Os desenhos de tatuagens

Qual o significado de tatuagens de índias e lobos

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 julho 2020
Qual o significado de tatuagens de índias e lobos
Imagem: Reprodução/tattoosandmorre.info/tattoosaandmoree.info

Existem algumas tattoos que são bem comuns, pois se tratam de imagens que são do gosto de um grande número de pessoas. É o que acontece com o desenho de alguns animais, mais especificamente com as imagens de lobos, que representam a força e o desconhecido, além de muitos outros elementos que abordaremos ao decorrer desse texto. O mesmo serve para os desenhos de personagens tornados míticos pelas culturas contemporâneas, como as índias ou simplesmente povos originários de modo geral. Para saber qual o significado da tatuagem de índias e lobos, o umCOMO buscou informações a respeito do tema que podem ajudar você a identificar se uma tattoo de lobo e índia combina com você.

Também lhe pode interessar: Qual é o significado das tatuagens de lobos

Índice

  1. Tatuagens de lobos
  2. Tatuagens de índias e lobos
  3. Tatuagens de índias e lobos: apropriação cultural?

Tatuagens de lobos

Tattoos com imagens de lobo são muito vistas em diferentes partes do corpo, como nas costas, antebraços, peito, braços, costelas e pernas, pois costumam ser desenhadas em dimensões maiores. No entanto, é possível encontrar tatuagens de lobo pequenas, feitas no dedo ou pulso. Outra característica marcante de muitas tatuagens desse animal é que elas seguem o estilo mais tradicional, com a imagem mais realista do lobo, porém, se vê também imagens estilizadas, como na foto abaixo.

Já o significado da tatuagem de lobo está normalmente associado a poder e força, pois se trata de um animal selvagem com um porte vigoroso que remete à resistência e bravura. Esse animal também se trata de uma espécie caçadora, hábil e inteligente e, por isso, ao tatuar a sua imagem na pele é uma referência a tudo isso o que ele representa. Além disso, os lobos andam em matilhas e nunca caçam sozinhos, então, ao fazer uma tatuagem de lobo também existe o significado de preocupação e importância que se dá ao grupo ao qual pertence.

Muitas palavras poderiam descrever o que significa a tattoo de lobo, sendo que outras delas são:

  • Mistério
  • Sucesso
  • Astúcia
  • Ferocidade
  • Família
  • Lealdade
  • Sabedoria
  • Coragem
  • Fidelidade

A coragem e a fidelidade dos lobos se dá sobretudo porque este animal dá muita importância à sua família, sendo que tem apenas uma companheira em toda a sua vida. Diante disso, é possível ver ainda tatuagens em que existem dois lobos, representando o amor.

Sobretudo, tatuar um lobo significa estar comprometido com valores muito importantes, como a dedicação à família, ao entes queridos e, sobretudo, a um forte senso de lealdade. Essas tatuagens também são procuradas por aqueles que buscam a proteção.

Outra história interessante envolvendo a lealdade dos lobos remota ao próprio mito fundador de Roma, na qual os gêmeos abandonados Rômulo e Remo foram alimentados e criados por uma loba. Mito ou não, essa história demonstra que apesar de ferozes, os lobos são animais complexos e que estão dispostos a proteger e ajudar aqueles que julgam indefesos, como os jovens gêmeos que posteriormente iriam fundar um dos maiores impérios que se tem notícia.

Qual o significado de tatuagens de índias e lobos - Tatuagens de lobos
Imagem: Reprodução/topvisit.net

Tatuagens de índias e lobos

Tattoo índia com lobo - significado

A tatuagem de uma índia também remete a muitos dos significados atribuídos à tattoo de lobo, já que as mulheres pertencentes aos povos indígenas representam qualidades como força, bravura e luta. Frequentemente, essas características tiveram que ser desenvolvidas para resistir às invasões de seus territórios contra os peregrinos norte-americanos. Assim, quando ambas as imagens estão juntas, isto é, das índias e dos lobos, o significado de tatuagens de índias e lobos é referente a essas características levadas à potência máxima.

No entanto, o significado de tatuagem de índia está atrelado também ao misticismo e à ligação com a natureza. Conforme a maneira que essa personagem aparece no desenho tatuado pode ser que seu significado esteja associada ainda à sensualidade. Dessa forma, a tatuagem de índia com lobo juntos significam também espírito aventureiro, beleza selvagem, luta pela liberdade e significados similares.

Assim como as tatuagens de lobo, as tattoos de índias costumam receber um traço mais realista, embora elas também possam ser retratadas de maneira diferenciada, com os estilos aquarela ou mesmo geométrico. De qualquer forma, o mais importante é que a pessoa que receber a tatuagem escolha o tipo de desenho que melhor represente os seus pensamentos e estilo de vida.

É interessante observar que na maioria das tatuagens de índias com lobos que se vê na internet as índias apresentam traços caucasianos (brancos) e não indígenas, o que pode representar um apagamento dos povos originários da América do Norte. Fique atento a isso caso queira fazer uma tatuagem mais realista envolvendo índias e lobos.

Índia com lobo na cabeça tattoo

Nessa tatuagem, a índia veste a pele do lobo e incorpora alguns dos elementos do lobo em si, sobretudo no que diz respeito ao misticismo e à proteção. Isso porque as índias em questão geralmente são de tribos da América do Norte, que têm no lobo um símbolo máximo de proteção. É uma tatuagem muito forte que, de acordo com especialistas[1], reforça a coragem e a bravura da mulher.

Qual o significado de tatuagens de índias e lobos - Tatuagens de índias e lobos
Imagem: tattoosaandmoree.info

Tatuagens de índias e lobos: apropriação cultural?

Antes de fazer qualquer tatuagem, o ideal é que se reflita sobre seu significado e sobre seu contexto. Como dissemos anteriormente, há alguns pontos na tatuagem de índia com lobo que podem reforçar uma ideia de apropriação cultural - confira nosso artigo sobre o tema para entender melhor como esse conceito funciona.

De acordo com o antropólogo e babalorixá Rodney Willian, em entrevista ao portal de notícias Nexo,

A apropriação cultural ocorre, portanto, quando uma pessoa pertencente a um determinado grupo social dominante ou o próprio grupo adota hábitos, vestuários, objetos ou comportamentos específicos de outra cultura. William defende que a apropriação cultural é uma estratégia de dominação “que visa apagar a potência de grupos histórica e sistematicamente inferiorizados, esvaziando de significados todas as suas produções, como forma de promover seu genocídio simbólico”.[2]

Ou seja, por mais que você tenha boas intenções ao fazer uma tatuagem de lobo e índio, pode não ser uma boa ideia. Isso ocorre porque, como dissemos acima:

  • Em geral, os índios dessas tatuagens são de tribos norte-americanas, que não tem a ver com as tribos indígenas brasileiras;
  • O elemento do lobo dentro dessas culturas têm um significado diferente do que tem para nós: o que é só um adorno dentro de uma cultura predominantemente branca é, numa cultura indígena, um animal de poder.

Nós do umCOMO somos grandes defensores da liberdade de expressão e de colocar a mão na massa. Contudo, achamos importante trazer esse tipo de reflexão sobre essas questões sociais pois, além de serem muito importantes, têm ganhado enorme espaço dentro da mídia.

Também é importante ressaltar que essa questão não é apenas "mimimi", e sim demonstrar respeito por outras culturas. Tendo isso em mente de forma bem clara e não vendo nenhum problema, sinta-se livre (como você é de fato) para fazer sua tatuagem de índia com lobo.

Atente-se ao fato de que existem muitas outras tatuagens que você pode fazer! Confira nosso tópico Tatuagens para mais ideias para suas tattoos!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado de tatuagens de índias e lobos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. INK VIVO. Wolf Tattoo Meaning. Disponível em: <https://www.inkvivo.com/wolf-tattoo-meaning>. Acesso em 19 de julho de 2020.
  2. DE LIMA, Juliana Domingos. O que é apropriação cultural e por que o tema vem à tona no Carnaval. Nexo Jornal. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/02/17/O-que-%C3%A9-apropria%C3%A7%C3%A3o-cultural-e-por-que-o-tema-vem-%C3%A0-tona-no-Carnaval1>. Publicado em 17 de fevereiro de 2020. Acesso em 19 de julho de 2020.
Bibliografia
  • MEDIUM. Symbol Of The Strong Character Wolf Tattoos And Meanings. Disponível em: <https://medium.com/@info_47165/symbol-of-the-strong-character-wolf-tattoos-and-meanings-1f7d768d2898>. Publicado em 20 de junho de 2019. Acesso em 19 de julho de 2020.
  • HALE, Richard Ricky. Wolf Tattoos: Designs, Ideas, and Meanings. TatRing. Disponível em: <https://tatring.com/tattoo-ideas-meanings/Wolf-Tattoos-And-Meanings-Wolf-Tattoo-Designs-And-Ideas>. Publicado em 04 de fevereiro de 2012. Acesso em 19 de julho de 2020.
  • TATTOS WITH MEANING. Wolf Tattoo Meanings. Disponível em: <https://www.tattooswithmeaning.com/wolf-tattoo-meaning/>. Acesso em 19 de julho de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/tattoosandmorre.info/tattoosaandmoree.info
Imagem: Reprodução/topvisit.net
Imagem: tattoosaandmoree.info
1 de 3
Qual o significado de tatuagens de índias e lobos