PARTILHAR

Pode beber quando faz tatuagem?

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Pode beber quando faz tatuagem?

Até algumas décadas atrás, as tatuagens eram muito mal vistas pela população em geral e associadas a elementos negativos como a criminalidade, por exemplo. Felizmente, essa concepção preconceituosa vem caindo por terra e hoje em dia cada vez mais pessoas apostam na tatuagem como uma ferramenta de modificação corporal para expressar-se pela estética. As tatuagens podem ser dos mais diversos tipos e símbolos, sendo que cada tatuador tem seu traço e estilo característicos. Mesmo com essa popularização crescente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o processo pós tatuagem. 'Pode beber quando faz tatuagem? Faz mal?', são só algumas das dúvidas. Não é recomendável beber antes da tatuagem por razões óbvias, mas não há restrições extremas sobre beber depois de se tatuar.

Contudo, beber depois de fazer uma tatuagem pode implicar algumas consequências e deve ser evitado sempre que possível. Além de esclarecer todos os detalhes sobre essa questão, o umCOMO também comenta dúvidas relacionadas ao tema e te oferece conselhos para que tudo dê certo.

Também lhe pode interessar: O que não fazer quando faz tatuagem

Pode beber quando faz tatuagem?

O álcool deve ser evitado nas 24 horas que antecedem a sessão de tatuagem, por vários motivos diferentes. O consumo de álcool antes de fazer tatuagem provoca problemas como:

Afinamento do sangue

Foi comprovado cientificamente que a ingestão de álcool afina o sangue, condição que aumenta proporcionalmente à quantidade que você bebe. No entanto, até uma pequena dose como uma cerveja pode ser suficiente para provocar alterações na consistência do seu sangue.

O problema do afinamento do sangue não é o perigo de hemorragia, mas outras consequências como a visibilidade comprometida que prejudicará o trabalho do tatuador. O artista já necessita lidar com poças de tinta e as poças de sangue não ajudam, especialmente se o tatuador não tiver muita experiência, o que pode acabar por prejudicar a qualidade final do trabalho. Além disso, o sangue pode se misturar com a tinta, o que dilui o produto e faz com que a sua tatuagem foque esbatida e deslavada rapidamente.

Discernimento afetado

Embora seja óbvio que o álcool vai afetar seu poder de decisão, é bom lembrar que muita gente acorda com arrependimentos depois de uma noite no estúdio de tatuagem. Alguns cometeram até o pior erro da sua vida, tatuando o rosto ou escolhendo um desenho que nunca escolheriam sóbrios.

Tenha em conta que a tatuagem é permanente e que você deve entrar no estúdio com a mente clara e em controlo total das suas decisões para aprovar o desenho e garantir que o tamanho e posicionamento são os que você deseja. Além disso, é importante estar lúcido para conversar com o tatuador sobre o trabalho e receber as indicações para os cuidados pós-tatuagem.

Falta de disposição

O seu humor na hora de fazer uma tatuagem é importante, já que fazer uma tatuagem de ressaca é horrível, especialmente se for um desenho grande ou demorado. Além de sentir os sintomas clássicos que sucedem o consumo de álcool, você pode se sentir cansado e com dor de cabeça, piorando a experiência em grande escala. Isso é mau para você, que passa mal durante o tempo da tatuagem, e para o artista, que terá de lidar com as suas queixas constantes. Além da sobriedade, uma boa noite de sono e uma alimentação correta podem ajudar a melhorar a experiência.

Recusa do tatuador

Além de todos os riscos que beber antes de fazer tatuagem implica, você também corre o risco de chegar no estúdio e ser recusado pelo tatuador. Isso acontece porque a maioria dos artistas de tatuagem não aceitam fazer tatuagens se suspeitam que você pode estar embriagado quando entra no estúdio.

Um cliente bêbedo pode ser um problema para o tatuador, já que é normal que o álcool faça com que as pessoas tenham dificuldade em ficar imóveis durante longos períodos, o que distrai o artista e prejudica a qualidade do seu trabalho. Como isso prejudica a reputação do tatuador e do estúdio, não se admire se ele recusar fazer a sua tatuagem se você chega alcoolizado.

Ainda em relação ao tatuador, quando for fazer um desenho, certifique-se de que se tratar de um profissional responsável e aprovado pela vigilância sanitária, afinal, o uso de equipamentos contaminados pode por si só causar uma infecção, ainda que você cuida bem do processo de cicatrização. Existem normas[1] que envolvem tatuadores, manicures e body piercers que devem ser seguidas pela saúde do cliente e a escolha de um profissional que fuja do estabelecido pode causar muita dor de cabeça.

Pode beber quando faz tatuagem? - Pode beber quando faz tatuagem?

Alimentos remosos X tatuagem

Alimentos remosos é o termo usado para descrever alimentos ricos em gordura que, consequentemente, não são recomendados durante a cicatrização da tatuagem. Então, para além das bebidas, alguns alimentos não recomendados para quando se faz tatuagem são:

  • Carnes gordas;
  • Chocolate;
  • Queijo;
  • Leite integral;
  • Iogurte;
  • Ketchup;
  • Presunto;
  • Pimenta;
  • Salsicha em lata;
  • Sardinha em lata;
  • Camarão;
  • Peixes gordos.

Alimentos que prejudicam a cicatrização da tatuagem

Após fazer uma tatuagem, devemos estar muito atentos aos alimentos que ingerimos para facilitar o processo de cicatrização. Alguns alimentos são muito irritantes para o organismo, o que pode deixar a cicatrização mais lenta. Devemos sempre nos lembrar que o corpo vê a tatuagem como uma ferida na pele, dessa forma, é preciso prestar especial atenção à saúde depois de fazer uma tatuagem.

Via de regra, devem ser evitados os alimentos gordurosos, pois as moléculas de gordura demandam muito esforço do organismo para serem quebradas, o que atrapalha o processo de cicatrização. Alimentos muito temperados (como comida indiana) ou muito processados (como fast food) também podem causar problemas durante esse espaço de tempo. Frutos do mar devem ser evitados, pois além de enorme potencial alérgico contém também muita gordura.

Pode beber depois de fazer tatuagem?

Fiz tatuagem, posso beber? Sim, você até pode beber, mas vá com calma. É natural que, após a dor provocada pela sessão de tatuagem, você esteja pensando que você merece um drink para relaxar e aproveitar sua nova modificação corporal. Contudo, embora beber depois da tatuagem não apresente um risco maior para o sue organismo, ela pode dificultar o processo de cicatrização e cura geral da sua tattoo.

Álcool atrapalha cicatrização

O álcool pode afetar a capacidade que o seu organismo tem para cicatrizar, curar e regenerar durante o sono, dependendo da quantidade que você ingere. Isso acontece porque muitas das funções do seu corpo são comprometidas quando você bebe. Isso significa que a pele não cicatriza como deveria e que não promove a cura da tatuagem como se você não tivesse álcool no seu organismo, além disso, é válido dizer que a pele é uma barreira contra agentes patológicos[2]e uma má cicatrização pode causar não apenas inflamações como também infecções cutâneas que podem piorar e chegar até a corrente sanguínea.

Sangramento excessivo

Depois de fazer tatuagem, ela continuará soltando plasma e sangrando por dois dias, o que é normal já que trata-se de um ferimento na pele. Isso significa que, nas 48 horas seguintes, ela será afetada pelo afinamento do sangue que o consumo do álcool provoca, além de sujar as roupas e lençóis da sua cama, o sangramento excessivo faz com que a pele não crie crostas com a mesma rapidez com que criaria normalmente, retardando o processo de cicatrização e aumentando o risco de infeção. Desse modo, a tattoo não está tão protegida das bactérias nocivas como estaria com as crostas habituais.

Tratamento negligenciado

Quando bebemos muito, nossas preocupações desaparecem, o que acontece também com a nova tatuagem. Você passeia pelo bar, encostando em todo o lado e em todo o mundo e caindo para o chão. Embora isso seja uma opção e ninguém tenha o direito de te julgar, a verdade é que uma bebedeira forte depois de uma tatuagem não é a melhor ideia de sempre.

Você vai acordar no dia seguinte e se arrepender da falta de cuidados com a sua pele acabada de tatuar, imagine que numa queda você raspa a zona tatuada e perde metade do trabalho. É possível! Para evitar situações como essa, dê um tempo e espere até sua tatuagem cicatrizar totalmente até encher a cara, é um esforço muito pequeno se considerarmos que as tatuagens duram para sempre.

O que você pode beber após fazer uma tatuagem

As bebidas não alcoólicas estão liberadas, mesmo que açucaradas como milkshakes e refrigerantes. Por isso, pode beber refrigerante quando faz tatuagem sem que esse ato cause danos ao organismo. A verdade é que, mesmo havendo restrições recomendadas na alimentação, é possível consumir qualquer coisa que dê vontade, contanto que seja em quantidades pequenas, quando tratamos de bebidas ou alimentos remosos. Isso significa que pode beber leite depois de fazer tatuagem e também que pode beber vinho depois de fazer tatuagem, assim como pode tomar sorvete e açaí depois de fazer tatuagem, o problema está no exagero já que, como anteriormente dito, tanto gordura quanto álcool em exceto acarretarão em problemas de cicatrização.

Se formos prestar atenção, todos os alimentos e bebidas não recomendados durante o processo de cicatrização de tatuagens são aqueles que não são recomendados de forma geral, mesmo em situações comuns. Os alimentos remosos, são assim classificados por conterem muita gordura e outras substâncias que atrapalham cicatrizações e também que aumentam as chances de inflamações, sendo assim, consumi-los em excesso normalmente é algo que pode ser bastante nocivo para a saúde.

Dica: Não deixe de conferir nosso artigo sobre Quando não devo fazer uma tatuagem.

Cerveja atrapalha cicatrização?

Cerveja não é remoso, depende do consumo. Dizer que fazer tatuagem e beber cerveja faz mal é um erro já que a resposta depende da quantidade e de frequência, entretanto, conhecendo os riscos que mencionamos antes, a escolha é sua. Apesar do álcool causar uma inflamação no organismo, não há problemas em fazer tatuagem e consumir bebida alcoólica moderadamente, desde que você não abuse. É preciso levar em conta que o corpo vê a tatuagem como uma queimadura e/ou ferida na pele, ou seja, há todo um processo de cicatrização logo após fazer a tatuagem que deve ser seguido corretamente para que sua tattoo fique perfeita.

Caso vá consumir bebidas alcoólicas, dê preferência para cervejas e outras bebidas com baixo teor alcoólico e evite destilados.

Para mais informações sobre o processo de cicatrização, leia nosso artigo sobre Como curar uma tatuagem.

Cuidados a ter depois de fazer uma tatuagem

Alguns cuidados são necessários após fazer a tatuagem para que ela fique assim como você desejava. Em geral, a cicatrização total leva cerca de 30 dias, por isso, esse período exige maior atenção. Confira algumas das nossas recomendações a seguir:

  • Aplique uma pomada cicatrizante, que pode ser tanto uma recomendada pelo seu tatuador e vendida no próprio estúdio quando outras pomadas que também têm propriedades cicatrizantes como o Bepantol. O uso da pomada é essencial para acelerar o processo e garantir adequadamente a reconstrução do tecido da pele, além de manter a pele hidratada e evitar ressacamentos, o que pode acabar gerando uma queda precoce da "casquinha" formada em cima do desenho e, consequentemente, manchar a tatuagem.
  • Nos primeiros 3 dias após a realização da tatuagem, mantenha o desenho coberto com papel plástico para evitar que sua pele entre em contato com bactérias, já que a região tatuada estará ferida e pode ser via de entrada de agentes nocivos para a saúde. Após os 3 primeiros dias, interrompa o uso do papel plástico pois é necessário permitir que a pele respire para ter uma boa cicatrização.
  • Use um sabonete neutro na área tatuada e não esfregue sua tatuagem - isso pode causar danos irreversíveis como inflamações e danos no próprios desenho. Ao enxugar-se após o banho, seque a região delicadamente e com muito cuidado, preferencialmente com um tecido limpo e, após, passe a pomada cicatrizante escolhida.
  • Evite banheiras, rios, mares e piscinas, pois a imersão na água pode causar danos à tinta.
  • Evite expor sua tatuagem ao sol nesses primeiros 30 dias. Passado esse tempo, você deve estar especialmente atento quando for à praia ou a piscina, pois será necessário aplicar significativas quantidades de protetor solar na região tatuada, já que os raios solares podem danificar a tinta, fazendo com que o desenho fique apagado. Não deixe de ler nosso artigo sobre como proteger minha tatuagem do sol.
  • A tatuagem pode dar uma “casquinha”, como a que temos ao ralar um joelho, por exemplo. Não remova a casquinha e resista à tentação de coçar, pois ela serve para auxiliar no processo de cicatrização. Caso a coceira esteja muito difícil de lidar, passe a pomada cicatrizante e, delicadamente, passe suas dedos em cima do desenho, é uma forma de aliviar a coceira sem danificar o desenho. Veja nosso artigo sobre o que fazer quando a tatuagem descasca.
  • Inchaço, vermelhidão, pus e cheiro ruim podem indicar uma tatuagem infeccionada. Se você observar que sua tatuagem está com essas características, procure seu tatuador para melhores esclarecimentos. Provavelmente será necessário o auxílio de um médico para indicar o tratamento adequado para combater a infecção, o que pode envolver o uso de antibióticos.

Veja também: Pode ter relação depois de fazer a tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode beber quando faz tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. SENADO, Jornal do. Cuidados ao tatuar o corpo. Brasília, 5 a 11 de outubro de 2009. Disponível em:
    <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/174085/091005_279.pdf?sequence=5/>. Acesso em 27 de novembro de 2018.
  2. ROSA, DAIANE FIGUEIREDO. ÁLCOOL E DIETA HIPERCALÓRICA RETARDAM A CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS DE SEGUNDA INTENÇÃO EM RATOS WISTAR. 2016. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/8176/texto%20completo.pdf?sequence=1/>. Acesso em 27 de novembro de 2018.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Lucas Gomes
O óleo de coco que a gente pode passar na tatuagem durante sua cicatrização é o aquele Extra virgem usado para cozinhar também ou é algum óleo de coco especial para pele? O óleo de coco para cozinhar eu vi que ele deve ser usado somente durante 45 dias apos aberto, tem problema eu usa-lo apos o vencimento?
Editor umComo.com.br
Oi Lucas! Você deve seguir as recomendações do seu tatuador.
A sua avaliação:
Soraia
Descobri tudo o que precisava de saber sobre beber quando faz tatuagem. O que comer, o que beber e, principalmente, tudo o que devo evitar. GRATA!
Pode beber quando faz tatuagem?
1 de 2
Pode beber quando faz tatuagem?

Voltar ao topo da página ↑