Partilhar

Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?

Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?

As tatuagens são uma forma de decorar permanentemente o nosso corpo e são cada vez mais populares. No entanto, fazer uma tatuagem não deve ser um ato impulsivo: você deve planear e se informar bem sobre o tatuador, os utensílios que ele usa, as condições do estúdio dele e os cuidados básicos a ter pós-tatuagem. Isso vai evitar complicações e garantir que o desenho fica como você deseja. Apesar de serem sempre dolorosas, existem algumas diferenças entre o desconforto normal e os sintomas de infecção. Uma tatuagem infeccionada não é comum, mas o risco de inflamação não deve ser descartado. Falar com o tatuador para determinar a saúde da tatuagem, consultar o médico e tomar medicamentos antibióticos recomendados pelo profissional são algumas das soluções para o problema. Se é tarde demais para prevenir, este artigo do umCOMO explica detalhadamente como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?

Também lhe pode interessar: Tatuagem cicatrizando falhada, o que fazer?

Tatuagem inflamada: sintomas

Tatuagens grandes e elaboradas tendem a levar mais tempo para curar do que desenhos simples. A sua tatuagem, como qualquer outra, pode ficar avermelhada, dolorida e inchada até sete dias após a sua execução. Se, depois deste período, você notar algum dos seguintes sintomas, a região pode estar inflamada:

  • Vermelhidão
  • Dor
  • Febre
  • Relevo no desenho
  • Coceira excessiva
  • Aparecimento de pus (em casos graves)
  • Calor na região
  • Bolhas ou pústulas
  • Mau odor
  • Linhas vermelhas

Para identificar a inflamação, passe a mão na área afetada. Você sente calor irradiando do local? Se sim, seu desenho pode estar seriamente inflamado. Está ficando mais vermelho (ou vermelho mais escuro) em torno das linhas? Esse é outro sinal de infecção. Bolhas ou pústulas com fluido são sinais definitivos de que você precisa de consultar um médico, assim como o aparecimento de relevo (que deve ir desaparecendo nos primeiros dias). Se a tatuagem apresentar mau cheiro ou linhas vermelhas, vá ao médico imediatamente, pois você pode ter envenenamento de sangue. Não se esqueça de ir verificando sua temperatura - a febre também indica inflamação.

Se ainda não passaram nem quatro dias desde que fez a tatuagem, espere para ver e não sofra por antecipação. Caso você sinta dor muito difícil de suportar mas ainda não tem certezas se tem infecção, fale com o seu tatuador para ter certeza que você tem uma tatuagem infeccionada.

Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer? - Tatuagem inflamada: sintomas
Imagem: innervisionbodyart.com

Falar com o tatuador

Mostre a pele ao seu tatuador. Caso você ainda não tenha a certeza de que tem sintomas de inflamação, esta é a melhor pessoa para ver e aconselhar. Mostre-lhe o progresso e peça para ele te dar uma opinião sobre a saúde da tatuagem. No entanto, se os seus sintomas forem graves - como secreções com odor - vá diretamente ao médico e não perca tempo precioso para tratar deu problema falando com o artista.

Quando ir ao médico?

Caso você tenha falado com o seu tatuador e os sintomas de inflamação permaneçam, o ideal é ir ao médico. Ele pode receitar antibióticos para tratar seu problema o mais rapidamente possível. Dependendo do nível de infecção, ele também pode prescrever medicamentos de aplicação tópica. Comece a tomar os medicamentos aconselhados assim que possível para ajudar o seu organismo a combater o problema.

As infecções tópicas são, geralmente, tratadas rapidamente, enquanto que as sanguíneas são mais sérias e perigosas, demorando mais tempo.

Tatuagem inflamada - remédios e pomadas

Se você já foi no médico, ele deve ter recomendado o uso de antibióticos parta tatuagem infeccionada e uma pomada tópica. Neste caso, você deve aplicar a pomada regularmente e manter a região o mais limpa possível.

Para limpar, lave gentilmente com água limpa duas vezes por dia ou siga as recomendações específicas do seu médico. Depois de tratar, pode ser necessário manter o desenho coberto com gaze estéril, mas não esqueça que a tatuagem precisa de ar fresco para sarar e não criar novas infecções. Mantenha a sua tatuagem seca durante o tratamento de infecção. Depois de lavar com água limpa (você pode usar sabonete neutro), seque-a completamente.

Tatuagem inflamada - como prevenir

Existem vários métodos para prevenir que sua tatuagem infeccione:

  • Faça teste de alergia:Você pode ser alérgico a certos ingredientes presentes nas tintas, podendo sofrer bastante com dores após tatuar.
  • Contacte profissionais licenciados:Perca tempo a pesquisar salões e artistas credenciados na sua zona. O seu tatuador deve ter uma licença, o estúdio deve ser limpo e as recomendações de outros clientes devem ser boas. Evite tatuagens caseiras, mesmo que seu amigo seja realmente bom. Opte por um profissional para ter mais segurança. Se, depois de marcar, o tatuador apresentar comportamentos suspeitos ou trabalhar de forma pouco higiênica, desmarque e vá noutro lugar.
  • Verifique os utensílios do deu tatuador:Verifique se as agulhas são novas e descartáveis. Um bom tatuador faz questão que você veja que o material é descartável. Em caso de dúvida, pergunte.
  • Mantenha a tatuagem limpa:O seu tatuador vai dar instruções sobre como cuidar da sua nova tatuagem. Caso ele não explique como lavar, você pode lavar com água morna e sabonete e secar levemente (após 24 horas de fazer o desenho).
  • Deixe arejar para sarar:Para a sua tatuagem curar com saúde, ela deve arejar para sarar naturalmente. Evite roupas que possam irritar a área e proteja-a do sol para evitar sangramento da tinta.

Lembre-se que a sua tatuagem é permanente - trate-a com carinho e ela se manterá sempre linda e saudável!

Veja também: O que fazer quando a tatuagem descasca - Cuidados e recomendações

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Evite o uso de sauna por duas semanas após tatuar.
  • Não tome banhos de mar nas primeiras semanas (corre risco de contaminação).

Escrever comentário sobre Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?

O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
Ricardo charles
Eu fiz minha tatuagem na sexta-feira 16h
No sábado23h eu Bebi Bebida alcoólica
Tem algum problema??
A sua avaliação:
Patti
Me ajudou muito!
micheline verardi
bom dia...fiz uma tatuagem tem uns 6 meses..mas ela crio na parte pintada de vermelho uma crosta escamosa e dura ...ela coça muito quando lavo a parte afetada...tem alguma pomada um sabonete....para mim passar e aliviar....
Elizangela
Fiz uma tatuagem no braço e dez dias depois ela começou a ficar vermelha e empolada ao redor e também está um pouco quente e coça estou muito preocupada.
Editor umComo.com.br
Oi Elizangela! Pelo que você descreve, sua tatuagem está inflamada. Você seguiu as recomendações do tatuador direitinho?
A sua avaliação:
Giovanna
Olá fiz minha tatuagem faz três dias e ela ta dolorida na parte que foi pintada de preto e bem vermelha e dolorida.. é normal? Será que é porque machucou?
Editor umComo.com.br
Oi Giovanna! A sua tatuagem, como qualquer outra, pode ficar avermelhada, dolorida e inchada até sete dias. Se depois continuar muito mais tempo é importante que veja do que se trata. Obrigada pelo seu comentário!
Sheila
Minha tatoo tem 10 anos agora está coçando e escamando dói não sei o que fazee
Guilherme
Queria tirar uma duvida, já fazem mais de 2 semanas que fiz a minha e hoje notei uma pequena bolha na tatuagem e uma bolha um pouco longe, ela parece uma espinha meio amarelada mas tenho duvida do que seja, até agora não ta quente e nem incomodando será que é inflamação mesmo depois desse tempo ?
Editor umComo.com.br
Oi Guilherme! Uma bolha é um dos sinais de tatuagem inflamada, por isso o melhor é mesmo ir no médico e seguir as indicações dele. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras!
Guilherme
Opa valeu por responder, mas voltei pra informar a galera tbm que assim como eu ficou meio assustada com isso, como varias pessoas já recomendaram aqui é sempre bom ir ao medico, mas no meu caso eu não fui kkk eram só duas espinhas mesmo que nasceram por conta do excesso de bepantol a pomada que me indicaram e minha pele já é oleosa e com o excesso dela piora a situação, assim que parei de usar as bolhas (espinhas) sumiram e minha tatoo ta perfeita e sem nenhum sinal de problema, tentem ver os sintomas mesmo se batem com inflamação, se não tem certeza ainda de que é inflamação tentem parar de usar a pomada, se em um ou dois dias não melhorar procurar ajuda é o melhor mesmo. Otimo site !
Editor umComo.com.br
Guilherme muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência! Valeu ;)
Reny
Minha tattoo inflamou e meu médico recomendou diprogenta. Mais meu tatuador disse que acabaria com a tatuagem o que devo fazer ?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Reny!

Aconselho a seguir a recomendação do médico. Se não desinflamar, a tatuagem nunca vai sarar bem de qualquer forma, não é mesmo?

A sua saúde deve ser a prioridade.

Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário.
David da silva
Oi.boa tarde . Fiz uma tatuagem e ela inflamou , mais ja fechou a inflamação . A parte que inflamou ficou mais clara o traço . A tattoo vai ficar normal ? Obrigado
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi David,

É difícil dizer. Casa tatuagem é um caso diferente, variando de acordo com o grau de inflamação, qualidade das tintas, reação da sua pele, etc. O melhor é falar com o tatuador para saber se existe forma de consertar o trabalho.

Espero ter sido útil. Obrigada pelo seu comentário!

Para receber todas as novidades desta categoria umComo, subscreva a nossa newsletter.
Pessoa cabeleireiro
Vermelhidão e inchaço e nomal nos primeiros dias? Pois ea minha primeira tatoo e não tnho experiência!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi,

A sua tatuagem, como qualquer outra, pode ficar avermelhada, dolorida e inchada até sete dias. Se depois deste período você notar vermelhidão, dor, febre, relevo no desenho e coceira excessiva a região pode estar inflamada.

Espero ter ajudado!

Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?
Imagem: innervisionbodyart.com
1 de 2
Como tratar uma tatuagem inflamada - o que fazer?

Voltar ao topo da página