Partilhar

Significado das tatuagens de laços

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Significado das tatuagens de laços
Imagem: dubuddha.org

Gosta das tatuagens de laços e está pensando em fazer uma, mas, primeiro, quer saber que significado pode transmitir este desenho? Então, continue lendo porque neste artigo de umComo vamos mostrar para você cada uma das coisas que pode representar ter um laço desenhado na pele. Fazer uma tatuagem é uma decisão que não pode ser tomada à pressa, pois o desenho que escolhermos ficará gravado na nossa pele para sempre e, por isso, é essencial encontrar um desenho que para nós represente algo importante ou que reflita perfeitamente mesmo o que queremos transmitir aos outros com ele. Se os laços estão em sua mente como possível elemento para uma tatuagem, tome nota do que vamos explicar nas seguintes linhas para descobrir qual é o significado das tatuagens de laços e ter boas ideias nas quais você se possa inspirar.

Símbolo de união

Os laços são artigos que se usam como complementos ou enfeites, mas também cumprem uma função precisa: a de atar, prender ou fixar algo. E, por esta razão, os laços converteram-se em um grande símbolo de união entre as pessoas; de fato, usa-se muitas vezes como sinônimo do termo "vínculo", um claro exemplo é quando utilizamos frases como: "Une-me um laço muito forte com Paula".

Por tudo isso, não é de estranhar que as tatuagens de laços sejam uma opção recorrente entre os que querem deixar registro em sua pele do forte e estreito vínculo que os une a uma ou várias pessoas do seu meio, sejam familiares ou amigos. Terão para sempre um símbolo que evidencia uma união eterna e inquebrável.

As tatuagens de laços, além de serem comuns entre grupos de familiares ou amigos, também são frequentes em casais que desejam simbolizar essa união e conexão do amor tão especial que os manterá juntos para toda a vida. Este é um significado que tradicionalmente tem sido utilizado pela igreja católica, pois antigamente se enlaçavam os noivos com dois rosários para que a união entre ambos ficasse consolidada perante Jesus da constância do amor eterno que os fará permanecer juntos o resto das suas vidas.

Significado das tatuagens de laços - Símbolo de união
Imagem: imagui.com

Feminilidade e doçura

Tradicionalmente, os laços também se usaram como complementos ou decorações na moda para representar a doçura e a delicadeza das mulheres, por isso é um dos grandes símbolos da feminilidade. No mundo da moda, os laços eram adicionados a todo o tipo de peças, fossem vestidos, camisetas, jaquetas, etc., e complementos, como sapatos ou bolsas, para lhes dar um toque mais feminino e delicado.

Por outro lado, o laço é um dos ornamentos mais utilizados pelas mulheres para apanhar o seu cabelo ou, simplesmente, para exibir um acessório feminino no cabelo. Isto é algo que ao longo dos anos também pudemos ver nos desenhos animados e nos gibis, pois os desenhistas usaram muitas vezes o laço como representação de feminilidade em suas criações, e inclusive em alguns casos um laço era o que distinguia as personagens femininas dos masculinos.

Significado das tatuagens de laços - Feminilidade e doçura
Imagem: tattoo-spirit.de

Símbolo de sensualidade

Apesar dos laços poderem transmitir a imagem de doçura, romantismo e infância, as tatuagens também se converteram em um desenho perfeito para evocar a sensualidade de uma mulher e o seu lado mais provocador e desafiador.

Para conseguir que uma tatuagem de laço tenha este efeito, tem muita importância a parte do corpo na qual se exiba. As mais atrevidas e com um claro objetivo de usar o laço como símbolo de sensualidade, costumam incluir o laço em tatuagens situadas na parte dianteira ou traseira das coxas, de tal forma que se simula a típica lingerie feminina tão sexy enfeitada com laços ou todas essas peças que se utilizam para seduzir. Outros dos lugares escolhidos são a nuca ou o centro das costas.

Significado das tatuagens de laços - Símbolo de sensualidade

Tatuagens de laços solidários

Outro dos significados das tatuagens de laços está relacionado com o sentido de solidariedade. As fitas pequenas dobradas em forma de laço utilizam-se para dar apoio a diferentes causas sociais ou como uma demonstração de solidariedade com elas. De fato, estabeleceram-se diferentes cores para as diferentes causas sociais, por exemplo, podemos ver como os laços rosas claros se usam para dar apoio às vítimas do câncer de mama ou como os laços vermelhos se utilizam para representar a luta contra a aids.

Estes laços solidários que se converteram em toda uma corrente pública também são escolhidos por muitos como tatuagens para expressar a sua solidariedade, compromisso e apoio com uma determinada causa social ou para prestar homenagem a alguém próximo que tenha sido vítima desse problema em concreto.

Significado das tatuagens de laços - Tatuagens de laços solidários
Imagem: plentytattoo.com

Laço vermelho no mindinho: amor verdadeiro

Uma das últimas tendências quanto a tatuagens de laços é ter um pequeno laço vermelho tatuado no dedo mindinho. Seu significado remonta-nos até à Ásia oriental, até uma lenda que dizia que aquelas pessoas que estão destinadas a se conhecer e permanecer juntas estão unidas através de um fino fio vermelho atado no dedo pequeno da mão, o qual simboliza a união dos sentimentos de duas pessoas e o amor predestinado e eterno de um casal. Essa lenda surgiu quando os japoneses descobriram que a artéria ulnar estabelece uma conexão direta entre o coração e o dedo mindinho.

No entanto, não só os casais tatuam este laço vermelho no dedo, pois também há muitos que ainda que não estejam em uma relação estável, usam-no como um símbolo da sua crença no amor verdadeiro, que está para chegar em um momento ou outro.

Significado das tatuagens de laços - Laço vermelho no mindinho: amor verdadeiro
Imagem: radiosarajevo.ba

Outras tatuagens

Em umComo explicamos para você qual é o significado de outras tatuagens comuns, para isso consulte os seguintes artigos para descobrir:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado das tatuagens de laços, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Significado das tatuagens de laços

O que lhe pareceu o artigo?

Significado das tatuagens de laços
Imagem: dubuddha.org
Imagem: imagui.com
Imagem: tattoo-spirit.de
Imagem: plentytattoo.com
Imagem: radiosarajevo.ba
1 de 6
Significado das tatuagens de laços

Voltar ao topo da página