PARTILHAR

Como fazer escalda-pés caseiro

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 2 março 2017
Como fazer escalda-pés caseiro

Escalda-pés é uma técnica muito antiga que consiste em deixar os pés de molho e além da sensação de relaxamento, também promete aliviar sintomas que vão do estresse à gripe. A base de tudo é a água quente em uma bacia para os pés, mas existem diferentes formas de fazer um escalda pés para distintas finalidades. Além de todos os benefícios, essa técnica também é muito procurada já que pode ser feita em casa. Para te ajudar, o umCOMO selecionou informações para te ensinar como fazer um escalda-pés caseiro.

Também lhe pode interessar: Como fazer esfoliante de morango caseiro

Como fazer um escalda-pés caseiro para relaxar

O escalda-pés para relaxar tem o principal objetivo de estimular a circulação sanguínea de uma forma agradável. Não existem muitos segredos para essa técnica, escolher elementos relaxantes e acertar a temperatura da água são o mais importante. Para que o relaxamento seja completo, escolha um ambiente agradável, uma cadeira ou poltrona confortável e, se quiser, crie uma atmosfera relaxante com música ambiente, incenso ou velas e uma iluminação aconchegante.

Uma receita bem simples para preparar um escalda-pés relaxante e a seguinte:

  1. Ferva 2 litros de água, ou, prepare 8 xícaras de chá de camomila
  2. Coloque na bacia (se quiser que fique morna logo, misture com um pouco de água fria)
  3. Adicione 1 colher de sopa de suas ervas medicinais relaxantes preferidas. Você pode comprá-las ou plantar e secar em casa.
  4. Algumas sugestões de ervas relaxantes e aromáticas são: folhas e flores de camomila, folhas de hortelã, folhas secas de melissa, sementes de erva-doce
  5. Espere a água atingir uma temperatura morna e agradável
  6. Mergulhe os seus pés e descanse por 15 ou 20 minutos
  7. Se a água for esfriando, você pode deixar uma caneca de água quente e ir adicionando aos poucos para manter a temperatura da água
  8. Seque os pés
  9. Finalize com uma hidratação com creme ou óleo nos pés. Se quiser fazer massagem, ou tiver alguém que faça para você, perfeito!

Dica: você também pode adicionar sal grosso e essências aromáticas ao seu escalda-pés relaxante. Apenas tome cuidado para que o aroma das essências não fique muito forte e enjoativo.

Como fazer escalda-pés caseiro - Como fazer um escalda-pés caseiro para relaxar

Como fazer um escalda-pés caseiro para mal-estar

Os benefícios dessa técnica milenar vão além do relaxamento e cuidados com os pés. Uma imersão quente nos pés pode ajudar a aliviar sintomas como resfriado, cólica, dor de cabeça, dor de garganta, gripe, estresse e muitos outros sintomas que te fazem sentir indisposto. A água quente causa uma vasodilatação que ajuda o sangue a circular bem em todas as partes do corpo

Como esse tipo escada-pés caseiro é indicado para pessoas que estão doentes, ele pode ser feito na cama, com a pessoa deitada. Para não correr o risco de derrubar água no colchão, recomenda-se que ao invés da bacia se utilize um balde.

  1. Ferva 2 litros de água
  2. Encha o fundo do balde com essa água
  3. Quando a água atingir uma temperatura tolerável, fique deitado na cama de barriga para cima e peça para que alguém que ajude a colocar os pés dentro do balde. As suas pernas ficam em uma posição dobrada. Cuidado para não derrubar o balde.
  4. Cubra-se
  5. Em caso de febre ou estresse, use uma compressa de água fria sobre a testa
  6. Repouse por 15 ou 20 minutos e mantenha a temperatura da água sempre quente (temperatura suportável) com uma jarra de água quente próxima à cama
  7. Passado o tempo do escalda-pés, seque os pés e descanse.

Como fazer um escalda-pés caseiro para pedicure

O escalda-pés antes de fazer as unhas dos pés também é um procedimento muito conhecido para amaciar a pele dos pés e amolecer a cutícula, facilitando o seu manuseio. Esse tipo de tratamento deixa os pés prontos para receber cuidados e com a pele renovada.

  1. Retire qualquer vestígio de esmalte que você tenha nas unhas dos pés
  2. Corte e lixe as unhas dos pés
  3. Prepare uma bacia com 2 litros de água em temperatura suportável (mais para quente do que para morna)
  4. Se quiser, adicione 250 ml de vinagre de maçã e 1 colher de sopa de sal grosso
  5. Mergulhe os pés por 10 minutos
  6. Retire os pés e seque o excesso de água
  7. Utilize um creme esfoliante para os pés e massageie todas as partes do seu pé
  8. Enxágue na própria água do escalda-pés
  9. Seque os pés e continue o procedimento de pedicure como está acostumada
Como fazer escalda-pés caseiro - Como fazer um escalda-pés caseiro para pedicure

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer escalda-pés caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer escalda-pés caseiro
1 de 3
Como fazer escalda-pés caseiro

Voltar ao topo da página ↑