Partilhar

Qual o significado das tatuagens de bússolas

Por Sara Viega. Atualizado: 13 setembro 2017
Fonte: create-tattoos.com

De certeza que você já viu mais de uma vez alguém com uma bússola tatuada em alguma parte do corpo. Isso pode ter gerado em você a dúvida sobre o seu significado. Este elemento usa-se habitualmente para que as pessoas possam se orientar em espaços naturais como montanhas, oceanos, etc., pois apontam para os pontos cardeais da Terra; mas além desta utilidade prática, existem outros significados que podem ser dados às bússolas, principalmente se as tatuarmos na nossa pele. Neste artigo de umComo vamos contar o qual o significado das tatuagens de bússolas para que entenda por que as pessoas as tatuam e, também, para que possa decidir se encaixa ou não com a sua personalidade e maneira de viver a vida.

Também lhe pode interessar: Significado das tatuagens de laços

A tradição das tatuagens de bússolas

As bússolas são um tipo de tattoo old school muito usada pelos marinheiros, pois este era o instrumento náutico graças ao qual podiam voltar sãos e salvos para casa. A bússola contém a estrela do Norte, ou seja, a estrela que marca este ponto cardeal e que era um elemento astral que ajudava também na orientação em alto-mar. Mas, além disso, também contém a rosa dos ventos, isto é, os diferentes pontos cardeais do mundo que nos ajudam na orientação e a saber para onde temos que ir.

Portanto, os marinheiros escolhiam tatuar bússolas em sua pele para se manterem protegidos em suas travessias em alto-mar. Mas este também era considerado o único elemento com o qual podiam contar para voltar a casa e, portanto, o destino de cada um estava nas mãos deste objeto tão precioso. Este é o motivo pelo qual muitos marinheiros a tatuam no corpo.

Com os anos, a bússola continuou sendo um dos desenhos mais solicitados entre os tatuadores e, de fato, continua mantendo o seu significado original apesar de adaptado aos tempos modernos.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - A tradição das tatuagens de bússolas
Fonte: tattooblend.com

Tatuagens de bússolas para encontrar o caminho

Seguindo a linha do significado tradicional das tatuagens de bússolas, um dos usos atribuídos a elas na atualidade é a do símbolo que nos ajudará a "não perder o norte", ou seja, a encontrar o nosso caminho na vida. Assim como os marinheiros usavam este objeto para encontrar o caminho de casa, agora estas tatuagens podem ser extrapoladas e referir-se a um caminho mais metafórico e amplo: o caminho da vida, o nosso destino.

Neste sentido, as tatuagens podem estar acompanhados de frases ou diferentes elementos que complementem este significado de orientação na vida. Ser equilibrado, caminhar reto e construir uma vida satisfatória são alguns dos motivos pelos quais pode decidir fazer esta tatuagem.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - Tatuagens de bússolas para encontrar o caminho
Fonte: tattooblend.com

Símbolo de boa sorte ou de proteção

Também existem pessoas que decidem tatuar uma bússola com o símbolo de boa sorte, assim como os marinheiros de antigamente faziam. Levá-la na pele traz boa sorte porque, durante a vida toda nos ajudará a manter desafios no nosso caminho, a não nos perder e a ser consequentes com a nossa forma de ser e de pensar.

Antigamente usavam-se como sinal de boa sorte e, agora, podem ser usadas com o mesmo sentido mas ampliando o seu significado, indicando que é o elemento que ajudará você a se manter sempre fiel a si mesmo e não se deixar influenciar por nenhuma corrente em sua vida. Força, segurança e valor é o que esta tatuagem também pode representar.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - Símbolo de boa sorte ou de proteção
Fonte: sortra.com

As bússolas para cumprir nossos objetivos

Outro significado das tatuagens de bússolas refere-se a um elemento existente nestes objetos: a estrela do Norte. Era o astro ao qual recorriam os homens do mar para poder se guiar durante a noite e saber onde estava o Norte, portanto, graças a ela podiam descobrir o caminho de volta para casa e, assim, conseguir o objetivo que procuravam em seu retorno.

Neste sentido, estas tatuagens também podem ser entendidas atualmente como um símbolo que ajudará a cumprir com os nossos objetivos propostos; assim como acontece com os marinheiros, a bússola pode orientar o nosso caminho e ajudar-nos a cumprir com os nossos propósitos, tornando-os realidade. A bússola representa a direção e a orientação que deve ser seguida quando fixamos uma meta.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - As bússolas para cumprir nossos objetivos
Fonte: sortra.com

Tatuagens de bússola como símbolo de sua casa

Cada vez mais pessoas vivem longe de casa; por isso, muitas costumam tatuar uma bússola na pele como símbolo de sua casa, o desejo marcado de querer regressar a casa e o caminho para conseguir isso.

Também podem ser usadas por pessoas que vivem em casa mas têm um parente longe e, neste caso, a tatuagem significaria que sua casa está junto dessa outra pessoa e não em seu país. Por este motivo, este desenho também é um dos mais usados por casais indicando que a outra pessoa é seu verdadeiro lar.

Em umComo revelamos a você as melhores tatuagens para casais caso queira fazer uma em dupla.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - Tatuagens de bússola como símbolo de sua casa
Fonte: menstattooideas.net

As tatuagens de bússola como sinal de viagem

Muitos amantes do mundo das viagens também decidem tatuar uma bússola no corpo para marcar que o seu lar é o mundo inteiro. Estes desenhos costumam estar acompanhados de mapas do mundo ou de outros elementos típicos do mundo da viagem (aviões, mapas, etc.) pois é a melhor forma de representar o sentido da sua tatuagem.

Não esqueçamos que a bússola é a ferramenta básica para as viagens tanto em alto-mar como em terra firme e, portanto, é um dos mais adequados se gosta de embarcar em um avião e de viajar de uma ponta a outra do planeta para descobrir e conhecer o máximo possível.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - As tatuagens de bússola como sinal de viagem
Fonte: piercingmodels.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tatuagens de bússolas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Qual o significado das tatuagens de bússolas

5 comentários
Marcelo
Gostei muito do seu Site...consistente e profundo...parabéns!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO, valeu pelo comentário :)
jose fernando
Qual a faixa de preços?
Ronaldo
Onde está escrito 'pontos cardinais' o correto é 'pontos cardeais', no caso, Norte, Sul, Leste e Oeste. Apenas pra esclarecer, a palavra 'cardinais' se refere geralmente a números (se não me engano, de 0 a 9).
A sua avaliação:
Josiane
Eu quro fazer uma bússola apontando pro norte, mas porque o nome do meu filho começa com N.
Osmar Monteiro
Muito maneiro. Estou focando uma próxima tatoo e a sua matéria com exelente conteudo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Osmar! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)

Fonte: create-tattoos.com
Fonte: tattooblend.com
Fonte: tattooblend.com
Fonte: sortra.com
Fonte: sortra.com
Fonte: menstattooideas.net
Fonte: piercingmodels.com
1 de 7

Voltar ao topo da página