Partilhar

Como fazer óleo essencial de limão

Como fazer óleo essencial de limão

Os óleos essenciais têm ganhado cada vez mais destaque por suas propriedades terapêuticas e são muito mais do que um cheirinho agradável para colocar no ambiente. Nesse sentido, o óleo essencial de limão tem múltiplas propriedades altamente benéficas para a saúde geral e bem-estar. Cítrico e com aroma muito agradável, suas propriedades mais destacadas são a do aumento de glóbulos brancos e a diurética. Prepara-se a partir da casca do limão, mediante a destilação com vapor. Porém, poucos dispomos da maquinaria adequada para realizar este processo. Por isso, neste artigo do umCOMO, mostramos uma forma muito simples e eficaz de fazer óleo essencial de limão em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de laranja

Como fazer essência de limão

É importante salientar que não há como como fazer óleo essencial de limão em casa, uma vez que é necessário ter ferramentas à mão que não são comuns na maioria dos lares. A versão que ensinamos aqui é caseira, uma mistura, já que conta com o uso do azeite de oliva. Você pode adquirir um óleo essencial de limão 100% puro em uma loja de produtos naturais, mas, por enquanto, essa versão pode servir.

  1. Para fazer o óleo essencial de limão você precisará de um limão, óleo de oliva virgem e uma saco com fechamento automático ou recipiente com tampa capaz de aguentar altas temperaturas, como uma jarra de vidro.
  2. Primeiro coloque uma panela ou caçarola com água para esquentar, para usar mais adiante. Depois, descasque o limão para extrair a casca. Se ficar restos da casca branca do limão, raspe para tirá-los, só nos interessa a parte amarela.
  3. Agora, coloque a casca do limão na água quente para acabar de eliminar qualquer resto de sabor amargo. Deixe durante um minuto, aproximadamente.
  4. Enquanto isso, coloque o saco com fechamento automático, ou o recipiente com tampa aberta em outra caçarola e também um pouco de óleo de oliva virgem, de maneira que chegue até a metade da caçarola mais ou menos. Após um minuto, você verá que a casca do limão tem a água ligeiramente de cor amarela. Retire e a adicione na bolsa com o óleo e feche a bolsa.
  5. Agora você deverá esquentar a bolsa ou o recipiente em banho Maria, por isso deve introduzi-lo no passo anterior em uma caçarola. Desta maneira, simularemos a destilação com vapor, conseguiremos a infusão e obteremos o óleo essencial de limão. Deixe-o entre duas e três horas.
  6. Após esse tempo, retire do fogo e deixe-o repousar 24 horas. No dia seguinte, já pode guardar em um recipiente com tampa e reservar em um lugar fresco e sem umidade. Como você vê, fazer seu próprio óleo essencial de limão é muito simples e econômico, já que só requer de dois ingredientes.

Dicas:

  • Armazene seu óleo essencial de limão em um frasco de cor escura, pois isso evita que ele oxide rápido;
  • Evite se expor ao sol após aplicar o óleo essencial de limão, pois ele possui propriedades fotossensíveis e pode causar manchas na pele!

Se você gosta dos óleos caseiros, visite nossos artigos sobre como fazer óleo de coco, de alecrim, de abacate, de rosa moqueta, de amêndoas ou de eucalipto.

Como fazer óleo essencial de limão - Como fazer essência de limão

Extração de óleo essencial de limão

Existem diversas formas de extrair os óleos vegetais das suas principais fontes: flores, raízes, sementes, folhas, cascas, entre outros. No caso da extração do óleo essencial de limão, as fábricas costumam adotar o procedimento de prensagem a frio das cascas[1]. De acordo com artigo publicado na revista da Universidade Federal do Rio Grande, esta técnica consiste na "[...] retirada a camada superficial da casca dos frutos, obtendo-se uma mistura de óleo, água e sólidos, sendo separados por centrifugação."[2]

Ou seja, após a centrifugação, o óleo se separa da água e então os produtores podem retirá-lo e prepará-lo para ser comercializado nas lojas do ramo.

Diferença entre óleo essencial de limão e essência de limão

Apesar de óleo essencial e essência parecem ser a mesma coisa ou guardarem propriedades em comum, na realidade os dois são radicalmente diferentes. A aromaterapeuta Daiana Petry nos explica de forma muito didática[2]:

Óleos essenciais são puros, completamente naturais [...] Eles são uma mistura complexa de componentes químicos com propriedades medicinais [...] agem na transformação de sentimentos e na regulação de funções orgânicas no nosso corpo, além de agir vibracionalmente [...] As essências não possuem essa capacidade. No Brasil o termo essência normalmente se refere aos produtos sintéticos que imitam os aromas naturais. [...] São produtos artificiais. [...] Não possuem benefícios terapêuticos.

Ou seja, se você deseja utilizar o óleo essencial de limão por suas propriedades terapêuticas, fuja das essências! Confira algumas das propriedades do óleo essencial de limão:

  • Melhora a imunidade
  • Combate a flacidez
  • Traz clareza à mente
  • Ameniza comportamentos e atitudes impulsivas
  • Traz ponderação e razoabilidade

Se você preparar nossa receita caseira óleo essencial de limão, não terá problemas, pois não será essência e sim um óleo. Mas como identificar um óleo essencial quando for adquiri-lo em alguma loja? As principais características que distinguem o óleo essencial da essência na embalagem e no rótulo são:

  • Os óleos essenciais contém o nome científico da planta da qual foram extraídos. Se você for comprar um óleo essencial de eucalipto, por exemplo, deverá constar no rótulo o nome científico: Eucalyptus globulus.
  • Diferentemente das essências, que são sintéticas, os OEs são naturais e provém de todo o mundo. Por isso, em geral o rótulo também indica o país de origem daquele óleo.
  • Procure pelo nome do fabricante e se ele tem ou não registro na ANVISA. Isso é muito importante para evitar comprar óleos essenciais diluídos ou adulterados.

Para além dessas recomendações, é indicado que você nunca use um óleo essencial diretamente sobre a pele, pois eles são altamente concentrados e podem provocar irritações. Sobretudo quando falamos do óleo essencial de limão, que é fotossensível, devemos ter em mente que ele deve estar diluído em um óleo vegetal, como o de amêndoas, abacate, gergelim, entre outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. HARMONIE AROMATERAPIA. Óleo Essencial de Limão Tahiti 10ml. Disponível em: <https://harmoniearomaterapia.com.br/oleos-essenciais/35-oleo-essencial-de-limao-tahiti-11ml.html?search_query=limao&results=8&cate=>. Acesso em 07 de maio de 2020.
  2. AUGUSTO-RUIZ, Walter et al. Processos de extração do óleo essencial do limão bergamota (Citrus bergamia Riso). VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias, [S.l.], v. 6, p. 6376, dez. 2007. ISSN 2358-3452. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/313>. Acesso em 07 de maio de 2020. PETRY, Daiana. Óleo essencial x Essência. Harmonie Aromaterapia. Disponível em: <https://harmoniearomaterapia.com.br/blog/18229-2/>. Publicado em 29 de março de 2017. Acesso em 07 de maio de 2020.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo essencial de limão

O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
claudia
ola boa noite gostaria de saber, se a base dos óleos essenciais é o óleo de amêndoas

Joana
Isso não é óleo essencial, apenas uma essência preparada a partir da casca do limão... Para extração de óleos essenciais, o material vegetal deve ser triturado com água destilada e colocado em um aparelho chamado Clevenger, então o material é aquecido a 100°C para extração dos compostos bioativos presente na casca (se o método de extração for hidrodestilação).
Também é possível fazer a extração utilizando outras metodologias....
Olga Barbosa da Silva
Qual tipo de óleo devo usar?
Helena White
Gente que receita mais legal amei é excelente muito obrigada Deus te abençoe com nova receitas para abençoar outras pessoas.
A sua avaliação:
Marilene lima
Amei ...
A sua avaliação:
NANCI
amei esta dica parabéns trabalho muito com óleo essencial e pago caro obrigado.
A sua avaliação:
Gabriela
Oi! Fiquei com uma dúvida: se for usado um recipiente de vidro no lugar da bolsa, daí, durante o banho Maria, esse recipiente fica fechado, certo? É que você falou se recipiente com tampa aberta e por isso fiquei na dúvida. Obrigada
A sua avaliação:
Norma Suely da Silva Guimarães
Sou enfermeira e tenho uma vida bem agitada não tenho tempo pra fazer os óleos. Será que vc vende?se não ,vc pode me indicar um site confiável? Agradeço desde já e um grande abraço.
Editor umComo.com.br
Oi Norma! Você pode encontrar esses óleos em lojas de produtos naturais e ervanárias.
A sua avaliação:
Sueli
Todas as receitas de óleo são ótimas obrigado por compartilhar conosco
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Sueli! Que bom que você gostou das receitas. Continue acompanhado as matérias do umCOMO :)
Ruiter
Olá, eu não compreendi bem esta etapa do item 4º Após um minuto, você verá que a casca do limão tem a água ligeiramente de cor amarela. Retire e a adicione na bolsa com o óleo e feche a bolsa. retira-se só a água amarela e descarta a casca? obrigado

Como fazer óleo essencial de limão
1 de 2
Como fazer óleo essencial de limão

Voltar ao topo da página