Desodorantes Naturais

Como fazer desodorante caseiro para axilas

Como fazer desodorante caseiro para axilas

Cada vez mais as pessoas querem aprender a preparar desodorantes naturais e caseiros para, assim, evitar que os químicos e agentes nocivos que se encontram nos desodorantes convencionais possam penetrar pelos poros e, portanto, prejudicar nossa saúde. Existe muita controvérsia com respeito aos perigos do uso de desodorantes fabricados de forma industrial e, por este motivo, neste artigo do umCOMO mostramos-lhe como fazer desodorante caseiro para axilas indicando a você alguns produtos naturais e receitas que poderá preparar facilmente em casa e estar protegido do mau cheiro do suor sem correr nenhum tipo de risco.

Também lhe pode interessar: Como fazer desodorante caseiro

Passos a seguir:

1

Por que se estão na moda os desodorantes caseiros e naturais? Porque cada vez existe mais controvérsia com os convencionais, já que contêm componentes que podem chegar a ser tóxicos e nocivos para a nossa saúde; de fato, relaciona-se o uso de alguns desodorantes com o aparecimento de doenças como o câncer de mama.

Quando compra um desodorante industrial, por acaso repara nos componentes que o compõem? Seguramente a resposta será que não e, o certo é que há muitos destes compostos que são prejudiciais para a pele. O cloridrato de alumínio (ou também denominado "sais de alumínio") é um dos componentes mais prejudiciais porque tampam o poro e, portanto, evitam que nossa pele possa respirar.

Um bom desodorante não deve bloquear o poro já que precisa transpirar para poder regular a temperatura; o que deve fazer é reduzir o cheiro das bactérias que se acumulam na axila e que são as culpadas de que nos sintamos desconfortáveis quando suamos. Mas NÃO devemos bloquear o suor, mas apenas controlar o cheiro.

Neste outro artigo do umCOMO dizemos-lhe porque as axilas cheirão mal.

Como fazer desodorante caseiro para axilas - Passo 1
2

Para poder fazer desodorante caseiro para axilas vamos utilizar produtos naturais que ajudam a regular as bactérias que se acumulam no corpo e, portanto, a reduzir a presença de maus cheiros. Um dos ingredientes básicos será o bicarbonato de sódio, já que é um potente antibacteriano que conseguirá regular ao máximo o cheiro do nosso suor.

Para aproveitar seus benefícios pode, simplesmente, misturar uma colher deste produto com água, misturar e, depois, aplicá-lo sobre as axilas. Com esta fórmula tão simples conseguirá controlar o acúmulo de bactérias e consequentemente o mau cheiro.

Neste outro artigo mostramos-lhe como fazer desodorante com bicarbonato.

3

Outro produto natural perfeito para poder fazer um desodorante caseiro para as axilas é o limão. Esta fruta é ideal para controlar as bactérias pois é antibacteriana e, além disso, um potente limpador cutâneo que manterá afastada qualquer impureza da pele. No entanto, pode ser que, devido ao ácido do limão, sinta um pouco de secura na zona, por isso pode misturar o limão com outros produtos hidratantes naturais.

Em seguida, damos-lhe a receita para preparar este desodorante:

  • O suco de 1 limão espremido
  • 1 colherzinha de azeite

Misture ambos ingredientes e aplique em suas axilas; deixe que seque ao ar livre para, assim, permitir que suas propriedades penetrem nas camadas mais profundas da derme.

4

Os óleos essenciais também são perfeitos para poder controlar as bactérias acumuladas em algumas partes do corpo e ao mesmo tempo contribuem com um aroma fresco e muito agradável com o que se sentirá muito cômodo. A grande maioria destes óleos contam com propriedades antibacterianas, portanto, são ideais para poder preparar um desodorante para as axilas de forma natural.

A seguir vamos dar a receita de um destes desodorantes:

  • 100 ml de água
  • 20 ml de álcool de 90°
  • 4 colheradas de alecrim
  • 5 gotas de essência de limão
  • 10 gotas de extrato de hamamélis

Para preparar este produto primeiro temos que colocar para ferver as folhas de alecrim e fazer uma infusão; quando estiverem prontas, deixe que repousem durante 10 minutos e depois, extraia as folhas. Acrescente o resto dos produtos ao líquido e pode guardar em um recipiente em uma zona seca para que possa aproveitar várias vezes este desodorante.

Como fazer desodorante caseiro para axilas - Passo 4
5

Veja agora outra receita com a qual poderá fazer um desodorante caseiro para axilas que desprenderá um cheiro impecável e que, além disso, reduzirá a presença de bactérias. Trata-se de aproveitar as propriedades da laranja, uma fruta com propriedades antibacterianas e que contribui com um aroma delicioso e muito agradável para qualquer hora do dia.

Para elaborar este produto precisará dos seguintes ingredientes:

  • 3 cascas de limão
  • 3 cascas de laranja
  • 1 litro de água
  • 3 colheradas de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de sal marinho

Comece raspando as cascas e coloque-as para ferver em uma panela com água suficiente. Deixe que fervam durante 10 minutos e depois extraia as cascas para ficar só com o líquido; deixe esfriar e acrescente sal marinho e bicarbonato. Misture todos os produtos e já poderá aplicar sobre as axilas e beneficiar do seu efeito adstringente e antibacteriano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer desodorante caseiro para axilas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edmeia Bizarro Mirisola
Estou me encantando com as receitas. Gosto de óleos essenciais. Posso utilizar as mesmas receitas. Vou experimentar com os produtos in natura. Grata.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edmeia! Que bom saber que as receitinhas são do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 3
Como fazer desodorante caseiro para axilas