menu
Partilhar

O que acontece se não hidratar a tatuagem

 
Por Redação umCOMO. 6 agosto 2021
O que acontece se não hidratar a tatuagem

Há muitas pessoas que decidem fazer alguma tatuagem em dado momento da vida, porque além de ser uma recordação inapagável, também fica muito bonita. Você é dessas pessoas? Já fez a tatuagem e agora, o que fazer? Mesmo que "o pior" já tenha passado, o caminho não termina quando a agulha é retirada.

Antes de poder aproveitar essa impressão na sua pele, precisa prestar atenção durante alguns dias para que o resultado final seja o desejado. Para isso, deverá levar em conta os cuidados básicos que se deve ter com uma tatuagem, já que isso evitará que apareçam os temidos sintomas de infecção e te ajudará a obter resultados melhores. A partir do momento que você deixar o estúdio de tatuagem, o sabão neutro e o creme cicatrizante vão se tornar seus melhores amigos.

Porém, o que acontece se não hidratar a tatuagem? Como essa é uma dúvida comum, neste artigo do umCOMO te daremos respostas a essa e a outras questões para te ensinar como curar a sua tatuagem da forma correta. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele tatuada

O que acontece se não hidratar a tatuagem

O processo natural de cicatrização de uma tatuagem dura entre 7 e 14 dias, embora trate-se de um tempo que vai variar dependendo do tamanho e do local tatuado. Este tempo é relativo também à reação do seu próprio corpo e à sua cicatrização, podendo inclusive chegar a 30 dias até sarar por completo.

Durante esse período, é muito importante prestar atenção especial à tattoo e proporcionar a ela cuidados específicos para que cicatrize bem e rápido, evitando complicações, como uma infecção, por exemplo.

Para garantir uma rápida e correta cicatrização, a maioria dos tatuadores recomenda que se utilize produtos específicos que ajudem a cicatrização e evitem as infecções enquanto cuidam da pele, evitando que o resultado seja uma tatuagem enrugada, seca ou, inclusive, infeccionada, o que além de colocar a saúde em geral em perigo, pode acabar danificando a tatuagem e o desenho.

Falamos de usar sabão neutro para a lavagem diária e um creme cicatrizante para tatuagens. Porém, o que acontece se você não passa o creme cicatrizante na tatuagem recém feita? Este produto te ajudará a curar a ferida da tatuagem de maneira rápida e eficaz, mantendo a pele hidratada e em perfeitas condições.

Também é importante usar este tipo de cremes e pomadas para aliviar a zona e permitir que a tatuagem não perca seu brilho e cor. Não obstante, o uso de cremes aromatizados deve ser evitado, bem como a aplicação em grandes quantidades, porque pode atrapalhar a respiração cutânea. Sempre será necessário que uma camada fina de creme seja aplicada na pele, mas só o suficiente para garantir que o poro seja fechado rapidamente evitando que se perca muita tinta ou que a tatuagem não fique devidamente protegida.

Portanto, se você não usa pomada cicatrizante na tatuagem recém feita, vai demorar mais para cicatrizar, além de aumentar o risco de ter uma cicatrização ruim ou até mesmo de infecção, ainda mais se a higienização não for feita adequadamente. Também existe o risco de que o resultado final da tatuagem não seja o esperado, então o desenho pode ficar deformado ou com menos brilho e nitidez nas cores.

O que acontece se não hidratar a tatuagem - O que acontece se não hidratar a tatuagem

Qual pomada passar na tatuagem?

A pomada cicatrizante para tatuagem te ajuda a curar uma tattoo recém feita, manter o brilho, a cor e a cuidar da pele. Por isso, é muito importante utilizar pomadas específicas para tatuagens que proporcionem o melhor resultado e não qualquer pomada cicatrizante ou creme hidratante. Então, qual pomada passar na tatuagem?

Uma das pomadas mais populares é a Bepantol, um produto que tem alto contingente de dexpantenol, uma substância reconstituinte que ajuda no tratamento de peles irritadas, rachadas ou com queimaduras leves. Além disso, através de suas substâncias lipídicas, uma capa protetora fina é formada sobre a pele e atua como uma barreira de proteção, além de hidratar a pele e evitar desidratação.

Por quantos dias devo passar pomada na tatuagem?

Como você viu, a pomada bepantol para tatuagem será sua grande aliada na recuperação, mas por quantos dias se deve usar o Bepantol? Como você já sabe, o processo de cicatrização pode variar de pessoa para pessoa, no entanto, a recomendação é usar Bepantool para cicatrizar tatuagem durante os 15 primeiros dias.

Depois, durante os próximos 6 dias, você poderá usar um creme hidratante sem aromas e sem álcool que ajude a finalizar o processo de cura e a hidratar a tatuagem já cicatrizada. Quando for aplicá-lo, tenha muito cuidado para não acabar hidratando excessivamente e passar da quantidade adequada.

O que eu posso usar no lugar de Bepantol?

Além do Bepanthol, há outras marcas de pomadas para cicatrizar uma tatuagem recém feita que também são muito efetivas e que você poderá adquirir no próprio estúdio de tatuagem ou na farmácia. No entanto, te recomendamos seguir os cuidados sugeridos pelo/a tatuador/a , já que essa pessoa conhece perfeitamente os produtos específicos e os resultados que você obterá.

Procure nas farmácias por pomadas de alta qualidade para usar depois de fazer uma tatuagem, por filmes protetores para tatuagens, pois isso te ajudará durante os 5 primeiros dias (o/a profissional que te tatuou certamente colocará um em você e poderá te dar a quantidade necessária para os próximos dias) e por sabonetes neutros para que você realize a higienização da sua tatuagem e a mantenha sempre limpa.

Vaselina para tatuagem, faz bem?

Tome cuidado com a aplicação de outros tipo de produtos, como a famosa vaselina. Houve um tempo em que era muito comum usar vaselina para tatuagem, mas foi provado que isso traz mais males do que bem para a cicatrização e para a pele. Basicamente, será adequada para a criação de uma camada protetora que ajudará a evitar infecções que possam ocorrer por conta do contato com superfícies com bactérias. No entanto, o contra disso é que essa camada pode acabar ajudando a causa uma infecção, já que isola completamente a pele a impedindo de respirar e de transpirar o excesso de tinta. Aqui te explicamos com mais detalhes os Prós e contras de usar vaselina nas tatuagens.

Se você quiser recorrer a pomadas caseiras para ajudar na cicatrização, deverá prepará-las com propriedades antissépticas, cicatrizantes e antibacterianas, como o tomilho, o alecrim, a babosa, o mel, o óleo de rosa mosqueta, o óleo de melaleuca (em doses muito baixas) ou o óleo de amêndoas, entre outros. Lembre-se de que para usar esse tipo de creme você precisa se certificar de que o preparo foi adequado e ter muito cuidado, portanto, na verdade, sempre é melhor optar pelas fórmulas médicas que já pode comprar prontas no estúdio ou na farmácia.

Qual creme hidratante para tatuagem quando estiver cicatrizada?

Para terminar, ressaltamos que mesmo que a tatuagem tenha cicatrizado totalmente, cuidar e hidratar a pele continua sendo importante, da mesma forma que temos que fazer quando não temos tatuagem. Tirando o cuidado próprio com a pele, hidratar a zona e ajudar a cútis a se manter saudável servirá para que a tattoo continue bonita e fique conservada por mais muitos anos. Portanto, uma vez que sua tattoo esteja curada, qualquer creme hidratante corporal poderá ser aplicado. Se ainda nota a tatuagem inflamada, mesmo que seja pouco, espere antes de começar a usar cremes hidratantes normais e se for necessário consulte seu/sua tatuador/a antes de começar com o uso de outros cremes ou pomadas.

O que acontece se não hidratar a tatuagem - Qual pomada passar na tatuagem?

Como tratar uma tatuagem infeccionada

Se você não seguiu as recomendações anteriores, assim como as de seu/sua tatuador/a, e não utilizou os produtos adequados, pode ser que sintomas de infecção de tatuagem tenham começado a se manifestar. Notar muito relevo na zona tatuada, sentir muita dor, perceber a tatuagem vermelha, secreção e pus, bolhas e espinhas, bem como o aumento de temperatura e muita coceira, são sintomas de infecção mais comuns. Aqui te explicamos mais sobre Como saber se um tatuagem está infeccionada.

Se você se encontra nessa situação ou algum destes sintomas tenha aparecido e te deixou em dúvida, primeiramente te aconselhamos que recorra a seu/sua médico/a para que possa avaliar o grau de infecção e o estado da tatuagem. Não se esqueça de seguir todas as recomendações. Feito isso, as seguintes dicas também te ajudarão a saber como cuidar de uma tatuagem infeccionada:

  • Suspenda a aplicação de cremes cicatrizantes, assim evitará que a ferida transpire. Em vez disso, opte por pomadas que te ajudem tanto a cicatrizar quanto a desinfeccionar, como pomadas antibióticas, que são vendidas em farmácias com ou sem a necessidade de uma receita.
  • Lave a tatuagem adequadamente com sabão neutro e água morna pelo menos 3 vezes ao dia. É muito importante que você sempre mantenha a ferida limpa para evitar complicações.
  • Seque a tatuagem completamente com papel toalha, dando toques suaves, sem esfregar ou raspar.
  • Não coce a tatuagem, mesmo que ela esteja coçando. A crosta deve secar e cair sozinha.
  • Para reduzir a coceira, a irritação e a inflamação produzidas pela infecção, você pode aplicar gelo com um pano de algodão totalmente limpo ou uma toalha úmida durante alguns minutos.
  • Deixe que a ferida respire para acelerar a recuperação. Procure usar roupas folgadas e transpiráveis ou deixar a área tatuada o mais livre possível para que respire adequadamente.
  • Evite expor sua tattoo ao sol, posto que junto à infecção, os raios ultravioleta podem queimá-la e fazer com que perca completamente sua cor.

Aqui te ensinamos detalhadamente a Como cuidar de uma tatuagem nova.

Leve em conta que para qualquer tipo de tatuagem os cuidados são vitais para preservar a sua saúde e conseguir o melhor resultado do desenho, mas há casos, como o da escarificação, que requerem atenção redobrada por apresentarem mais riscos à saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se não hidratar a tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

O que acontece se não hidratar a tatuagem
1 de 3
O que acontece se não hidratar a tatuagem

Voltar ao topo da página