Partilhar

O que não pode comer quando faz tatuagem?

São tantos os mitos e verdades sobre tatuagens e piercings. Fazer tatuagem é uma grande decisão em sua vida. Além de cuidados estéticos, como a escolha do desenho, a seleção do tatuador, ou mesmo as cores que a tatuagem terá, é preciso ter diversos cuidados de saúde, pois a tatuagem causa uma alteração no funcionamento do organismo. Isso pode mudar várias funções no corpo, em especial a alimentação, afinal, ela tem direta influência no processo de cicatrização da tatuagem.

Apesar de muitas pessoas não se importarem ou até mesmo desconhecerem os processos que envolvem a cicatrização da tatuagem, os cuidados após a execução do desenho vão muito além da proteção do sol ou mesmo da pomada. Portanto, nesse artigo de umCOMO, junto com diversas dicas para o cuidado depois de fazer o adorno, explicaremos o que não pode comer quando faz tatuagem, garantindo que a recuperação e a cicatrização de sua modificação corporal seja bem sucedida e sem quaisquer tipos de problemas. Continua lendo para conhecer melhor esse processo!

Também lhe pode interessar: O que não fazer quando faz tatuagem

O que não comer depois da tatuagem? - alimentos proibidos

Quando tratamos de alimentação após a tatuagem é importante ressaltar que não é necessário fazer uma grande renovação na alimentação no período que posterga a realização dessa modificação corporal. Apesar de não ser uma grande revolução ou reeducação alimentar, é importante só tomar alguns cuidados, pois, se essas precauções não forem tomadas, a tatuagem pode começar a pipocar e acabar ficando feia, precisando de retoques, ou seja, custando mais do que ela deveria.

Mas a lista é simples, portanto, confira com atenção:

Alimentos remosos

  • Chocolate;
  • Doces e bolachas com muito açúcar e gordura hidrogenada;
  • Carnes gordurosas e processadas;
  • Embutidos;
  • Ovo em excesso;
  • Gordura excessiva;
  • Manteiga e margarina;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Fritura e fast food;

O que não podemos comer depois da tatuagem? Os alimentos proibidos para aqueles que acabaram de fazer a tattoo são aqueles com muitos lipídios, ou seja, alimentos muito gordurosos e açucarados, também conhecidos como alimentos remosos. Os alimentos ricos em óleos refinados, açúcares, sal e gordura hidrogenada dificulta a cicatrização da tattoo, podendo também desencadear uma reação inflamatória na pele.

Que comidas são essas? Carnes, ovos, proteínas no geral, óleo, manteiga, margarina, mas um que é especial inimigo dos que fazem tatuagens deve ser levado em consideração: o chocolate. Quem fez tatuagem não pode comer chocolate porque os altos níveis de gordura nesse alimento podem acabar pipocando a tattoo, dificultando a cicatrização da modificação corporal.

Pode comer ovo cozido quando faz tatuagem?

O ovo está entre os alimentos considerados 'remosos'. Entretanto, seu consumo com moderação (até 1 por dia) não deve causar grandes problemas se a pessoa evitar os outros alimentos.

Pode comer frango quando faz tatuagem?

O ideal é que seja um peito de frango ou uma parte sem gordura. Para equilibrar, recomenda-se consumir o frango com acompanhamentos que não façam parte da lista, como batata (sem ser frita), salada ou arroz.

Pode comer miojo quando faz tatuagem?

O excesso de sódio do macarrão instantâneo, assim como de outros produtos artificiais como caldos em cubos e comida congelada pode prejudicar a cicatrização. Leia mais em: Comer miojo faz mal para a saúde? A mesma regra vale para embutidos, não é recomendável comer salsicha quando se faz tatuagem.

Pode comer bolacha recheada quando faz tatuagem?

As bolachas recheadas, bolos e outros doces industrializados pecam no excesso de açúcar e sódio, entrando na lista dos alimentos remosos. É preferível evitá-los durante o período de cicatrização da tatuagem.

O que comer depois de fazer tatuagem

Logo após fazer a tatuagem, existem alguns alimentos que não podem ser ingeridos, especialmente aqueles com muitas gorduras, como os supracitados. Porém, além desses, não existem grandes limitações alimentares. Recomendamos massas, saladas, carnes sem gordura (magras), como o peito de frango, evitando coxas e asas, além disso recomendamos doces que não contem com muito óleo. Evitando a gordura, tudo é permitido. Recomendamos que essa dieta seja seguida até a recuperação e cicatrização total da tatuagem, período que demora de uma semana e meia até duas.

Caso você não siga nossas dicas e coma da mesma maneira, é provável que a sua tatuagem comece a pipocar e descascar. Como sabemos que isso é comum, fizemos também o artigo O que fazer quando a tatuagem descasca para todos os tatuados desavisados.

Alimentos cicatrizantes

Outros alimentos, por sua vez, têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na recuperação da pele e boa cicatrização da tatuagem. Vale apostar em vegetais verdes, peixes ricos em ômega-3, gengibre e curcuma. Você confere a lista completa no artigo sobre os melhores alimentos anti-inflamatórios.

Pode beber quando faz tatuagem?

Depende de quanto tempo depois. Existe relação entre a cicatrização de tatuagens e o consumo de álcool, podendo sim ser consumido após a realização da tatuagem, se depois de 48 horas. Também não é interessante que se beba durante ou antes a sessão de tatuagem, pois o álcool dilui o sangue e dificulta o trabalho do tatuador. Portanto, a tatuagem irá sangrar e dificultar o desenho do realizador. Logo, recomendamos que você não beba antes, durante, nem nas 48 horas depois da realização da sessão.

Evite consumir alimentos muitos gordurosos que podem acabar atrapalhando o processo de cicatrização da body art. Mas fica o recado: não exagere na bebida antes de fazer a tatuagem, se não você pode acabar se arrependendo além de dificultar a qualidade do desenho. Leia nosso artigo 6 dicas para não se arrepender da tatuagem se você não deseja acabar com uma péssima memória marcada na pele.

Dica: esclareça também a dúvida Pode ter relação depois de fazer a tatuagem?

O que não fazer quando faz tatuagem?

Existem algumas coisas que não podem ser feitas quando se faz tatuagem. Uma delas é deixar de passar a pomada - geralmente o Bepantol - que é responsável pela aceleração da cicatrização da pele. Outra coisa que não se deve fazer no pós tatuagem é expor a pele em demasia ao sol, podendo causar manchas e dificultar a cicatrização da epiderme naquela região por algum tempo. Além disso, deixar o filme e as ataduras durante alguns dias, conforme recomendado pelo tatuador, é essencial para uma rápida recuperação. Para saber mais, leia também o que não fazer quando faz tatuagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando faz tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando faz tatuagem?

1 comentário
Raissa queiroz da silva
Pode come estrogonofe ? queijo ?

Voltar ao topo da página