Partilhar

O que não pode comer quando fura o nariz

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 9 abril 2018

Botar um piercing pode ser uma ótima mudança estética, mas como toda modificação corporal, exige alguns cuidados específicos para uma boa cicatrização. Um piercing no nariz pode demorar até quatro meses para ter sua cicatrização completa, mas com cautela na higienização e na alimentação é possível reduzir essa margem de tempo. Mais que todas essas instruções, é fundamental prestar atenção na alimentação durante o período de cicatrização - ela é imprescindível para evitar possíveis inflamações e problemas cicatriciais, como a queloide. Para que você não tenha nenhum problema relativo ao seu piercing, o umCOMO te ajuda: o que não pode comer quando fura o nariz? Elaboramos um guia para solucionar todas as suas dúvidas. Confira!

Também lhe pode interessar: O que não pode comer quando fura a orelha?

Quais tipos de piercings no nariz existem?

Os tipos de piercings no nariz que existem são o no septo e o nostril. O piercing no septo fica abaixo das narinas, e a joia é encontrada de diversas formas, desde os mais simples até com bolinhas, spikes, de modelos indianos e até mesmo pedrinhas de strass. O piercing nostril fica posicionado nos lados do nariz, como um pontinho de luz ou uma argola. Costumam ser mais discretos e delicados.

Você deve saber o que não pode comer quando fura o septo e o nostril, já que a cicatrização é semelhante.

O que não pode comer e beber quando fura o nariz?

Antes de tudo, uma boa higienização é o primeiro passo em direção à cicatrização. É importante escolher um bom estúdio, com um profissional responsável que esterilize corretamente seus materiais de trabalho. O furo tem de ser feito com um piercing de aço cirúrgico ou ouro, para que reduza os riscos de inflamação. Além disso, não se pode remover o piercing durante o processo de cicatrização - o furo pode fechar e você corre o risco de ter que furar novamente. Para limpá-lo, use antisséptico e um sabonete bactericida - conforme seu piercer indicar. É imprescindível manter-se longe de comidas gordurosas durante esse período.

Comidas pesadas e ácidas devem ficar longe do seu cardápio, bem como frituras em geral, carnes de porco, fast-food e pimentas. Não se deve esquecer de reduzir o consumo de álcool, pois ele também atrapalha na cicatrização. Quem também atrapalha é o açúcar refinado, presente em chocolates, refrigerantes e sucos industrializados. O foco deve ser uma alimentação saudável, rica em vegetais escuros e carnes magras, além de bastante água.

O que não pode comer quando se fura o nariz? Principais dúvidas

Pode comer ovo quando fura o nariz?

O ovo é conhecido por ser um alimento pesado, portanto, recomenda-se evitá-lo - mesmo cozido.

Pode comer salsicha quando fura o nariz?

Em hipótese alguma. A salsicha é produzida a partir de partes pouco valorizadas do corpo do boi, frango e porco, portanto, contém carne de porco - um dos principais alimentos que devem ser evitados. Descubra de que é feita a salsicha nesse artigo.

Pode comer chocolate quando fura o nariz?

O chocolate é um alimento rico em açúcar refinado e gordura, portanto, também é necessário evitá-lo durante o período de cicatrização.

Pode comer queijo quando fura o nariz?

Prefira os queijos mais magros, como a ricota. Alguns queijos são mais gordurosos (como a muçarela e o provolone), e eles precisam ser evitados para que a cicatrização ocorra com sucesso.

Pode comer miojo quando fura o nariz?

O miojo é um alimento bastante calórico, com bastante sódio e gordura, sendo pouco indicado para uma dieta pós aplicação de um piercing no nariz. Além de prejudicar a cicatrização, o miojo contém em sua porção a quantidade de sódio indicada para uma pessoa em um dia inteiro - aumentando a retenção de líquidos e gerando outros problemas de saúde.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

O que comer quando fura o nariz

Foque na alimentação mais saudável possível:

  • Consuma carnes magras - principalmente a de frutos do mar, como o salmão;
  • Foque em vegetais de folha escura como couve, espinafre e brócolis. Uma boa opção, além de comê-los, é fazer um suco com os vegetais. Confira em nosso artigo como fazer sucos verdes.
  • Prefira azeite de oliva extra virgem a óleos vegetais, como girassol, milho e soja, e evite adoçantes sintéticos, como o aspartame.

Não se desespere - foque em reduzir esses alimentos do seu dia-a-dia aos poucos, até tornar-se natural não consumi-los. Não se esqueça de beber muita água e, com foco na alimentação e na higienização, seu piercing vai cicatrizar bem mais rápido. Em nosso outro artigo há mais dicas de como ter uma alimentação saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando fura o nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando fura o nariz

Voltar ao topo da página