Partilhar

Propriedades do cranberry para a pele

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 dezembro 2019
Propriedades do cranberry para a pele

O oxicoco, cranberry ou arando, é um fruto cuja origem se encontra nas zonas mais ao norte da América, Europa e Ásia. Caracteriza-se por ter um sabor muito ácido e por seu alto conteúdo de vitaminas, antioxidantes e minerais que fazem dele um fruto frequentemente utilizado, tanto como remédio medicinal natural como na cosmética, principalmente para cuidar da pele. Neste artigo do umCOMO vamos revelar as propriedades do cranberry para a pele e seus diferentes tratamentos estéticos.

Propriedades gerais do arando

Entre as propriedades gerais do cranberry encontra-se uma fonte de minerais como o manganês, o sódio e o potássio, além de ter um alto conteúdo de vitamina A e C. Também se incluem entre as suas propriedades a pectina (fibra vegetal), proteínas vegetais, frutose e compostos polifenólicos (antioxidantes).

O oxicoco é utilizado com frequência como remédio natural por sua ótima ação contra as bactérias no caso de problemas digestivos e de bexiga, principalmente quando se trata de cistite ou de uma infecção detectada na urina. Também é preciso destacar outras propriedades do cranberry:

  • Previne as infecções urinárias e ajuda a aliviar os sintomas destas infecções graças às suas proantocianidinas (PAC) que são um composto polifenólico que ajuda a diminuir a aderência de Escherichia coli nas vias urinárias.
  • Seu alto conteúdo de vitamina C mantém saudável o nosso sistema imunológico.
  • Este fruto também ajuda a manter os níveis de colesterol em estado adequado e protege os vasos sanguíneos.

Ainda que as propriedades do oxicoco sejam bastante benéficas para a nossa saúde, é sempre recomendável, caso sofra de alguma infecção de urina, digestiva ou de qualquer tipo, que vá a um especialista para encontrar as causas da infecção e estabelecer um tratamento específico para se recuperar de forma segura.

Propriedades do cranberry para a pele - Propriedades gerais do arando

Benefícios e propriedades do cranberry para a pele

Os arandos são uma grande fonte de antioxidantes, como as vitaminas A e C, uma propriedade ideal para o cuidado da pele. Estes são os benefícios que nossa pele pode obter graças às propriedades do arandos:

  • Este fruto ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e a deixá-la bem mais suave, principalmente mais saudável graças ao seu alto conteúdo de antioxidantes e fitoquímicos, nutrientes que nos protegem de algumas doenças da pele.
  • A vitamina A que os oxicocos proporcionam ajuda a controlar os níveis de oleosidade da pele e a diminuir a acumulação de gordura. Também ajudará você a melhorar os vasinhos estourados em seu rosto ou a acne, caso tenha algum destes problemas.
  • As antocianinas deste fruto, antioxidantes com pigmentação azulada, servem para que a pele tenha uma aparência mais jovem e mais firme. Esta propriedade também tem influência em uma melhor circulação do sangue, o que favorece uma pele mais brilhante.
  • Também conta com propriedades anti-inflamatórias que nos protegem do aparecimento de possíveis manchas na pele e inflamações na mesma, que podem ser provocadas por diversos agentes como o sol ou reações alérgicas.
Propriedades do cranberry para a pele - Benefícios e propriedades do cranberry para a pele

Tratamentos com cranberry para a pele

O cranberry e suas valiosas propriedades podem ser aproveitadas de diferentes formas. Caso tenha vontade de tomá-lo de forma natural, recomendamos acompanhá-lo de outros alimentos pois têm um sabor bastante ácido. Também pode comprar oxicocos secos ou desidratados que, além de serem mais doces, podem ser conservados por um período de tempo maior. No entanto, se não gosta do sabor do cranberry mas quer aproveitar seus diferentes benefícios e propriedades, também existe a possibilidade de tomar em forma de comprimidos ou cápsulas.

Máscara de cranberry, aveia e azeite de oliva

Nesta máscara utilizamos a aveia e o azeite de oliva pois ambos são hidratantes potentes. Para fazê-la, você precisará de:

  • 50 gramas de cranberry
  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

A única coisa que temos que fazer é misturar o cranberry com uma colher de aveia e outra de azeite de oliva e bater até que os ingredientes fiquem bem misturados. Depois de feita, só tem que aplicar esta máscara na zona do corpo que deseja, deixar atuar 15 minutos e retirar com água em abundância após esse tempo.

Máscara facial de cranberry e água

Para fazer esta outra máscara com cranberry precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de cranberry
  • 1/2 xícara de água morna

Para preparar a máscara tem que bater a meia xícara de cranberry até obter um suco e depois misturar com a meia xícara de água morna que indicamos antes. Para aplicar, pegue em uma toalha, molhe na mistura e deixe repousar sobre o rosto por 15 minutos. Após esse tempo de repouso, lave bem o rosto com água abundante e fria.

Contraindicações e efeitos secundários do cranberry

Entre as principais contraindicações e efeitos secundários do cranberry devem ser destacadas as seguintes:

  • Se é um pessoa alérgica ao ácido benzoico e/ou ao ácido acetilsalicílico deve consumir este fruto de forma muito moderada, pois o cranberry tem um alto conteúdo destas substâncias.
  • Vá ao médico especialista antes de começar a consumi-lo se estiver grávida ou durante a fase de lactação.
  • Se estiver utilizando algum medicamento ou tratamento anticoagulante deve evitar o consumo deste fruto.

Se gostou de conhecer as propriedades do cranberry para a pele, também vai gostar de saber quais são as melhores frutas para a pele.

Propriedades do cranberry para a pele - Contraindicações e efeitos secundários do cranberry

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades do cranberry para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Propriedades do cranberry para a pele

O que lhe pareceu o artigo?

Propriedades do cranberry para a pele
1 de 4
Propriedades do cranberry para a pele

Voltar ao topo da página