Partilhar
Partilhar em:

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto

Avaliação: 4,5 (3622 votos)
32 comentários
188 vezes partilhado

A esfoliação é um dos passos imprescindíveis para manter uma rotina de beleza que nos faça sentir sempre bonitas. E quando se trata do nosso rosto é essencial, pois ajuda-nos a realçar a nossa beleza natural e a manter uma pele saudável. E o melhor é que este tipo de produtos não têm necessariamente de ser comprados numa loja, pode fazê-los em casa de uma forma simples e com produtos muito econômicos. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como fazer esfoliantes caseiros para o rosto, assim como a melhor forma de os aplicar para ter uma pele perfeita sem complicações.

Também lhe pode interessar: Como fazer esfoliante de fubá

Por que é importante esfoliar o rosto

A esfoliação facial é uma tarefa muito importante para a pele do rosto, pois em termos gerais permite eliminar todas as células mortas acumuladas e proporcionar uma maior suavidade e brilho à pele, além de ajudar a diminuir cicatrizes e marcas na pele.

Com a esfoliação, a pele do rosto pode realizar o seu processo de regeneração celular corretamente tendo como resultado uma pele muito mais oxigenada e hidratada. Entre os principais benefícios da esfoliação destacam-se os seguintes:

  • Pele mais limpa, sedosa, radiante e bonita.
  • Eliminação de todas as impurezas e prevenção da formação de novas.
  • Reativa a microcirculação sanguínea da zona, o que ajuda também a eliminar líquidos acumulados e a prevenir o inchaço.
  • Reduz a produção excessiva de sebo e evita o aparecimento de brilhos no rosto.
  • Os tratamentos faciais e os cremes hidratantes e anti-idade funcionam muito melhor em uma pele esfoliada, pois os seus princípios ativos podem penetrar nela por completo.

Por tudo isso, recomenda-se esfoliar a pele do rosto uma vez por semana, no mínimo, embora esta frequência possa variar em função do tipo de pele e das necessidades da mesma:

  • Peles secas: será suficiente uma esfoliação semanal usando um esfoliante suave.
  • Peles oleosas: duas vezes por semana para eliminar o excesso de oleosidade.
  • Peles sensíveis: uma vez a cada 15 dias com um esfoliante hipoalergênico.

Esfoliante de açúcar e azeite

Um dos esfoliantes caseiros para o rosto mais econômicos e eficazes que podemos encontrar é o açúcar, de preferência de grão fino para evitar prejudicar-nos o rosto. O melhor é combiná-lo com um azeite super hidratante, reparador e anti-idade como o azeite de oliva ou óleo de coco para conseguir uma pele radiante e cheia de vida. Os ingredientes que vai precisar são os seguintes:

  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem ou de óleo de coco

Tratamento: misture ambos os ingredientes até obter uma pasta granulosa. Aplique sobre o rosto bem limpo fazendo movimentos circulares sempre ascendentes, sem aplicar força.

Esfoliante de aveia e leite

A aveia é outra grande aliada para esfoliar o rosto em casa, pois este cereal tão saudável permite limpar a pele em profundidade, pois absorve toda a sujidade e reduz bastante o excesso de gordura. Além disso, é muito hidratante e calmante, pelo que não danifica a pele em nenhum momento. Os ingredientes que vai precisar são:

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1/4 xícara de leite

Tratamento: misture a aveia em flocos com o leite, deixando os flocos no leite durante cerca de 10 minutos, o resultado deverá ser uma camada com uma certa espessura. Aplique-a no rosto e deixe atuar durante 15 minutos, esta máscara irá ajudar a hidratar a pele, sendo perfeita para peles secas, se a sua for oleosa substitua o leite por água.

Além disso, se quer descobrir outras máscaras com este ingrediente, convidamos a consultar o nosso artigo sobre como fazer máscaras faciais de aveia.

Esfoliante de mel

O mel é um dos produtos mais usados para a beleza, um ingrediente que faz com que a nossa pele fique bonita e cheia de vida. Pode preparar uma máscara esfoliante para o rosto com ele, uma vez que elimina toxinas e células mortas da pele, proporciona umectação e previne a formação de impurezas. Para isso vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 amêndoas moídas
  • 1 colher de chá de suco de limão

Tratamento: misture o mel, as amêndoas moídas e o suco de limão. Aplique com suavidade e deixe atuar no rosto durante 15 minutos, de seguida retire com água fria e notará de imediato que a sua pele parece revitalizada, suave e muito hidratada.

Além disso, pode descobrir outras soluções no nosso artigo como fazer máscaras de mel para o rosto.

Máscara esfoliante de cenoura

Outra máscara para eliminar as células mortas do rosto muito simples de fazer é a de cenoura. Este vegetal além de proporcionar uma boa limpeza, vai ajudar a favorecer a produção de colágeno e, por isso, vai ajudar a manter a pele cheia de vida, luminosa e jovem. É uma boa aliada para as peles maduras e para prevenir os sinais da idade. Também ajuda a reduzir a visibilidade das manchas e as marcas da pele do rosto. Vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 cenoura
  • Um pouco de creme hidratante facial

Tratamento: limpe e descasque muito bem a cenoura, corte-a em pedaços e coloque-a no liquidificador para triturá-la um pouco, o resultado deverá ser uma pasta com textura. Misture com um pouco de creme hidratante próprio para o rosto e aplique durante 15 minutos. Verá como consegue eliminar as células mortas e dar uma maior vitalidade à sua pele.

Esfoliante de argila

A argila também é outro dos melhores remédios caseiros para esfoliar a pele ao qual pode recorrer. Isto porque limpa e depura a pele, favorece a sua regeneração, elimina impurezas e combate a acne e as inflamações. Para a preparar vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de argila
  • 3 colheres de sopa de água

Tratamento: deverá misturar apenas, usando uma colher de madeira, a argila verde, vermelha ou branca com um pouco de água até criar uma pasta.

No seguinte artigo pode ver outras receitas benéficas de máscaras de argila para o rosto.

Esfoliante de chocolate

Além de ser uma delícia, o chocolate também tem excelentes propriedades para a pele. É hidratante, combate a inflamação e tem uma grande quantidade de antioxidantes, pelo que permite obter uma pele rejuvenescida e mais radiante. Se quer usá-lo como loção esfoliante, reúna o seguinte:

  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou de óleo de amêndoas

Tratamento: misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea e granulosa. Depois aplique por todo o rosto fazendo massagens suaves e circulares, deixe atuar durante 10 ou 15 minutos e enxague com água morna.

Esfoliante de café

E se além de fazer esfoliantes caseiros para o rosto que lhe ajudem a acabar com todas as células mortas, quer combater outros sinais como as olheiras e conseguir firmar e dar suavidade à pele, então a sua melhor opção é o café. Para fazer este esfoliante reúna os seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de café moído
  • 1/4 de xícara de açúcar

Tratamento: em um recipiente, misture o café com o açúcar e depois adicione pouco a pouco o azeite escolhido. Mexa e aplique a pasta obtida sobre o rosto ligeiramente úmido fazendo massagens circulares. Após uns 10 ou 15 minutos retire com água morna em abundância.

Esfoliante de arroz

Para finalizar, propomos-lhe um dos esfoliantes faciais favoritos das mulheres asiáticas, que têm uma pele de porcelana sem rasto de impurezas nem imperfeições. Esta loção consiste em aproveitar os benefícios cosméticos do arroz, um cereal que limpa a pele, desobstrui os poros, tonifica, reduz as manchas e combate o envelhecimento. Para o preparar, vai precisar do seguinte:

  • 1/2 xícara de arroz branco
  • 2 colheres de sopa de água
  • 5 gotas de óleo de coco

Tratamento: converta o arroz em pó fino, misture-o com a água e com o óleo de coco. Utilize a mistura para fazer a esfoliação com massagens circulares no rosto. Após uns minutos, enxague com água morna em abundância.

Descubra mais detalhes sobre este tratamento no artigo Como fazer um esfoliante de arroz.

Lembre-se que não se tratar apenas de criar uma boa máscara caseira para esfoliar a pele do rosto, mas sim de o saber fazer da forma correta, por isso preparamos um artigo com o passo a passo de uma boa esfoliação para conseguir melhores resultados.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (32)

Escrever comentário sobre Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto

32 comentários
A sua avaliação:
ivanise santos
onde posso guardar dentro ou fora da geladeira?
Vanessa Lopes
Oi Ivanise! No caso destes esfoliantes pode guardar fora da geladeira, mas em um recipiente com tampa. Mas é sempre melhor fazer pequenas quantidades à medida que for precisando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
LARISSA CRISTINA
Gostaria de receber dicas de como acabar com os cravos que possuo principalmente no nariz
Vanessa Lopes
Oi Larissa! Para acabar com os cravos do nariz, siga estas dicas: http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-cravos-do-nariz-23843.html
A sua avaliação:
Bruna
Pode ser qualquer tipo de açúcar?
Vanessa Lopes
Oi Bruna! Deve usar de preferência açúcar branco de grão fino. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eduardo fernandes
posso por o oleo de amendoa em vez de azete??
A sua avaliação:
josenilza
gostaria de receber receitas no meu e-mail.
Vanessa Lopes
Oi Josenilza! Que outro tipo de receitas caseiras você gostaria de receber?
maria
demais gostei muito da dica
Vanessa Lopes
Oi Maria! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Guilherme
A utilização da esfoliação com o açúcar, ajuda no tratamento das espinhas?
Vanessa Lopes
Oi Guilherme! Se está procurando por esfoliantes indicados para peles com acne, então confira as dicas deste artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-esfoliantes-para-a-acne-24328.html
Eleonilson
Eu ja passo açúcar e mesma coisa passar açúcar e Argila ou sao para cuidados diferentes
Carina
Oi! Depois q eu fizer a esfoliação no rosto com açúcar e o óleo de amêndoas eu posso lavar o rosto com um sabonete neutro ou somente com água? Obrigada!
Vanessa Lopes
Oi Carina! Após a esfoliação, a recomendação é lavar o rosto com um gel ou sabão adequado ao seu tipo de pele. Depois aplique o seu creme hidratante habitual. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Gayle Christina
Gostei das dicas de esfoliantes, vou fazer hoje mesmo!
Vanessa Lopes
Oi Gayle, que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

1 de 5