Partilhar

O que fazer quando a tatuagem descasca

O que fazer quando a tatuagem descasca

Tatuagem descascando pode ser considerada normal em certas circunstâncias, mas mesmo assim necessita cuidados especiais. A tatuagem é um dos "acessórios" estéticos mais desejado entre os jovens, além de transmitir significado, a tatuagem demonstra a personalidade, os gostos, e de certa forma, conta um pouco sobre a história de quem a usa. Mas a parte visual não é a única preocupação de quem faz ou possui interesse em fazer uma tatuagem, é necessário também preocupar-se com os cuidados e cicatrização da mesma. Uma das questões mais recorrentes ao realizar uma tatuagem é: o que fazer quando a tatuagem descasca? Antes de responde-la, é preciso explicar o por que isso acontece.

Também lhe pode interessar: O que não fazer quando faz tatuagem

Por que a tatuagem descasca?

Tatuagem descascando é normal? Sim! Trata-se de um processo normal de cicatrização. Quando você faz uma tattoo, sua pele passa por um processo de renovação, causando a troca do tecido. Assemelha-se ao processo que a pele realiza ao entrar em exposição excessiva com o sol – ou seja, o corpo gera uma nova pele para eliminar aquela que morreu.

O que fazer quando a tatuagem descasca - Por que a tatuagem descasca?
Fonte: Reprodução/rodrigues-renata.blogspot.com

Quanto tempo a tatuagem fica descascando?

Quanto tempo a tatuagem descasca? Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que a cicatrização de uma tatuagem passa por três etapas: inflamação (a região fica avermelhada e dolorida), descamação (a tatuagem começa a criar casquinha e descamar) e cicatrização (quando o processo está completo)

Todo este processo é de certa maneira completo e pode durar até duas semanas, sendo que a cicatrização completa pode se estender até 1 mês. Também existem casos de tatuagem descascando com 3 dias, o que significa que a sua cicatrização é rápida.

Se seu problema é "minha tattoo não descasca", fique tranquilo! Não há o que temer. Apesar de algumas pessoas terem complicações após fazerem uma tatuagem, essa regra não se aplica a todos. Por isso, uma tatuagem que não descasca é perfeitamente normal e significa que sua pele está respondendo bem ao processo de fazer uma tattoo.

Tatuagem descascando e clareando, é normal?

Ou, é normal a tatuagem descascar e ficar mais clara?

Sim, a impressão de que a tatuagem está descascando e saindo a tinta faz parte da cicatrização e é considerada normal. Isso acontece porque seu corpo está eliminando as células mortas, o que confere o aspecto de clareamento ou embranquecimento.

Ou seja, não há o que fazer quanto a uma tattoo descascando e desbotando, apenas seguir as instruções de cuidados do seu tatuador. Aliás, você deve procurá-lo em busca de assistência caso tenha alguma complicação. Quanto ao clareamento das tattoos, em muitos casos é preciso retocá-las, mas na maioria das vezes tatuagem descamando e clareando é só uma questão de tempo - após a cicatrização completa, ela voltará a ter cores vibrantes.

Sentiu curiosidade em saber como fica a tatuagem descascando? Confira na imagem abaixo e verifique como as cores voltam ao normal após a cicatrização completa:

O que devo fazer quando a tatuagem descasca?

Primeiramente, é preciso conversar com o tatuador escolhido e pedir orientações para cuidar corretamente da tatuagem e garantir uma boa cicatrização. As principais recomendações são: lavar e higienizar a área com frequência para evita infecções e evitar coçar a região da tatuagem.

É normal a tatuagem descascar com a tinta?

Sim, tatuagem descascando com tinta ou tatuagem descascando e saindo tinta são condições perfeitamente normais. Isso indica que seu corpo está expulsando as células mortas da pele. Não se preocupe!

O que fazer quando a tatuagem descasca - O que devo fazer quando a tatuagem descasca?

Como cuidar de uma tatuagem descascando

Uma das principais coisas que se deve considerar na hora de cuidar de uma tatuagem nova é que você está lidando com uma ferida aberta. Pense que tudo o que poderia fazer mal para um machucado também pode prejudicar a sua tattoo. Ao coçar a tatuagem pode-se machucar a pele e atrapalhar a cicatrização, comprometendo diretamente o resultado final da tatuagem e perdendo a qualidade do trabalho. Por isso, resista e jamais coce sua tattoo!

Tatuagem descascando pode lavar?

Sim! Lavar é uma das principais formas de cuidar da sua tatuagem. Ao lavar a região, esfregue suavemente o sabonete de pH netro, sem gerar muito atrito, e deixe secar ao ar livre. Caso não tenha tempo, dê leves batidinhas com a toalha para secar a tatuagem. O ideal é repetir este procedimento pelo menos três vezes ao dia.

Pode passar hidratante em tatuagem descascando?

O ideal é não utilizar cremes hidratantes, e sim passar pomadas na tatuagem descascando para proteger, hidratar a região e aliviar a sensação de coceira. A maioria dos tatuadores recomenda uma pomada para ajudar na cicatrização, e as mais indicadas são Bepantol ou Nebacetin.

Devo tirar a 'casquinha' da tatuagem?

Não, se a tatuagem é recente é normal que ela esteja descascando e isso faz parte do processo. Ao remover a casca da tatuagem a tinta pode sair junto e ela pode ficar desbotada e prejudicar o resultado do trabalho do tatuador.

Leia também: O que você não pode fazer quando faz uma tatuagem

Outros cuidados importantes com a tatuagem

Outros processos e cuidados importantes ao realizar a tatuagem estão ligados aos hábitos alimentares e algumas atividades do cotidiano. Deve-se evitar alguns alimentos que podem agravar a coceira e gerar ferimentos e inflamações na área da tatuagem. Confira a lista completa no artigo sobre o que não se pode comer quando faz tatuagem.

Além disso, evite banho de piscina, o cloro também pode causar danos à tatuagem e, ao entrar em contato com o sol use sempre protetor solar.

É necessário lembrar que a tatuagem é um procedimento invasivo e, portanto, é preciso escolher adequadamente o estúdio e o profissional responsável por esse trabalho. Questões básicas de higiene, saúde e segurança devem ser muito bem observadas, já que um procedimento de tatuagem pode até mesmo transmitir doenças. E, como falamos no início do post, é normal a tatuagem descascar, porém, caso sinta algum sintoma diferente dos descritos o ideal é procurar um médico.

Sugestão: Posso ter relações depois de fazer tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a tatuagem descasca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que fazer quando a tatuagem descasca

3 comentários
A sua avaliação:
Angela Derivi
Sou artista há bastante tempo, tatuando há 6 meses, estou curtindo e aprendendo com as dicas.
Najla vieira
eu bebi um pouco a mais e minha tatto ficou um pouco descascada e um pouco inchada oq devo fazer
roberto
me tiro algumas duvidas valeu
Editor umComo.com.br
Oi Roberto, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

O que fazer quando a tatuagem descasca
1 de 3
O que fazer quando a tatuagem descasca

Voltar ao topo da página