Partilhar

O que não pode comer quando faz tatuagem

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 1 agosto 2018
O que não pode comer quando faz tatuagem

Fazer tatuagem é uma grande decisão em sua vida, além de cuidados estéticos, como a escolha do desenho, a seleção do tatuador e até mesmo mesmo as cores que a tatuagem terá, é preciso ter diversos cuidados de saúde, pois a tatuagem causa uma alteração no funcionamento do organismo. Isso pode mudar várias funções no corpo, em especial a alimentação, afinal, ela tem direta influência no processo de cicatrização da tatuagem.

Apesar de muitas pessoas não se importarem ou até mesmo desconhecerem os processos que envolvem a cicatrização da tatuagem, os cuidados após a execução do desenho vão muito além da proteção do sol ou mesmo da pomada. Portanto, nesse artigo do umCOMO, junto com diversas dicas para o cuidado depois de fazer o adorno, explicaremos o que não pode comer quando faz tatuagem, garantindo que a recuperação e a cicatrização de sua modificação corporal seja bem sucedida e sem quaisquer tipos de problemas. Continue lendo para conhecer melhor esse processo!

Também lhe pode interessar: O que não fazer quando faz tatuagem

O que não comer depois da tatuagem? - alimentos proibidos

Quando tratamos de alimentação após a tatuagem é importante ressaltar que não é necessário fazer uma grande renovação na alimentação no período que posterga a realização dessa modificação corporal. Apesar de não ser uma grande revolução ou reeducação alimentar, é importante só tomar alguns cuidados pois, se essas precauções não forem tomadas, a tatuagem pode começar desbotar e acabar ficando feia, precisando de retoques, ou seja, custando mais do que ela deveria.

Doces e bolachas com muito açúcar e gordura hidrogenada

Os alimentos proibidos para aqueles que acabaram de fazer a tattoo são aqueles com muitos lipídios, ou seja, alimentos muito gordurosos e açucarados, também conhecidos como alimentos remosos. Os alimentos ricos em óleos refinados, açúcares, sal e gordura hidrogenada dificulta a cicatrização da tattoo, podendo também desencadear uma reação inflamatória na pele.

Pode comer bolacha recheada quando faz tatuagem?

As bolachas recheadas, bolos e outros doces industrializados pecam no excesso de açúcar e sódio, entrando na lista dos alimentos remosos. É preferível evitá-los durante o período de cicatrização da tatuagem, apesar disso, pode comer bolacha recheada quando faz tatuagem, o problema são os excessos, uma bolacha ou outra não fará mal.

Embutidos

Carnes embutidas são aquelas que passam por processos artificiais para terem sua duração prolongada e acabam perdendo cara de carne como estamos acostumados e deixando de ter tanto o gosto quanto aparência natural, além de serem prejudiciais para a saúde e atrapalharem o processo de cicatrização das tatuagens. Esse tipo de carne por vezes está na categoria que chamamos de "frios" como o presunto, mordatela, salame e até mesmo a salsicha. Considerando a composição dos embutidos você não pode comer salsicha quando faz tatuagem assim como os outros alimentos acima citados.

Pode comer ovo quando faz tatuagem?

O ovo está entre os alimentos "proibidos" durante o processo de cicatrização da tatuagem, entretanto, seu consumo com moderação (até 1 por dia) não deve causar grandes problemas se a pessoa evitar os outros alimentos com alto teor de gordura. Sendo assim,você pode comer ovo cozido quando faz tatuagem mas tome cuidado com exageros e evite ovo frito.

Chocolate

Quem fez tatuagem não pode comer chocolate porque os altos níveis de gordura nesse alimento podem acabar pipocando a tattoo, dificultando a cicatrização da modificação corporal.

Bebidas alcoólicas

O álcool é um grande inimigo da cicatrização de tatuagens, piercings e até mesmo de ferimentos pois atrapalha a coagulação do sangue e, consequentemente, a cicatrização. Além disso, ingerir bebidas alcoólicas pode aumentar as chances de inflamação da tatuagem e fazer com que o desenho fique deformado e desbotado.

Fritura e fast food;

Da mesma forma que se pode comer ovo de forma controlada e cozida, é possível comer outros alimentos que podem ser fritos quando não forem preparados no óleo, entretanto, frituras e comidas de fast-food estão proibidas. Vale lembrar que as carnes dos alimentos de fast-food são geralmente processadas e se enquadram nos alimentos embutidos.

Pode comer pizza depois de fazer tatuagem?

A questão de comer pizza quando se faz uma tatuagem é parecida com a do fast food. É bom evitar as opções mais gordurosas, que contém muito queijo ou embutidos. Opte pelos sabores mais lights.

Pode comer miojo quando faz tatuagem?

O excesso de sódio do macarrão instantâneo, assim como de outros produtos artificiais como caldos em cubos e comida congelada pode prejudicar a cicatrização. Leia mais em: Comer miojo faz mal para a saúde?

Manteiga e margarina

Manteiga e margarina são basicamente gordura, o principal inimigo da cicatrização, sendo assim, evite ingerir tais alimentos ainda que em pouca quantidade e substitua por creme de ricota em pães e torradas ou por azeite caso for utilizar para cozinhar algum alimento.

Alimentos considerados remosos

  • Chocolate;
  • Doces e bolachas com muito açúcar e gordura hidrogenada;
  • Carnes gordurosas e processadas;
  • Embutidos;
  • Ovo em excesso;
  • Manteiga e margarina;
  • Álcool;
  • Fritura e fast food;
  • Qualquer alimento muito gorduroso.
O que não pode comer quando faz tatuagem - O que não comer depois da tatuagem? - alimentos proibidos

O que comer depois de fazer tatuagem

Logo após fazer a tatuagem, existem alguns alimentos que não podem ser ingeridos, especialmente aqueles com muitas gorduras, como os supracitados. Porém, além desses, não existem grandes limitações alimentares. Recomendamos massas, saladas, carnes sem gordura (magras), como o peito de frango, evitando coxas e asas, além disso recomendamos doces que não contem com muito óleo. Evitando a gordura, tudo é permitido. Recomendamos que essa dieta seja seguida até a recuperação e cicatrização total da tatuagem, período que demora de uma semana e meia até duas.

Caso você não siga nossas dicas e coma da mesma maneira, é provável que a sua tatuagem comece a pipocar e descascar. Como sabemos que isso é comum, fizemos também o artigo O que fazer quando a tatuagem descasca para todos os tatuados desavisados.

Alimentos cicatrizantes

Existem alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na recuperação da pele e boa cicatrização da tatuagem, sendo também indicados para quem acabou de fazer um piercing. Veja abaixo uma lista do que comer quando se faz tatuagem:

  • Frango: não apenas se pode comer frango quando faz tatuagem como é recomendado substituir outras carnes por peito de frango por conter baixo teor de gordura, da mesma forma que é recomendável evitar a qualquer custo comer carne de porco;
  • Castanhas: as castanhas contêm gordura boa que não atrapalha a cicatrização e fazem bem para o organismo de forma geral;
  • Frutas: já que está proibido comer doces artificiais pelo alto teor de gordura, uma boa saída é de alimentar com frutas. O açúcar natural encontrado nesses alimentos diminui a vontade de comer doces como o chocolate e ainda contêm fibras e vitaminas;
  • Vegetais escuros: brócolis, espinafre e couve são alimentos ricos em vitamina K e ajudam a melhorar a coagulação e a cicatrização de tatuagens e ferimentos;
  • Cenoura, tomate e beterraba: esses alimentos contêm vitamina A e ajudam a evitar inflamações;
  • Carne de peixe: salmão e sardinha contêm ômega-3, um composto ótimo para reduzir as chances de inflamação e substituir carnes vermelhas gordurosas que devem ser evitadas no processo de cicatrização de sua tatuagem.

Você confere a lista completa no artigo sobre os melhores alimentos anti-inflamatórios.

O que não pode comer quando faz tatuagem - O que comer depois de fazer tatuagem

Pode beber quando faz tatuagem?

Depende de quanto tempo depois. Existe relação entre a cicatrização de tatuagens e o consumo de álcool, podendo sim ser consumido após a realização da tatuagem, se depois de 48 horas. Também não é interessante que se beba durante ou antes a sessão de tatuagem, pois o álcool dilui o sangue e dificulta o trabalho do tatuador. Portanto, a tatuagem irá sangrar e dificultar o desenho do realizador. Logo, recomendamos que você não beba antes, durante, nem nas 48 horas depois da realização da sessão.

Mas fica o recado: não exagere na bebida antes de fazer a tatuagem, se não você pode acabar se arrependendo além de dificultar a qualidade do desenho. Leia nosso artigo 6 dicas para não se arrepender da tatuagem se você não deseja acabar com uma péssima memória marcada na pele.

Mitos e verdades sobre tatuagens

  • Alguns lugares do corpo doem mais do que outros para fazer tatuagem: Verdade. As regiões mais "duras" por estarem próximas de ossos e não terem o amortecimento de músculos e gordura, como os pés, doem mais para tatuar do que regiões mais macias como coxas e batata da perna.
  • Pessoas com tatuagem não podem doar sangue: Mentira. A tinta da tatuagem não interfere em nada e não entra na corrente sanguínea impedindo a doação de sangue, caso contrário, até mesmo a pessoa tatuada seria intoxicada.
  • Nem todo mundo deve fazer tatuagens: Verdade. Caso você tenha problemas de coagulação do sangue ou esteja grávida, não deve de forma alguma ter tatuado.
  • Tatuagens podem causar alergia: Verdade. Apesar disso, existem diversos tipos de tinta e bons tatuadores sempre usam tintas de boa qualidade que diminuem as chances de ocorrer processo alérgico, ainda assim, caso você tenha dermatite, é bom evitar tatuagens.
  • Não se pode tomar sol nas tatuagens: Verdade. Durante o processo de cicatrização é bom evitar sol em cima da pele tatuada, após, o indicado é que sempre se use protetor solar visando evitar que o desenho desbote.

Esclareça também a dúvida Pode ter relação depois de fazer a tatuagem?

O que fazer quando faz tatuagem e o que evitar

  • Evite sol: nas primeiras 2 semanas após fazer a tatuar você deve evitar ao máximo que a região tatuada entre em contato direto com a luz do sol, após as primeiras 2 semanas é necessário que se use sempre um protetor solar para evitar que a tatuagem desbote;
  • Use pomada para tatuagem: até que a tatuagem esteja completamente cicatrizada e a pele volte ao estado normal, é necessário que se use pomadas para tatuagem. A mais comum e recomendada é o Bepantol, que é responsável pela aceleração da cicatrização da pele;
  • Passe papel filme: é necessário deixar o filme e as ataduras durante os primeiros 3 dias após a tatuagem ser feita, conforme recomendado por tatuadores. Após os 3 primeiros dias apenas lembre-se de passar a pomada e não use mais o papel filme, pois isso sufocará a pele e a manterá sempre úmida, podendo causar infecções e impedindo a cicatrização;
  • Não remova pele: dias após a tatuagem ser feita, sua pele começará a descascar e soltar bastante tinta. É importante que você não remova a pele que está descascando e deixe que saia sozinha, caso contrário, você provavelmente removerá também parte da tinta que não deveria sair e fará com que sua tatuagem fica manchada na região;
  • Não coce: além da pele descascar, é muito provável que sua tatuagem coce bastante nas primeiras semanas após ter sido feita, entretanto, é necessário evitar coçar, ainda que incomode bastante, caso contrário, você machucará sua pele e também prejudicará o desenho.

Leia mais em: O que não fazer quando faz tatuagem

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando faz tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando faz tatuagem

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Raissa queiroz da silva
Pode come estrogonofe ? queijo ?

O que não pode comer quando faz tatuagem
1 de 3
O que não pode comer quando faz tatuagem

Voltar ao topo da página