Outros Tatuagens

Qual o significado das tatuagens de coração

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual o significado das tatuagens de coração

As tatuagens de coração são bastantes populares em todo o mundo. Apesar de o seu significado parecer bem óbvio - amor, paixão, família e vida - existem vários significados escondidos que você não imaginava. O coração é o órgão vital mais importante do nosso corpo e, semioticamente, pode ser visto como a representação da alma humana e da moral. É o motor da vida e a fonte das emoções humanas, sendo sempre associado aos sentimentos. Se está considerando fazer uma tatuagem de coração, o umComo sugere algumas ideias e explica o que elas simbolizam. Saiba qual o significado das tatuagens de coração, lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Significado das tatuagens de laços

Passos a seguir:

1

Significado geral

A imagem do coração, como a conhecemos hoje, teve origem em um triângulo invertido usado pelos alquimistas para fazer rituais ligados ao romance. O triângulo invertido também é associado à energia feminina, enquanto que o inverso representa a energia masculina.O coração é, então, uma das representações da feminilidade pelo facto de a maioria das mulheres ser mais emotiva do que os homens.

Os significados antigos do triângulo invertido incluíam, também, o nascimento, a criatividade e a criação, sendo associados à tatuagem de coração.

O significado das tatuagens de coração também podem ser associados ao amor, vida, atração, paixão, sorte, fé, amizade, alegria, vitalidade, adoração, confiança, esperança, moralidade, compaixão, espiritualidade, reflexão, coesão, consagração, feminilidade e, claro, emoção.

Cada tatuagem de coração pode estar ligada a qualquer um destes elementos e possuir ainda elementos que apresentam simbolismos subtis. Continue lendo para saber como identificá-los.

Qual o significado das tatuagens de coração - Passo 1
2

Coração com asas

Já viu tatuagens de coração com asas? É provável que sim, uma vez que são bastante comuns. O coração alado representa, geralmente, a liberdade e a espiritualidade: um coração livre e independente que pode voar para onde quiser, com espírito livre.

3

Coração sangrando

As tatuagens de coração sangrando simbolizam um amor perdido. Pode ser uma homenagem a um ente querido falecido, representar a rejeição de um amor profundo ou apenas simbolizar uma relação que não funcionou como desejado.

Qual o significado das tatuagens de coração - Passo 3
4

Coração com penas

O coração com penas é associado à pesagem da alma, um ritual egípcio executado durante a mumificação. Nesse ritual da mitologia do Egito, o coração do falecido era colocado sobre um dos pratos da balança com uma pena no prato oposto. Se o coração do morto fosse mais leve que a pena, era leve o suficiente para subir ao paraíso.

Assim, as tatuagens de coração com penas representam a leveza de espírito, a bondade e a divindade.

5

Coração com punhal

O coração com punhal, ou adaga, é uma tatuagem que vemos frequentemente em soldados. O coração apunhalado pode representar a bravura, no caso dos combatentes de guerra, ou apenas simbolizar uma traição.

6

Coração perfurado

As tatuagens de coração perfurado podem flechas, espadas ou outros objetos espetados. Eles representam desgostos de amor difíceis de superar e memórias inesquecíveis, para sempre cravadas no coração.

Qual o significado das tatuagens de coração - Passo 6
7

Coração em chamas

A tatuagem de coração em chamas está, geralmente, associada ao cristianismo. Na religião cristã, o coração em chamas representa o sagrado coração de Jesus e é uma alusão ao amor derramado e carregado por Cristo. O coração simboliza, então, o amor divino incondicional. Pode ser visto como uma representação da solidariedade, compaixão e caridade.

Quando o coração em chamas possui sete espadas cravadas, a tatuagem representa as Sete Dores de Maria.

8

Coração partido

O significado da tatuagem de coração partido é bastante claro. Quem faz esta tatuagem quer representar um desgosto de amor, a perda de alguém próximo ou uma rejeição amorosa, como é o caso do coração sangrando. Por vezes, essas duas tatuagens são combinadas para um efeito ainda mais dramático.

Qual o significado das tatuagens de coração - Passo 8
9

Agora que já sabe qual o significado das tatuagens de coração, dê uma olhada nesses artigos que podem ser do seu interesse também:

Como escolher a tatuagem perfeita

Qual o significado da tatuagem do Filtro do Sonhos

As melhores tatuagens para mulheres

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tatuagens de coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Qual o significado das tatuagens de coração