Partilhar

Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras

Por Sara Viega. Atualizado: 13 abril 2018
Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras

Você deseja mudar o tom do seu cabelo sem sofrer os danos da tintura química? Atualmente podemos encontrar uma infinidade de marcas para tingir o cabelo em supermercados e lojas de cosméticos, sem necessitar ir no salão. No entanto, o problema de muitas tinturas e tonalizantes vendidos nesses estabelecimentos é o dano que provocam no cabelo graças a todos os componentes químicos presentes na sua fórmula, deixando-o ressecado e fraco.

É por isso que cada vez mais mulheres apostam na tinta para o cabelo natural, preparada com ingredientes naturais que potenciam a cor dos fios e, sobretudo, não produzem danos nas fibras capilares. Nesse artigo do umCOMO, explicamos como fazer tinta para o cabelo caseira com diferentes produtos naturais que deixam os fios brilhantes e cheios de cor. Tome nota dessas receitas de tinta natural para cabelo branco, preto, castanho, ruivo ou loiro!

Também lhe pode interessar: Como escurecer o cabelo sem tinta

Folha de nogueira para cabelo castanho

As folhas de nogueira são ricas em juglonas, uma substância com excelentes propriedades tonalizantes que ajudam a dar uma cor mais intensa e luminosidade ao cabelo castanho. Além disso, também é ideal para cobrir os primeiros cabelos brancos caso essa disfarçá-las seja o objetivo.

Para fazer esta tintura de cabelo natural, basta seguir os seguintes passos:

  1. Ferva um litro de água em uma panela. No momento em que começar a ferver, adicione dois punhados de folhas de nogueira secas. Você pode pegar as folhas e secá-las em casa ou comprá-las já secas em lojas de produtos naturais.
  2. Deixe que as folham cozinhem lentamente por cerca de 5 minutos.
  3. Apague o fogo e deixe a mistura esfriar. Em seguida, coe o líquido para um bowl.
  4. Aplique a tintura natural por todo o cabelo seco, despejando a mistura pouco a pouco para que penetre o cabelo ou mecha a mecha, com a ajuda de um pincel.
  5. Depois de aplicar a tintura no cabelo, deixe atuar por mais 30 minutos.
  6. Depois do tempo de espera, enxágue o cabelo com água morna e lave como habitualmente.

Aprofunde esta informação com o artigo Como tingir o cabelo com folhas de nogueira.

Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras - Folha de nogueira para cabelo castanho

Tinta natural para cabelo loiro: camomila, vinagre e limão

Caso suas mechas sejam loiras ou castanho claro, a mistura de camomila com limão e vinagre de sidra é a melhor opção para estes tons. Esses ingredientes contam com poderosas propriedades clareadoras que oferecem reflexos dourados muito bonitos ao seu cabelo. Além disso, a camomila deixa os fios hidratados e saudáveis pois possui também propriedades hidratantes.

Para fazer esta tinta natural para cabelo loiro, confira as orientações:

  1. Ferva um litro de vinagre de sidra por 10 minutos,
  2. Depois de ferver, adicione 20 gramas de flores de camomila secas e o suco de dois limões na panela. Deixe cozinhar em fogo lento por cerca de 5 minutos.
  3. Depois de preparar a tintura caseira, aplique-a por todo o seu cabelo uniformemente.
  4. Deixe agir por 30 minutos.
  5. Enxágue o cabelo com água morna e lave como habitualmente.

Como escurecer o cabelo naturalmente: chá preto

O chá preto também é um produto natural que possui propriedades pigmentadoras ideias para os tons mais escuros ou pretos, já que disfarça os cabelos brancos e devolve a cor original ao cabelo previamente tingido. Sim, acredite que chá preto escurece cabelo branco.

Para preparar esta tinta de cabelo caseira, você apenas precisa preparar duas infusões de chá preto. Para isso, ferva três xícaras de água em uma panela com dois saquinhos de chá preto e deixe esfriar. Depois de fazer a tintura natural, despeje sobre o cabelo seco distribuindo bem por toda a cabeça e deixe atuar por 20 minutos.

Por fim, enxágue o cabelo com água morna e lave como habitualmente.

Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras - Como escurecer o cabelo naturalmente: chá preto

Pintar o cabelo com beterraba e cenoura: tons ruivos

Tanto a beterraba como a cenoura são alimentos que, devido à sua riqueza em carotenoides, flavonoides e antioxidantes, possuem excelentes propriedades tonalizantes que pigmentam e intensificam naturalmente os cabelos ruivos, além de proporcionarem luminosidade e brilho a estes tons.

Para preparar esta tinta de cabelo de beterraba, você apenas necessita obter o suco de uma beterraba e o suco de uma cenoura colocando os alimentos no liquidificador e batendo até obter uma mistura homogênea.

Depois de preparar a tinta para cabelo ruivo, lave os fios como habitualmente e enxágue com a mistura, tentando dividi-la de um jeito uniforme por todo o cabelo. Deixe repousar por 20 minutos e logo enxágue com água morna abundante.

Sugestão: Confira outras opções de tinta de cabelo natural no artigo Como tingir o cabelo naturalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela
Estava buscando ima receita de tinta natural para cabelo preto, agradeço a explicação!

Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras
1 de 3
Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras

Voltar ao topo da página