PARTILHAR

O que fazer quando a tatuagem descasca

O que fazer quando a tatuagem descasca

Tatuagem descascando pode ser considerada normal em certas circunstâncias, mas mesmo assim necessita cuidados especiais. A tatuagem é um dos "acessórios" estéticos mais desejado entre os jovens, além de transmitir significado, a tatuagem demonstra a personalidade, os gostos, e de certa forma, conta um pouco sobre a história de quem a usa. Mas a parte visual não é a única preocupação de quem faz ou possui interesse em fazer uma tatuagem, é necessário também preocupar-se com os cuidados e cicatrização da mesma. Uma das questões mais recorrentes ao realizar uma tatuagem é: o que fazer quando a tatuagem descasca? Antes de responde-la, é preciso explicar porque isso acontece.

Por que a tatuagem descasca?

Se você se pergunta se tatuagem descascando é normal, saiba que a resposta é sim e que esse é um processo não apenas natural como também esperado. A pele humana se divide em 3 camadas, a epiderme (camada superior e exposta, é a parte que podemos ver), a derme (a intermediária) e a hipoderme[1]. Quando fazemos uma tatuagem, a tinta é depositada na camada intermediária e a camada superior acaba descascando pois é perfurada, então descasca e se regenera.

Posso tirar a casquinha?

Não. O processo assemelha-se ao que a pele realiza ao entrar em exposição excessiva com o sol – ou seja, o corpo gera uma nova pele para eliminar aquela que morreu. Agora que você já sabe porque sua tatuagem está descascando, não se preocupe e deixe a casquinha da tatuagem cair naturalmente.

Durante o processo de cicatrização, também é normal a tatuagem descascar e ficar mais clara, já que o tecido morto da epiderme causa esse efeito e dá a impressão de que tatuagem cicatrizando desbotada. Sentiu curiosidade em saber como fica a tatuagem descascando?

O que fazer quando a tatuagem descasca - Por que a tatuagem descasca?
Imagem: Reprodução/rodrigues-renata.blogspot.com

Quantos dias demora para a tatuagem descascar?

Para saber em quanto tempo a tatuagem descasca, em primeiro lugar é preciso levar em conta que a cicatrização de uma tatuagem passa por três etapas: inflamação (a região fica avermelhada e dolorida), descamação (a tatuagem começa a criar casquinha e descamar) e cicatrização (quando o processo está completo).

Todo este processo é de certa maneira completo e pode durar até duas semanas, sendo que a cicatrização completa pode se estender até 1 mês. Também existem casos de tatuagem descascando com 3 dias, o que significa que a sua cicatrização é rápida.

Se seu problema é "minha tattoo não descasca", fique tranquilo! Não há o que temer. Apesar de algumas pessoas terem complicações após fazerem uma tatuagem, essa regra não se aplica a todos. Por isso, uma tatuagem que não descasca é perfeitamente normal e significa que sua pele está respondendo bem ao processo de fazer uma tattoo, da mesma forma que ter uma tatuagem descascando e clareando é super normal.

É normal tatuagem descascar e clarear?

É normal a tatuagem descascar e ficar mais clara e a impressão que temos é de que a tatuagem está saindo pois sai tinta, mas isso é esperado e faz parte da cicatrização. Isso acontece porque seu corpo está eliminando as células mortas, o que confere o aspecto de clareamento ou embranquecimento.

Ou seja, não há o que fazer quanto a uma tattoo descascando e desbotando, apenas seguir as instruções de cuidados do seu tatuador. Aliás, você deve procurá-lo em busca de assistência caso tenha alguma complicação. Quanto ao clareamento das tattoos, em muitos casos é preciso retocá-las, mas na maioria das vezes tatuagem descamando e clareando é só uma questão de tempo - após a cicatrização completa, ela voltará a ter cores vibrantes.

Tatuagem descascando, o que fazer?

Primeiramente, é preciso conversar com o tatuador escolhido e pedir orientações para cuidar corretamente da tatuagem e garantir uma boa cicatrização. As principais recomendações de o que fazer quando a tatuagem descasca: lavar e higienizar a área com frequência para evita infecções, evitar coçar a região da tatuagem e usar pomada para tatuagem descascando.

É normal a tatuagem descascar com a tinta?

Sim, tatuagem descascando com tinta ou tatuagem descascando e saindo tinta são condições perfeitamente normais. Isso indica que seu corpo está expulsando as células mortas da pele. Não se preocupe!

Se você estiver com a tatuagem coçando e desbotando mas também notar sinais estranhos como vermelhidão e dor, é necessário tomar cuidado pois há a possibilidade de você estar com uma inflamação ou infecção. Para saber mais, veja como saber se uma tatuagem está infectada.

O que fazer quando a tatuagem descasca - Tatuagem descascando, o que fazer?

Como cuidar de uma tatuagem descascando

Uma das principais coisas que se deve considerar na hora de cuidar de uma tatuagem nova é que você está lidando com uma ferida aberta. Pense que tudo o que poderia fazer mal para um machucado também pode prejudicar a sua tattoo. Ao coçar a tatuagem pode-se machucar a pele e atrapalhar a cicatrização, comprometendo diretamente o resultado final da tatuagem e perdendo a qualidade do trabalho. Por isso, resista e jamais coce sua tattoo!

Tatuagem descascando pode lavar?

Sim! Lavar é uma das principais formas de cuidar da sua tatuagem. Ao lavar a região, esfregue suavemente o sabonete de pH netro, sem gerar muito atrito, e deixe secar ao ar livre ou utilizando um tecido limpo e delicado. Caso não tenha tempo, dê leves batidinhas com a toalha para secar a tatuagem. O ideal é repetir este procedimento pelo menos três vezes ao dia até que a o ferimento tenha fechado e que você não esteja mais com a pele ferida.

Pode passar hidratante em tatuagem descascando?

O ideal é não utilizar cremes hidratantes, e sim passar pomadas na tatuagem descascando para proteger, hidratar a região e aliviar a sensação de coceira. A maioria dos tatuadores recomenda uma pomada para ajudar na cicatrização, e as mais indicadas são Bepantol ou Nebacetin.

Quando a tatuagem já estiver com uma aparência normal, sua pele ainda estará um pouco frágil e precisará de hidratação, nesse período, é possível utilizar cremes hidratantes.

Devo tirar a 'casquinha' da tatuagem?

Não, se a tatuagem é recente é normal que ela esteja descascando e isso faz parte do processo. Ao remover a casca da tatuagem a tinta pode sair junto e ela pode ficar desbotada e prejudicar o resultado do trabalho do tatuador.

Leia também: O que você não pode fazer quando faz uma tatuagem

Outros cuidados importantes com a tatuagem

Agora que você já tem noções de como cuidar da tatuagem, veja abaixo dicas mais detalhadas para cuidar bem de sua pele e também de sua saúde nesses casos:

  • Alimentação: um dos principais cuidados com a tatuagem é a alimentação, afinal, alguns alimentos, principalmente os gordurosos, podem atrapalhar o processo de cicatrização e até mesmo "estourar" sua tatuagem. Para saber como se alimentar, veja o que não pode comer quando faz tatuagem.
  • Use pomada para tatuagem: a tatuagem é algo que machuca muito a pele, por isso, é necessário utilizar pomadas feitas para tatuagem que aceleram o processo de cicatrização e que também servirão para manter a pele hidratada. Além de pomadas específicas, se você quer saber o que passar na tatuagem, saiba que pomadas para recuperação da pele como o Bepantol também podem ser usadas;
  • Proteja sua pele: nos primeiros 3 dias após a realização da tatuagem é necessário usar um papel plástico para proteger a pele, evitando que peca água e desidrate mas também evitando o contato com bactérias que podem causar infecção;
  • Evite coçar: além de machucar a pele, coçar a tatuagem pode fazer com que você entre em contato com bactérias abaixo das unhas, ainda que lave as mãos;
  • Higienize a região: utilizando um sabonete antibactericida e água corrente[2], lave a tatuagem 3 vezes ao dia e seque-a delicadamente;
  • Banhos de mar: o sal da água do mar e o cloro de piscinas podem e provavelmente irão irritar sua tatuagem, sendo assim, evite.
  • Sol: após a realização da tatuagem e até que a cicatrização esteja completa, é necessário evitar contato direto da pele com o sol para evitar ter uma tatuagem desbotada. Após a cicatrização, use sempre protetor solar na região[1];

É necessário lembrar que a tatuagem é um procedimento invasivo e, portanto, é preciso escolher adequadamente o estúdio e o profissional responsável por esse trabalho. Questões básicas de higiene, saúde e segurança devem ser muito bem observadas, já que um procedimento de tatuagem pode até mesmo transmitir doenças. E, como falamos no início do post, é normal a tatuagem descascar, porém, caso sinta algum sintoma diferente dos descritos o ideal é procurar um médico.

Se você tem diabetes, é necessário consultar um médico antes de fazer tatuagens pois a doença atrapalha o processo de cicatrização e pode não ser indicado.[3]O mesmo vale para outras doenças que causem o mesmo problema e recuperação da pele.

Sugestão: Posso ter relações depois de fazer tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a tatuagem descasca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. A Practical Guide on how to Care for Tattooed Skin, The aftercare company. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/24078852/Tattoo-Aftercare-PDF. Acesso em: 15/08/2019.
  2. Cuidados ao tatuar o corpo. Jornal do Senado, edição 279. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/174085/091005_279.pdf?sequence=5. Acesso em: 15/08/2019.
  3. LIMA, M. H., ARAUJO, E. P. Diabetes mellitus e o processo de cicatrização cutênea. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269731651_DIABETES_MELLITUS_E_O_PROCESSO_DE_CICATRIZACAO_CUTANEA. Acesso em: 15/08/2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Trindade
tirou todas minha duvidas, muito bom!
A sua avaliação:
Julio
Mas agora que ta descascando, passar a pomada vai fazer sair a casca. Como aconteceu mais cedo, continuo passando ou n?
Julio c
Você continuou passando?
Gustavo
Mas quando for passar a pomada vai sair a casca ! Passa a pomada ou não ?
Sandro
Fiz uma tattoo e inflamou e perdeu a cor e falta algums pedaços da tattoo. O tatuador machucou muito minha pele. Quando fez. . voltei lá pra refazer e ele me disse que preciso esperar por 8 meses.pra refazer procede ou o profissional está de sacanagem comigo ? Por ter que refazer o serviço de graça .obrigado aguardo retorno
eliana
Pode fazer o retoque depois da cicatrização completa, ou seja, depois de 1 (um) mes. Obrigada!
A sua avaliação:
Angela Derivi
Sou artista há bastante tempo, tatuando há 6 meses, estou curtindo e aprendendo com as dicas.
Najla vieira
eu bebi um pouco a mais e minha tatto ficou um pouco descascada e um pouco inchada oq devo fazer
roberto
me tiro algumas duvidas valeu
Editor umComo.com.br
Oi Roberto, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
O que fazer quando a tatuagem descasca
Imagem: Reprodução/rodrigues-renata.blogspot.com
1 de 3
O que fazer quando a tatuagem descasca

Voltar ao topo da página ↑