Partilhar

O que não pode comer quando fura a orelha?

Furar a orelha pode parecer algo simples, mas para nosso corpo um furo na orelha é um ferimento como qualquer outro, sendo assim, devemos tomar cuidado para que não haja inflamações e para ajudar o processo de cicatrização. Para isso, além de fazer a higiene adequada do lugar, devemos ficar de olho na nossa alimentação, pois existem alimentos que atrapalham o processo e fazem a recuperação durar mais, aumentando o risco de inflamação. Se você quer saber o que não pode comer quando fura a orelha, esse artigo do umCOMO tem e resposta e te dá dicas de como facilitar sua cicatrização.

Também lhe pode interessar: Como furar a orelha

O que não pode comer quando fura a orelha

Pode comer chocolate quando fura a orelha? Pode comer peixe quando fura a orelha? Pode comer ovo cozido quando fura a orelha? Pode comer frango quando fura a orelha?

As perguntas acima são muito comuns, mas a verdade é que os alimentos proibidos para quem acabou de fazer um furo na orelha são proibidos porque atrapalham a coagulação sanguínea. Quando a coagulação é atrapalhada, o ferimento demora mais tempo para se recuperar e, consequentemente, acaba passando mais tempo exposto, aumentando as chances de inflamação e infecção. Alimentos desse tipo costumam ser os mais gordurosos e é recomendado que se evite esse tipo de comida por 3 semanas após a perfuração, então, esqueça fast-foods, doces, etc.

O que não pode comer quando fura a cartilagem é basicamente a mesma coisa, assim como o que não se pode comer quando fura o tragus, mas nesse caso o cuidado deve ser dobrado pois furos que envolvem a cartilagem demoram mais para cicatrizar. Segue lista de alimentos que não podem ser ingeridos quando se coloca piercing na orelha:

  • Ovo: furei a orelha, posso comer ovo? Mesmo cozido, o ovo é um alimento com grande quantidade calórica e deve ser evitado.
  • Carnes gordurosas: pode comer hambúrguer quando fura a orelha? Não é necessário parar de comer carne, mas é preferível optar por uma carne pouco gordurosa e passar bem longe de outras como a carne de porco.
  • Queijo: pode comer lasanha quando fura a orelha? É possível comer queijo, logo também a lasanha, mas evite queijos muito gordurosos, que geralmente são os mais amarelados, procure queijos brancos.
  • Carnes embutidas: pode comer calabresa quando fura a orelha? pode comer salsicha quando fura a orelha?Salsicha, presunto, mortadela e relacionados além de serem carne de porco, contêm muita gordura e não fazem bem nunca.
  • Chocolate: pode comer chocolate quando fura a orelha? Não apenas o chocolate mas doces em geral contém muita gordura e muito açúcar, outro componente que não ajuda em nada sua recuperação.
  • Frituras de forma geral: não adianta comer alimentos saudáveis mas fritos, eles deixarão de ser saudáveis por conter muita gordura.

Pode beber quando fura a orelha? Além de comidas gordurosas, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas pois elas também atrapalham a cicatrização. Veja também o que não pode comer quando furar o nariz.

O que pode comer quando fura a orelha

Agora que você já sabe o que não pode comer, o que será que pode comer quando fura a orelha? O recomendável de forma geral é que se mantenha uma alimentação saudável e pouco calórica, além desses alimentos não atrapalharem a coagulação, também ajuda seu corpo e se manter forte para combater bactérias nocivas para sua saúde. Isso pode ser feito pela ingestão de:

  • Carnes magras: uma ótima opção é a carne de frango, que contém a proteína necessária para o bom funcionamento do corpo e baixos níveis de gordura.
  • Vegetais com bastante proteína: outra opção para substituir carnes gordurosas são os vegetais, sendo que os que contêm maior quantidade de proteína são os escuros como o brócolis, a couve e a rúcula, além disso existe também a carne de soja.
  • Sucos naturais: refrigerantes e sucos artificiais contêm muito açúcar, mas eles podem ser substituídos por sucos naturais e frescos, que podem ser ainda mais gostosos.
  • Frutas: substitua doces gordurosos por frutas, elas contêm o açúcar que você precisa mas não te prejudicam.

Dicas de como cicatrizar a orelha furada mais rápido

  • Sempre procure um bom profissional que use todos os materiais novos ou esterilizados, de nada adianta você tomar cuidado após o procedimento e não durante.
  • Após fazer o furo, compre um antisséptico que pode ser adquirido em qualquer farmácia e passe sempre que necessário mesmo fora de casa.
  • Manipule sempre com as mãos limpas, evite tocar o furo na orelha ou deixar que outras pessoas o toquem sem que as mãos estejam devidamente lavadas.
  • Mantenha o local sempre higienizado, ou seja, se saiu de casa, suou ou se faz um tempo desde que limpou, limpe novamente a área e passe o antisséptico em seguida.
  • Não remova a joia com a qual se fez o furo por no mínimo 1 mês.
  • Siga uma alimentação saudável e pouco gordurosa. Quanto mais saudável você estiver, mais rápido o seu furo na orelha deve cicatrizar. Outra coisa muito importante é que durante o processo de cicatrização você tome bastante água.
  • Cuidado ao manipular o cabelo e áreas próximas às orelhas.
  • Utilize uma fronha limpa no travesseiro, vire a de lado no segundo dia, do avesso no terceiro e do outro lado no quarto dia. Assim você garante um ambiente mais limpo durante a cicatrização do furo na orelha.
  • Higienize fones de ouvido, celulares, capacetes, chapéus e tudo o que possa entrar em contato direto com a sua orelha, assim você tem menos chances de contrair uma infecção.

Para informações mais detalhadas, veja como cuidar das orelhas furadas.

Como cicatrizar orelha furada mais rápido

O processo de cicatrização e o período que leva para um furo na orelha cicatrizar varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo é diferente. Contudo, você pode tomar algumas medidas que irão cicatrizar o furo da orelha mais rápido. Confira:

  • Higienize bem o local do furo. Siga as orientações do seu body piercer - com certeza uma infecção irá atrapalhar o processo de cicatrização.
  • Consuma alimentos ricos em proteínas, ferro e antioxidantes. De acordo com especialistas do portal VitaMedica[1], brócolis, espinafre, frango e frutas cítricas podem acelerar o processo de cicatrização.

O que pode atrapalhar a cicatrização da sua orelha

Segundo artigo publicado na revista Medicina da Universidade de São Paulo[2], alguns fatores podem atrapalhar a cicatrização do seu furo da orelha, como por exemplo:

  • Infecções (por isso os cuidados com a higienização do furo são tão importantes!);
  • Excesso de limpeza. Sim, apesar de a higiene correta ser fundamental, um exagero desse procedimento pode irritar o furo na orelha e desacelerar o processo de cicatrização;
  • Idade (pessoas mais velhas possuem menos colágeno na pele, o que torna a cicatrização mais lenta);
  • Não respeitar o repouso sugerido pelo perfurador;
  • Fumar (os componentes do tabaco deixam menos oxigênio disponível nas células do sangue, o que prejudica uma cicatrização adequada das feridas);
  • Dieta pobre em proteínas e vitamina A, B, C, D, E e zinco (confira nossa categoria Alimentação equilibrada para mais informações sobre vitaminas);
  • Ter diabetes (confira como prevenir a diabetes);
  • Ter alguma doença imunossupressora (lúpus, artrite reumatoide, vitiligo, psoríase, doença celíaca, hepatite autoimune, etc);
  • Estar tomando medicamentos corticosteroides, os quimioterápicos e os radioterápicos (utilizados em geral para o tratamento do câncer).

Leia também: Piercing no smile pode rasgar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando fura a orelha?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. VITAMEDICA. 10 best healing food to eat after surhery. Disponível em: <https://vitamedica.com/wellness-blog/10-best-healing-foods-to-eat-after-surgery/>Acesso em 31 de janeiro de 2019.
  2. TAZIMA, M. DE F.; ANDRADE VICENTE, Y.; MORIYA, T. BIOLOGIA DA FERIDA E CICATRIZAÇÃO. Medicina (Ribeirao Preto. Online), v. 41, n. 3, p. 259-264, 30 set. 2008. Disponível em: <http://www.journals.usp.br/rmrp/article/view/271>. Acesso em 31 de janeiro de 2019.
Bibliografia
  • APP. Association of Professional Piercers. Suggested Aftercate for Body Piercing. Disponível em: <https://www.safepiercing.org/aftercare.php/>. Acesso em 16 de maio de 2019.

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando fura a orelha?

2 comentários
A sua avaliação:
Breno
Entao pode tomar refrigerantes
A sua avaliação:
Mariah
Não pode comer camarão.

Voltar ao topo da página