Partilhar

O que não pode comer quando fura a orelha?

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 25 janeiro 2018

Furar a orelha pode parecer algo simples, mas para nosso corpo um furo na orelha é um ferimento como qualquer outro, sendo assim, devemos tomar cuidado para que não haja inflamações e para ajudar o processo de cicatrização. Para isso, além de fazer a higiene adequada do lugar, devemos ficar de olho na nossa alimentação, pois existem alimentos que atrapalham o processo e fazem a recuperação durar mais, aumentando o risco de inflamação. Se você quer saber o que não pode comer quando fura a orelha, esse artigo do umCOMO tem e resposta e te dá dicas de como facilitar sua cicatrização.

Também lhe pode interessar: Como furar a orelha

O que não pode comer quando fura a orelha

Pode comer chocolate quando fura a orelha? Pode comer peixe quando fura a orelha? Pode comer ovo cozido quando fura a orelha? Pode comer frango quando fura a orelha?

As perguntas acima são muito comuns, mas a verdade é que os alimentos proibidos para quem acabou de fazer um furo na orelha são proibidos porque atrapalham a coagulação sanguínea. Quando a coagulação é atrapalhada, o ferimento demora mais tempo para se recuperar e, consequentemente, acaba passando mais tempo exposto, aumentando as chances de inflamação e infecção. Alimentos desse tipo costumam ser os mais gordurosos e é recomendado que se evite esse tipo de comida por 3 semanas após a perfuração, então, esqueça fast-foods, doces, etc.

O que não pode comer quando fura a cartilagem é basicamente a mesma coisa, mas nesse caso o cuidado deve ser dobrado pois furos que envolvem a cartilagem demoram mais para cicatrizar. Segue lista de alimentos que não podem ser ingeridos:

  • Ovo: mesmo cozido, o ovo é um alimento com grande quantidade calórica.
  • Carnes gordurosas: não é necessário parar de comer carne, mas é preferível optar por uma carne pouco gordurosa e passar bem longe de outras como a carne de porco.
  • Queijo: é possível comer queijo, mas evite queijos muito gordurosos, que geralmente são os mais amarelados, procure queijos brancos.
  • Carnes embutidas: salsicha, presunto, mortadela e relacionados além de serem carne de porco, contêm muita gordura e não fazem bem nunca.
  • Chocolate: não apenas o chocolate mas doces em geral contém muita gordura e muito açúcar, outro componente que não ajuda em nada sua recuperação.
  • Frituras de forma geral: não adianta comer alimentos saudáveis mas fritos, eles deixarão de ser saudáveis por conter muita gordura.

Além de comidas gordurosas, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas pois elas também atrapalham a cicatrização. Veja também o que não pode comer quando furar o nariz.

O que pode comer quando fura a orelha

Agora que você já sabe o que não pode comer, o que será que pode comer quando fura a orelha? O recomendável de forma geral é que se mantenha uma alimentação saudável e pouco calórica, além desses alimentos não atrapalharem a coagulação, também ajuda seu corpo e se manter forte para combater bactérias nocivas para sua saúde. Isso pode ser feito pela ingestão de:

  • Carnes magras: uma ótima opção é a carne de frango, que contém a proteína necessária para o bom funcionamento do corpo e baixos níveis de gordura.
  • Vegetais com bastante proteína: outra opção para substituir carnes gordurosas são os vegetais, sendo que os que contêm maior quantidade de proteína são os escuros como o brócolis, a couve e a rúcula, além disso existe também a carne de soja.
  • Sucos naturais: refrigerantes e sucos artificiais contêm muito açúcar, mas eles podem ser substituídos por sucos naturais e frescos, que podem ser ainda mais gostosos.
  • Frutas: substitua doces gordurosos por frutas, elas contêm o açúcar que você precisa mas não te prejudicam.

Outra coisa muito importante é que durante o processo de cicatrização você tome bastante água.

Dicas de como cicatrizar a orelha furada mais rápido

  • Procure fazer seu furo em alguma farmácia de bairro, nelas você consegue realizar esse procedimento facilmente, sem necessidade de agendar horários, além de sempre encontrar jóias hipoalergênicas, ou seja, que não dão alergia.
  • Sempre procure um bom profissional que use todos os materiais novos ou esterilizados, de nada adianta você tomar cuidado após o procedimento e não durante.
  • Após fazer o furo, compre um antisséptico que pode ser adquirido em qualquer farmácia e passe sempre que necessário mesmo fora de casa.
  • Mantenha o local sempre higienizado, ou seja, se saiu de casa, suou ou se faz um tempo desde que limpou, limpe novamente a área e passe o antisséptico em seguida.
  • Não remova a joia com a qual se fez o furo por no mínimo 1 mês.
  • Siga uma alimentação saudável e pouco gordurosa.

Para informações mais detalhadas, veja como cuidar das orelhas furadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando fura a orelha?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando fura a orelha?

Voltar ao topo da página