana de sua fã.
Maria Rosa
Amei as dicas, tenho + ou _ 50% de cabelos brancos e quero tingir meus cabelos de marrom escuro e tenho, qual a dica caseira para tingir de marron escuro
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Uma vez que você deseja obter um tom mais escuro o ideal seria optar pelo método do café, das folhas de nogueira ou da henna. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como tingir o cabelo naturalmente
1 de 6
Como tingir o cabelo naturalmente

Voltar ao topo da página ↑