Partilhar

Como hidratar a pele do nariz ressecado

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 23 novembro 2017
Como hidratar a pele do nariz ressecado

As temperaturas baixas do inverno trazem o problema incômodo da pele seca, especialmente nas mãos, nos pés e no nariz. A pele escamosa e a vermelhidão do nariz podem deixar uma pessoa parecendo uma rena, não é mesmo? Existem vários fatores que provocam o ressecamento da pele em redor do nariz, como alergias, baixa umidade, frio e outras condições ambientais. Pode ainda ser provocado por alergias, gripes e resfriados, tão próprias desta temporada do ano. Gostaria de saber como tratar a pele seca e áspera do nariz? Continue lendo esse artigo do umComo para saber como hidratar a pele do nariz ressecado e acabe com o problema de vez.

Causas

Existem várias fatores que influenciam o estado da pele do nariz. Para hidratar a pele do nariz ressecado, é importante conhecer a causa do problema. Saiba quais são:

  • Desidratação: A desidratação é a causa mais comum do ressecamento da pele do nariz. A pele necessita de água para manter um aspeto saudável e bonito. Contudo, fatores como o frio ou o calor excessivo podem remover a umidade da pele, fazendo com que resseque e repuxe. Isso pode resultar em rachaduras, descamação e vermelhidão na zona do nariz, uma vez que essa é uma superfície pequena que revela a desidratação de forma pronunciada.
  • Psoríase: A psoríase é uma doença crônica não contagiosa que provoca descamação e manchas vermelhas na pele. A psoríase facial provoca erupções cutâneas na zona do nariz que deixam o paciente com uma coceira severa, devendo ser tratada com medicamentos tópicos com esteroides na sua composição. Conheça os tipos de psoríase e fotos, entrando no artigo.
  • Coceira: O tempo frio é uma das razões mais comuns dos danos da pele. Como a umidade do rosto diminui, existe uma grande probabilidade de ressecar e coçar. O rosto deve ser tratado e protegido de forma adequada na estação fria de forma a manter a umidade necessária para uma pele saudável.
  • Químicos: Uma possível razão para a sua pele estar escamando e repuxando é o uso de cosméticos que contêm produtos químicos abrasivos na sua composição. Os sabões e outros produtos de limpeza facial tendem a desidratar a pele, devendo ser substituídos por produtos cremosos para evitar ressecamento e danos permanentes como manchas vermelhas e castanhas.
  • Resfriado: É muito comum encontrar uma pessoa resfriada com nariz vermelho e pele seca. A repetição constante da limpeza do nariz resseca a pele, pelo que o papel usado para limpar essa zona deve ser macio. Uma excelente alternativa é limpar o nariz com água e secá-lo para evitar o ressecamento excessivo da pele.
Como hidratar a pele do nariz ressecado - Causas

Prevenção

Quando o tempo frio e seco ataca a pele do seu nariz, a solução é prevenir o ressecamento e apostar na hidratação:

  • O ideal é que, ao sair à rua com temperaturas baixas, você use um lenço no rosto para proteger o nariz dos fatores externos.
  • Caso você esteja resfriado, beba muita água para manter a umidade da pele.
  • Ao fazer a limpeza do pingo do nariz, o ideal é investir em um lenço macio de tecidos moles ou em lenços úmidos embebidos em loção hidratante.
  • Evite tecidos ásperos e toalhas de papel ao limpar o nariz para prevenir descamação e rachaduras.

A maioria das pessoas apenas cumpre estes conselhos depois da descamação ter início, o que pode ser evitado com a antecipação do problema.

Tratamento

Se é demasiado tarde para prevenir e o seu nariz já enfrenta rachaduras e ressecamento, esses são os passos para tratá-lo:

  • Mantenha o seu corpo hidratado, bebendo entre 6 e 8 copos de água diariamente. Isso vai ajudar a eliminar a secura da pele em todo o corpo, incluindo mãos e pés. Esse artigo pode ajudar a beber mais água diariamente.
  • O estresse e a falta de sono também podem estar contribuindo para o ressecamento da sua pele. Alguns exercícios de meditação e uma correta higiene do sono são essenciais nessa fase. Acesse esse artigo para saber como meditar para iniciantes.
  • Se a sua pele está descamando de forma severa, é possível que apareçam cravos e manchas escuras compostas por células mortas que entopem os poros. Esfolie a pele regularmente com um produto gentil, uma lufa ou mesmo uma toalha de forma a remover a pele morta do seu nariz.
  • Aposte em cremes com vitamina E para repôr a hidratação da sua pele. Confira como aplicar vitamina E na pele, acessando esse artigo. Produtos enriquecidos com Aloé Vera ou azeite de oliva também são uma excelente aposta. A vaselina e os óleos corporais também podem beneficiar muito as rachaduras.
  • Descarte sabões ásperos e lave o rosto com água morna, limpando suavemente.
  • Coloque um umidificador em sua casa. O ambiente pode estar extremamente seco, o que agrava o problema do ressecamento da pele do nariz.
  • Evite lavar a pele do nariz com água muito quente.

Dica: Confira também esse artigo para saber como curar ferida no nariz com métodos eficazes.

Como hidratar a pele do nariz ressecado - Tratamento

Receita de hidratante

Se a sua pele está descamando na zona do nariz e não tem produtos para solucionar o problema em casa, aposte nessa receita caseira de hidratante para o ressecamento facial:

Ingredientes

  • 3 gramas de cera de abelha
  • 30 ml de óleo de calêndula
  • 4 gramas de óxido de zinco
  • 10 gramas de manteiga de karité
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda

Preparação

Coloque a cera de abelha em banho-maria, em fogo baixo, até derreter. Junte a manteiga de karité. Quando derreter, misture com a cera de abelha. Desligue o fogo e junte o óleo de calêndula e misture. Acrescente o óxido de zinco e o óleo de lavanda, misturando bem. Transfira a mistura para um recipiente esterilizado com tampa. Deixe esfriar e tampe. Conserve em um local arejado e fresco até dois meses. Passe o produto na pele do nariz duas vezes por dia e evite a exposição solar.

Essa receita possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, ajudando a hidratar e acalmar a descamação e ressecamento da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como hidratar a pele do nariz ressecado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como hidratar a pele do nariz ressecado

O que lhe pareceu o artigo?

Como hidratar a pele do nariz ressecado
1 de 3
Como hidratar a pele do nariz ressecado

Voltar ao topo da página