Os desenhos de tatuagens

Tatuagem de Buda: significado

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 4 abril 2022
Tatuagem de Buda: significado

Quando o assunto é fazer uma tatuagem nova, muitas pessoas gostam de optar por desenhos que tenham algum significado especial. Neste sentido, tatuagens com signifcados espirituais são muito populares em todo o mundo, e no Brasil não seria diferente. Afinal, elas simbolizam vários ensinamentos religiosos como sabedoria, iluminação, amor ao próximo, entre tantas outras.

A tatuagem de buda está entre as que as pessoas mais gostam de tatuar permanentemente na pele. Neste artigo que o umCOMO preparou para você hoje, vamos falar sobre tatuagem de Buda: significado, controvérsias e variações. Se quer fazer um desenho como esse na pele, fique de olho nesse conteúdo completo. É só continuar lendo!

Também lhe pode interessar: Tatuagem budista: opções e significados

Índice

  1. Tatuagem de Buda: significado
  2. Controvérsias em torno da tatuagem de buda
  3. O que é o budismo

Tatuagem de Buda: significado

Afinal, o que significa a tatuagem de buda? A verdade é que existem vários sentidos atribuídos a essa tattoo, que podem diferir de pessoa para pessoa ou de acordo com a variação do desenho escolhida para tatuar. De forma geral, esse desenho funciona como um símbolo dos ensinamentos do Budismo e normalmente é feito por quem quer eternizar na pele esses preceitos, como uma lembrança dos valores que devem ser seguidos no dia a dia.

Entre outros significados atribuídos à tatuagem de Buda estão:

  • Iluminação
  • Sabedoria
  • Meditação silenciosa
  • Não-violência
  • Equilíbrio
  • Esclarecimento espiritual
  • Auto-disciplina
  • Reflexão sobre si e sobre o mundo a sua volta
  • Compaixão e empatia com o próximo
  • Serenidade
  • Paz de espírito
  • Contemplação sobre a vida
  • Felicidade
  • Busca pelo aprimoramento pessoal

O desenho do Buda também pode vir acompanhado de algum dos oito símbolos auspiciosos do Budismo. São eles: nó infinito, bandeira da vitória, roda do dharma, flor de lótus, peixes dourados, vaso, concha e o guarda-sol. Cada um deles possui um significado especial que representa algum dos ensinamentos da filosofia.

Tatuagem de Buda e outros símbolos

O Buda tatuado junto com flor de lótus, por exemplo, normalmente significa fertilidade, pureza, criação. Já o nó infinito representa a ideia de que toda ação tem uma reação, além da noção de carma e o ensinamento de fazer o bem para colher o bem.

Outro detalhe que pode diferenciar o significado da tatuagem de buda é a posição ou postura que ele se encontra no desenho, já que cada uma representa uma etapa da sua trajetória na vida mundana até atingir a iluminação.

Quando a figura de Buda está em pé, ela remete a ideia de ensinamento. Já quando está sentado, o foco é na meditação e na reflexão. Já o Buda deitado ou reclinado representa o estágio final da vida, quando ele finalmente está prestes a atingir a máxima consciência espiritual ou o estado de nirvana.

Controvérsias em torno da tatuagem de buda

Muita gente acredita que qualquer pessoa pode fazer uma tatuagem de Buda, independente da religião ou das crenças pessoais. Mas a verdade é que esse é um tema que pode ser um pouco controverso. Afinal, tatuar um símbolo sagrado sem que você faça parte da filosofia ou aplique seus preceitos no dia a dia pode ser considerado uma grande ofensa pelos seus seguidores.

Em muitas culturas nas quais o Budismo está amplamente presente, tatuar Buda ou símbolos do Budismo apenas por motivos estéticos é ofensivo porque a filosofia é sagrada e não deve ser usada como mero ornamento ou decoração.

Em vários países do mundo, como Tailândia, Sri Lanka e Myanmar, as tatuagens de Buda feitas por estrangeiros ocidentais não são bem vistas. Os budistas desses países não só consideram tatuar Buda uma forma de apropriação cultural, como também desrespeitoso com a sua história e valores. Em alguns desses países, é possível ser preso se você tiver uma tatuagem de Buda. Segundo reportagem da BBC[1], turistas britânicos foram presos em 2014 no Sri Lanka por terem uma tatuagem como essa.

Portanto, se você deseja fazer uma tatuagem de Buda, é importante estudar bastante sobre essa filosofia, seus significados e seu estilo de vida. Vale conversar com praticantes da religião e tirar todas as suas dúvidas antes de de tatuar, para garantir que o desenho escolhido realmente passará a mensagem que você deseja transmitir e não seja considerado ofensivo e/ou desrespeitoso de nenhuma forma.

Uma dica para fazer sua tatuagem de Buda de forma respeitosa é tatuar o desenho apenas em partes do corpo acima da cintura. Isso porque tatuar o buda da cintura para baixo, principalmente perto das nádegas é visto como extremamente inapropriado. Também é indicado cobrir a sua tatuagem quando estiver viajando para países de maioria Budista, seja para evitar problemas legais ou para não ofender os praticantes da religião.

O que é o budismo

Antes de pensar em fazer uma tatuagem de Buda, é muito importante entender quem é esse personagem e o que ele representa. O Budismo é uma religião e doutrina filosófica milenar que surgiu na Índia por volta do século VI A.C. Ela foi criada pelo sábio indiano Siddartha Gautama, considerado o primeiro Buda. A palavra Buda vem do hindu e significa "o iluminado" ou "o desperto". O Buda não é um Deus, e sim um título dado a um homem comum que atinge a iluminação e sabedoria máximas através da meditação e da realização dos preceitos do budismo.

Entre os princípios do Budismo estão a não-violência, a busca pelo fim do sofrimento humano, a prática do não-extremismo e o desapego material. Nesse sentido o Budismo pode ser entendido como uma forma de enxergar o mundo, através da qual serão guiadas todas as ações e gestos do dia a dia. Outro conceito do Budismo que se tornou popular é o carma: a ideia de que as boas e más ações na vida terrena atual trazem consequências nas próximas reencarnações.

Se você gostou do nosso artigo sobre Tatuagem de buda: significado, pode se interessar também por: Qual é o significado da flor de lótus.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagem de Buda: significado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. BBC. Buddha tattoos and e-cigs: things that get you arrested abroad. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/newsbeat-43415777> Acesso em: 21 de março de 2022.
Bibliografia
  • TATTOODO. The controversy surrouding Buddha tattoos. Disponível em: <https://www.tattoodo.com/articles/the-controversy-surrounding-buddha-tattoos-13430> Acesso em: 21 de março de 2022.
  • SAVED TATTOO. 30 best Buddha tattoo design & meanings. Disponível em: <https://www.savedtattoo.com/buddha-tattoo-designs-meanings/> Acesso em: 21 de março 2022.
  • REVISTA GALILEU. Budismo: quatro perguntas e respostas para conhecer a religião. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/04/budismo-quatro-perguntas-e-respostas-para-conhecer-religiao.html> Acesso em: 21 de março de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tatuagem de Buda: significado