Cuidados das Tatuagens

Tatuagem inflamada: por que e como curar

Tatuagem inflamada: por que e como curar

É normal ficar com a tatuagem inflamada? Pode ser que você note o inchaço ou inflamação logo após fazê-la, ou até mesmo depois de meses ou anos de ter o desenho na sua pele. Fique sempre alerta, pois uma tattoo inflamada, ainda mais se apresentar dor ou vermelhidão no local, pode ser sinal de uma infecção ou outros problemas. Por isso, é importante que você leve em consideração tanto a data na qual o inchaço apareceu a partir do dia que você fez a tatuagem, quanto outros aspectos outros aspectos. Dessa forma, você poderá entender as causas do problema e investir nos melhores tratamentos a fim de curar a inflamação de um jeito rápido e eficaz.

Sua tatuagem está em alto relevo? Se sim, siga lendo este artigo do umCOMO, no qual vamos te contar por que a tatuagem inflama e como resolver o problema.

Também lhe pode interessar: Como curar uma tatuagem

Índice

  1. Tatuagem inchada
  2. Como tratar uma tatuagem inflamada
  3. Como evitar que a sua tatuagem inflame e infeccione

Tatuagem inchada

Por que a minha tatuagem ficou inchada? Quanto tempo dura o inchaço da tatuagem? Logo após fazer uma tattoo, é normal que ela fique inchada no dia seguinte, ou até mesmo durante os 3 ou 4 dias posteriores, pois essa é uma reação natural da pele, ocasionada pela lesão com a agulha. Assim, uma tatuagem inchada que acabou de ser feita é algo normal, mas se o inchaço permanecer durante dias, ou se a inflamação da tatuagem surgir meses após o desenho ter sido feito, pode ser indicativo de uma lesão mais grave, alergia ou infecção. A seguir, destacamos algumas das principais causas de uma tatuagem inchada.

Tatuagem inchada por infecção

A principal causa do inchaço na tatuagem é a possibilidade de uma infecção. Essa complicação costuma aparecer dias após a realização do desenho e, geralmente, tem a ver com o fato da tatuagem não ter cicatrizado corretamente. Quando isso ocorre, micro-organismos como bactérias, fungos ou vírus entram no corpo produzindo a inflamação da pele, além de outros sintomas de infecção. Febre, dor muscular, mal estar, tremores, secreção nas feridas da tatuagem e pele endurecida são alguns deles.

Caso a inflamação da tatuagem tenha sido ocasionada por uma infecção e o inchaço ou demais sintomas se prolongar por mais de 3 ou 4 dias, é imprescindível recorrer ao médico. Só um profissional é capaz de dar o diagnóstico e sugerir o melhor tratamento para o problema, analisando caso a caso.

Como saber se uma tatuagem está infeccionada? Explicamos aqui.

Tatuagem inchada por alergia

Uma tatuagem inchada e que coça pode indicar, também, um problema mais comum do que imaginamos: a alergia. Nesses casos, a pele costuma apresentar reação na área onde a tattoo foi feita, por meio de inchaço, enrijecimento, coceira, dor, e até mesmo descamação. No caso de uma tatuagem inchada e com relevo por alergia cutânea, é menos comum que surjam tremores, febre ou mal estar generalizado, sintomas que permitem que você diferencie se a causa da inflamação é infecção ou alergia.

Para saber se o seu caso é realmente de alergia, é necessário ir a um dermatologista logo que os primeiros sintomas surgirem. Mediante uma consulta e análise detalhada da pele, são descartadas as possibilidades de infecções e, assim, poderá ser iniciado o tratamento específico para a alergia.

Para evitar problemas, veja o que não pode comer quando faz tatuagem.

Tatuagem inflamada: por que e como curar - Tatuagem inchada

Como tratar uma tatuagem inflamada

Considerando que não existe uma única causa capaz de provocar a inflamação de uma tatuagem, é importante saber como tratar uma tatuagem inflamada caso a caso.

Tratamento para tatuagem inflamada e infeccionada

Antes de começar um tratamento para uma tatuagem inflamada por infecção, primeiro você deve saber qual o agente ou micro-organismo foi responsável pelo problema. Para isso, como dissemos, recorra a um médico, único profissional capaz de determinar as causas da infecção: seja ela bacteriana, fúngica ou viral.

  • Infecção por bactéria: nesse caso o tratamento indicado é, geralmente, à base de pomada antibiótica com bacitracina ou ácido fusídico.
  • Infecção por fungos: nesses casos é recomendada a aplicação de pomadas antimicóticas com fluconazol, ketoconazol ou itraconazol.
  • Infecção por vírus: é o tratamento mais simples, já que deve-se apenas manter a higiene da área infeccionada e deixar que o vírus desapareça. Assim, a infecção pode ser curada sem a necessidade de medicação, se o médico considerar adequado.

Para infecções leves, pomadas são capazes de resolver o problema, mas em casos mais graves ou mediante outros sintomas, o médico pode receitar a ingestão de antibióticos e outros medicamentos em forma de comprimidos. Aqui, te explicamos mais sobre como tratar uma tatuagem inflamada.

Tratamento para tatuagem inflamada por alergia

O tratamento para uma tatuagem inflamada por alergia é simples e pode ser resolvido mediante uso de anti-histamínicos como hidroxizina, bilastina ou cetirizina, caso recomendados pelo médico especialista e para as alergias leves. Para combater os sintomas mais intensos ou mais graves, o dermatologista pode prescrever a aplicação de uma pomada com corticoide para ajudar a reduzir o inchaço e a coceira da tatuagem.

Além desses tratamentos específicos, recomendamos que você leve em conta outras ações que também podem te ajudar a aliviar a inflamação de uma tatuagem, sobretudo se ela aparecer logo após você ter feito o desenho.

  • Use pomadas cicatrizantes que vão te ajudar a desinfetar a área caso a tatuagem esteja inflamada.
  • Evite usar cremes ou loções hidratantes, e evite molhar a área, pois isso pode deixar a tatuagem úmida e amolecer a tinta.
  • Lave a tatuagem adequadamente e com a frequência recomendada pelo tatuador. Seque bem a tattoo, dando batidinhas com papel absorvente limpo, sem esfregar.
  • Caso a inflamação seja fruto da lesão da agulha, ela deve desaparecer após 3 ou 4 dias. Caso contrário, procure pelo seu médico.
  • Colocar gelo na tatuagem inchada pode te ajudar a reduzir a inflamação. Nunca aplique diretamente o gelo, faça isso por meio de compressas, ou envolvendo o gelo em um pano limpo e colocando o tecido sobre a área tatuada, de 10 a 15 minutos. Isso vai te ajudar a reduzir o inchaço durante as primeiras 24 horas e, além de tudo, o gelo pode te ajudar a aliviar a dor.
  • Deixe que a tattoo infeccionada respire ao ar livre para que cicatrize mais rápido. É claro que, se você sair na rua ou estiver em contato com determinados produtos e superfícies, o melhor é cobrir o desenho com o tipo de material que o tatuador profissional recomendou.

Dê uma olhada, ainda, nestes outros artigos sobre Como cuidar de uma tatuagem nova e quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem.

Como evitar que a sua tatuagem inflame e infeccione

A prevenção é a melhor forma de evitar que uma tatuagem infeccione e fique inflamada e, para isso, você deverá se comprometer com os cuidados necessários que requer uma tatuagem, ainda mais logo depois de fazê-la. Só assim será possível curar a ferida na sua pele e evitar complicações. Anote as seguintes dicas e ajude sua tattoo a cicatrizar bem!

Cubra a tatuagem

Mantenha a área da tatuagem coberta nas primeiras horas após a realização do desenho entre 2 e 4 horas. A melhor cobertura é um plástico ou papel filme, que ajuda a aumentar a temperatura da lesão e fazer com que sangue e fluidos fiquem retidos nela, ajudando a pele a cicatrizar mais rápido e melhor.

Lave a tatuagem

Limpe a área tatuada entre 2 a 3 vezes por dia durante o primeiro mês. Para isso, use água morna e sabão neutro, por exemplo de glicerina, e evite sabonetes perfumados ou com álcool, pois podem irritar a ferida e até danificar a tatuagem. Lave suavemente a área e seque com papel absorvente ou gaze, com muito cuidado, sem esfregar, deixando a pele completamente seca.

Use pomadas para tatuagens

Use pomadas com antibiótico na fórmula para reduzir a inflamação dos primeiros dias e, além disso, te ajudar a prevenir infecções. Verifique com seu tatuador qual pomada curativa é a mais recomendada para você. Você pode, ainda hidratar a área com cremes cicatrizantes, como o Bepantol. Cuidado com o uso de outros produtos, como vaselina. Aqui explicamos os Prós e contras de usar vaselina para tatuagem.

Cuidado na hora do banho

Embora você possa tomar banho normalmente desde o primeiro dia de cicatrização, é importante tomar bastante cuidado com a tatuagem no chuveiro. Evite usar sabonete ou shampoo diretamente na área tatuada, e ao secar não esfregue a pele com a toalha. Evite tomar banho de rio, mar e piscina durante as 2 primeiras semanas de cicatrização, ou até que a ferida cicatrize completamente, já que as bactérias presentes na água e outras sujeiras e micro-organismos que podem estar nela, podem infeccionar a tattoo.

Proteja a tatuagem do sol

A luz do sol direta não é uma boa aliada para a tatuagem. Além de ser capaz de fazer com que a pele fique irritada, também pode acelerar a perda de brilho e coloração do desenho. Por isso, recomenda-se evitar a exposição solar nas semanas de cicatrização da tatuagem e, caso seja inevitável, usar sempre um protetor solar com fator de proteção alto (com FPS a partir de 30).

Deixe a tatuagem ao ar livre

Como já apontamos, é bastante importante deixar a pele respirar. Dessa forma, após as primeiras horas em que a tatuagem deve estar totalmente coberta (entre 2 e 4), é necessário que ela fique ao ar livre para evitar os perigos dos micróbios anaeróbios, que podem causar infecções. Além disso, é recomendável usar roupas largas e confortáveis, que não apertem a área tatuada.

Evite se coçar

É normal que a formação de crostas e casquinhas cause coceira na área tatuada. O processo de cicatrização costuma durar entre 1 e 2 semanas e, portanto, essa sensação pode permanecer por alguns dias. Evite arranhar e arrancar as casquinhas, que devem cair sozinhas. Caso contrário, você vai prolongar o processo e poderá complicar a cicatrização da tatuagem.

Se você realizar os cuidados e fizer o curativo da tatuagem de maneira consciente, a tattoo vai cicatrizar de maneira correta, sem riscos de infecções - lembre-se de não deixá-la exposta ao sol e a produtos capazes de danificá-la. Os primeiros dias após a tatuagem são essenciais para contribuir com a cicatrização da ferida e, portanto, recomendamos que você siga todos os passos e tome bastante cuidado se não quiser ficar com uma tatuagem inflamada por muito tempo.

Por fim, aconselhamos que você leia estes outros artigos do umCOMO sobre Por que surgem bolinhas na tatuagem e O que pode levar uma tatuagem a ficar enrugada.

Tatuagem inflamada: por que e como curar - Como evitar que a sua tatuagem inflame e infeccione

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagem inflamada: por que e como curar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Vitor Henrique Batista
Oi, fiz uma tatto a 10 dias ela descascou mais depois que descascou ela inchou. ela não coça, não tenho dores, mais ela está em alto relevo, oque séria alergia ou infecção????
1 de 3
Tatuagem inflamada: por que e como curar