Partilhar

Como evitar bolinhas depois da depilação

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar bolinhas depois da depilação

A depilação é um método básico, sobretudo para as mulheres, para conseguir uma pele radiante livre de pelos. Técnicas clássicas de depilação como a cera, as lâminas ou os cremes têm um principal inconveniente e é a irritação posterior que podem provocar na pele, sendo habitual que apareçam umas bolinhas vermelhas que muitas vezes são dolorosas. Para combater este problema e evitar, ainda, o crescimento de pelos encravados, preste atenção a este artigo de umComo no qual damos a você algumas dicas para evitar bolinhas depois da depilação.

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele depois da depilação
Passos a seguir:
1

Quando aparecem bolinhas e a pele da zona fica vermelha logo após a depilação, estamos perante um caso de foliculite. Isto ocorre quando o canal de saída do pelo se obstrui e os folículos pilosos se inflamam, dando como resultado o aparecimento de umas bolinhas pequenas muito incômodas e sem graça. Assim, se deseja manter sua pele em perfeitas condições e bonita e para isso vai se depilar com cera, lâmina ou creme, será importante seguir os conselhos que damos a você a seguir; com eles, o problema das bolinhas estará resolvido.

2

O primeiro passo e o mais importante é a esfoliação anterior. Nada melhor que esfoliar a pele da zona na qual se vai retirar o pelo para evitar as bolinhas depois da depilação, mas também para que a saída do pelo seja bem mais fácil. Além disso, ao eliminar todas as células mortas, os poros estarão mais abertos e se evita que os pelos cresçam para dentro, encravando-se na pele.

Lembre-se que é preferível esfoliar a pele quando estiver ligeiramente úmida para não danificar sua estrutura natural, por isso aconselhamos você que aproveite o momento do banho para o fazer. Pode utilizar loções esfoliantes comerciais ou preparar as suas próprias em casa, no artigo quais os melhores esfoliantes naturais mostramos-lhe alguns exemplos de esfoliantes que poderá preparar em casa.

Como evitar bolinhas depois da depilação - Passo 2
3

Um bom truque que também pode pôr em prática antes de se depilar e que não só ajudará você a prevenir o aparecimento de bolinhas, mas também é ideal para reduzir a dor da depilação, é o de aplicar um pouco de gelo na zona. Primeiro, terá que passar um cubo de gelo pela área a depilar e, em seguida, passar um disco de algodão com um pouco de pó de talco. Com isso, a pele estará mais que preparada para enfrentar a depilação sem ter que se ressentir em excesso. É importante que tenha em conta que este truque do gelo não é muito recomendando se vai se depilar com cera quente, já que o frio extremo não permitirá que note perfeitamente o calor da mesma e poderia provocar queimaduras.

Como evitar bolinhas depois da depilação - Passo 3
4

Ainda que não ofereçam um acabamento duradouro, as lâminas nos permitem nos depilar em uma questão de segundos e conseguir uma pele sem pelo e sem ter que sentir nenhum tipo de dor ou desconforto. No entanto, se este for o método de depilação escolhido, deve aumentar as precauções, já que é o que mais resseca e danifica a pele, pois facilmente pode produzir cortes e feridas. É por isso que aconselhamos você que sempre utilize uma lâmina nova, que seja específica para a depilação feminina e que conte com várias lâminas para facilitar o corte do pelo. Hoje em dia, pode encontrar lâminas que incorporam fitas hidratantes de aloe vera ou outro produto e que não são tão agressivas para a pele.

Como evitar bolinhas depois da depilação - Passo 4
5

Uma vez terminada a depilação, é essencial que dedique uns minutos a hidratar a pele da zona tratada. Para isso, pode usar seu creme hidratante corporal habitual ou usar alguns produtos naturais que são ótimos para nutrir a pele e favorecer a sua regeneração. Alguns dos melhores aliados para evitar as bolinhas, a coceira e a vermelhidão após a depilação são o azeite de oliva, a aloe vera, o óleo de amêndoas ou a manteiga de karité.

Se quer descobrir mais detalhes e saber quais propriedades oferece cada um destes produtos, só tem que consultar o artigo Como hidratar a pele depois da depilação.

Como evitar bolinhas depois da depilação - Passo 5
6

Se as dicas anteriores não conseguiram parar o aparecimento dessas bolinhas vermelhas na zona depilada, será fundamental não tocar nas protuberâncias nem tentar estourá-las, pois poderiam se infectar ainda mais. Pode aplicar uma loção antisséptica à venda em farmácias ou ir ao dermatologista caso a infecção se agrave. Caso se trate de um pelo encravado sob a pele, pode colocar sobre a bolinha um pano de água quente várias vezes ao dia para conseguir amolecê-lo e para que acabe secando, finalmente, por si mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar bolinhas depois da depilação, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar bolinhas depois da depilação

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar bolinhas depois da depilação
1 de 5
Como evitar bolinhas depois da depilação

Voltar ao topo da página