Como fazer escalda-pés caseiro


Escalda-pés é uma técnica muito antiga que consiste em deixar os pés de molho e além da sensação de relaxamento, também promete aliviar sintomas que vão do estresse à gripe. A base de tudo é a água quente em uma bacia para os pés, mas existem diferentes formas de fazer um escalda pés para distintas finalidades. Além de todos os benefícios, essa técnica também é muito procurada já que pode ser feita em casa. Para te ajudar, o umCOMO selecionou informações para te ensinar como fazer um escalda-pés caseiro.
Como fazer um escalda-pés caseiro para relaxar
O escalda-pés para relaxar tem o principal objetivo de estimular a circulação sanguínea de uma forma agradável. Não existem muitos segredos para essa técnica, escolher elementos relaxantes e acertar a temperatura da água são o mais importante. Para que o relaxamento seja completo, escolha um ambiente agradável, uma cadeira ou poltrona confortável e, se quiser, crie uma atmosfera relaxante com música ambiente, incenso ou velas e uma iluminação aconchegante.
Uma receita bem simples para preparar um escalda-pés relaxante e a seguinte:
- Ferva 2 litros de água, ou, prepare 8 xícaras de chá de camomila
- Coloque na bacia (se quiser que fique morna logo, misture com um pouco de água fria)
- Adicione 1 colher de sopa de suas ervas medicinais relaxantes preferidas. Você pode comprá-las ou plantar e secar em casa.
- Algumas sugestões de ervas relaxantes e aromáticas são: folhas e flores de camomila, folhas de hortelã, folhas secas de melissa, sementes de erva-doce
- Espere a água atingir uma temperatura morna e agradável
- Mergulhe os seus pés e descanse por 15 ou 20 minutos
- Se a água for esfriando, você pode deixar uma caneca de água quente e ir adicionando aos poucos para manter a temperatura da água
- Seque os pés
- Finalize com uma hidratação com creme ou óleo nos pés. Se quiser fazer massagem, ou tiver alguém que faça para você, perfeito!
Dica: você também pode adicionar sal grosso e essências aromáticas ao seu escalda-pés relaxante. Apenas tome cuidado para que o aroma das essências não fique muito forte e enjoativo.

Como fazer um escalda-pés caseiro para mal-estar
Os benefícios dessa técnica milenar vão além do relaxamento e cuidados com os pés. Uma imersão quente nos pés pode ajudar a aliviar sintomas como resfriado, cólica, dor de cabeça, dor de garganta, gripe, estresse e muitos outros sintomas que te fazem sentir indisposto. A água quente causa uma vasodilatação que ajuda o sangue a circular bem em todas as partes do corpo
Como esse tipo escada-pés caseiro é indicado para pessoas que estão doentes, ele pode ser feito na cama, com a pessoa deitada. Para não correr o risco de derrubar água no colchão, recomenda-se que ao invés da bacia se utilize um balde.
- Ferva 2 litros de água
- Encha o fundo do balde com essa água
- Quando a água atingir uma temperatura tolerável, fique deitado na cama de barriga para cima e peça para que alguém que ajude a colocar os pés dentro do balde. As suas pernas ficam em uma posição dobrada. Cuidado para não derrubar o balde.
- Cubra-se
- Em caso de febre ou estresse, use uma compressa de água fria sobre a testa
- Repouse por 15 ou 20 minutos e mantenha a temperatura da água sempre quente (temperatura suportável) com uma jarra de água quente próxima à cama
- Passado o tempo do escalda-pés, seque os pés e descanse.
Como fazer um escalda-pés caseiro para pedicure
O escalda-pés antes de fazer as unhas dos pés também é um procedimento muito conhecido para amaciar a pele dos pés e amolecer a cutícula, facilitando o seu manuseio. Esse tipo de tratamento deixa os pés prontos para receber cuidados e com a pele renovada.
- Retire qualquer vestígio de esmalte que você tenha nas unhas dos pés
- Corte e lixe as unhas dos pés
- Prepare uma bacia com 2 litros de água em temperatura suportável (mais para quente do que para morna)
- Se quiser, adicione 250 ml de vinagre de maçã e 1 colher de sopa de sal grosso
- Mergulhe os pés por 10 minutos
- Retire os pés e seque o excesso de água
- Utilize um creme esfoliante para os pés e massageie todas as partes do seu pé
- Enxágue na própria água do escalda-pés
- Seque os pés e continue o procedimento de pedicure como está acostumada

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer escalda-pés caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.