Partilhar

Como fazer óleo essencial de limão

Como fazer óleo essencial de limão
Imagem: margalisteo.con

O óleo essencial de limão tem múltiplas propriedades altamente benéficas para a saúde geral e bem-estar. Suas propriedades mais destacadas são a do aumento de glóbulos brancos e a diurética. Prepara-se a partir da casca do limão, mediante a destilação com vapor. Porém, poucos dispomos da maquinaria adequada para realizar este processo. Por isso, neste artigo de umComo.com.br, mostramos uma forma muito simples e eficaz de fazer óleo essencial de limão em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de laranja
Passos a seguir:
1

Para fazer o óleo essencial de limão você precisará de um limão, óleo de oliva virgem e uma saco com fechamento automático ou recipiente com tampa capaz de aguentar altas temperaturas, como uma jarra de vidro.

2

Primeiro coloque uma panela ou caçarola com água para esquentar, para usar mais adiante. Depois, descasque o limão para extrair a casca. Se ficar restos da casca branca do limão, raspe para tirá-los, só nos interessa a parte amarela.

Como fazer óleo essencial de limão - Passo 2
Imagem: hogartotal.imujer.com
3

Agora, coloque a casca do limão na água quente para acabar de eliminar qualquer resto de sabor amargo. Deixe durante um minuto, aproximadamente.

4

Enquanto isso, coloque o saco com fechamento automático, ou o recipiente com tampa aberta em outra caçarola e também um pouco de óleo de oliva virgem, de maneira que chegue até a metade da caçarola mais ou menos. Após um minuto, você verá que a casca do limão tem a água ligeiramente de cor amarela. Retire e a adicione na bolsa com o óleo e feche a bolsa.

Imagem: benitezpaublete.com
5

Agora você deverá esquentar a bolsa ou o recipiente em banho Maria, por isso deve introduzi-lo no passo anterior em uma caçarola. Desta maneira, simularemos a destilação com vapor, conseguiremos a infusão e obteremos o óleo essencial de limão. Deixe-o entre duas e três horas.

6

Após esse tempo, retire do fogo e deixe-o repousar 24 horas. No dia seguinte, já pode guardar em um recipiente com tampa e reservar em um lugar fresco e sem umidade. Como você vê, fazer seu próprio óleo essencial de limão é muito simples e econômico, já que só requer de dois ingredientes. Se você gosta dos óleos caseiros, visite nossos artigos sobre como fazer óleo de coco, de alecrim, de abacate, de rosa moqueta, de amêndoas ou de eucalipto.

Imagem: viviendosanos.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo essencial de limão

59 comentários
Joana
Isso não é óleo essencial, apenas uma essência preparada a partir da casca do limão... Para extração de óleos essenciais, o material vegetal deve ser triturado com água destilada e colocado em um aparelho chamado Clevenger, então o material é aquecido a 100°C para extração dos compostos bioativos presente na casca (se o método de extração for hidrodestilação).
Também é possível fazer a extração utilizando outras metodologias....
Olga Barbosa da Silva
Qual tipo de óleo devo usar?
Helena White
Gente que receita mais legal amei é excelente muito obrigada Deus te abençoe com nova receitas para abençoar outras pessoas.
A sua avaliação:
Marilene lima
Amei ...
A sua avaliação:
NANCI
amei esta dica parabéns trabalho muito com óleo essencial e pago caro obrigado.
A sua avaliação:
Gabriela
Oi! Fiquei com uma dúvida: se for usado um recipiente de vidro no lugar da bolsa, daí, durante o banho Maria, esse recipiente fica fechado, certo? É que você falou se recipiente com tampa aberta e por isso fiquei na dúvida. Obrigada
A sua avaliação:
Norma Suely da Silva Guimarães
Sou enfermeira e tenho uma vida bem agitada não tenho tempo pra fazer os óleos. Será que vc vende?se não ,vc pode me indicar um site confiável? Agradeço desde já e um grande abraço.
Editor umComo.com.br
Oi Norma! Você pode encontrar esses óleos em lojas de produtos naturais e ervanárias.
A sua avaliação:
Sueli
Todas as receitas de óleo são ótimas obrigado por compartilhar conosco
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Sueli! Que bom que você gostou das receitas. Continue acompanhado as matérias do umCOMO :)
Ruiter
Olá, eu não compreendi bem esta etapa do item 4º Após um minuto, você verá que a casca do limão tem a água ligeiramente de cor amarela. Retire e a adicione na bolsa com o óleo e feche a bolsa. retira-se só a água amarela e descarta a casca? obrigado
Rita
Olá! Gostaria de saber sobre a essência do limão. você verá que a casca do limão tem a água ligeiramente de cor amarela. Retire e a adicione na bolsa com o óleo e feche a bolsa. gostaria de saber, se é há água amarela ou somente a casca que adiciona na bolsa com o óleo? aguardo respostas. luz e amor.

Como fazer óleo essencial de limão
Imagem: margalisteo.con
Imagem: hogartotal.imujer.com
Imagem: benitezpaublete.com
Imagem: viviendosanos.com
1 de 4
Como fazer óleo essencial de limão

Voltar ao topo da página