Os desenhos de tatuagens

Qual o significado das tatuagens de bússolas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 setembro 2017
Qual o significado das tatuagens de bússolas
Imagem: create-tattoos.com

De certeza que você já viu mais de uma vez alguém com uma bússola tatuada em alguma parte do corpo. Isso pode ter gerado em você a dúvida sobre o seu significado. Este elemento usa-se habitualmente para que as pessoas possam se orientar em espaços naturais como montanhas, oceanos, etc., pois apontam para os pontos cardeais da Terra; mas além desta utilidade prática, existem outros significados que podem ser dados às bússolas, principalmente se as tatuarmos na nossa pele. Neste artigo de umComo vamos contar o qual o significado das tatuagens de bússolas para que entenda por que as pessoas as tatuam e, também, para que possa decidir se encaixa ou não com a sua personalidade e maneira de viver a vida.

Também lhe pode interessar: Qual o significado das tatuagens de coração

Índice

  1. A tradição das tatuagens de bússolas
  2. Tatuagens de bússolas para encontrar o caminho
  3. Símbolo de boa sorte ou de proteção
  4. As bússolas para cumprir nossos objetivos
  5. Tatuagens de bússola como símbolo de sua casa
  6. As tatuagens de bússola como sinal de viagem

A tradição das tatuagens de bússolas

As bússolas são um tipo de tattoo old school muito usada pelos marinheiros, pois este era o instrumento náutico graças ao qual podiam voltar sãos e salvos para casa. A bússola contém a estrela do Norte, ou seja, a estrela que marca este ponto cardeal e que era um elemento astral que ajudava também na orientação em alto-mar. Mas, além disso, também contém a rosa dos ventos, isto é, os diferentes pontos cardeais do mundo que nos ajudam na orientação e a saber para onde temos que ir.

Portanto, os marinheiros escolhiam tatuar bússolas em sua pele para se manterem protegidos em suas travessias em alto-mar. Mas este também era considerado o único elemento com o qual podiam contar para voltar a casa e, portanto, o destino de cada um estava nas mãos deste objeto tão precioso. Este é o motivo pelo qual muitos marinheiros a tatuam no corpo.

Com os anos, a bússola continuou sendo um dos desenhos mais solicitados entre os tatuadores e, de fato, continua mantendo o seu significado original apesar de adaptado aos tempos modernos.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - A tradição das tatuagens de bússolas
Imagem: tattooblend.com

Tatuagens de bússolas para encontrar o caminho

Seguindo a linha do significado tradicional das tatuagens de bússolas, um dos usos atribuídos a elas na atualidade é a do símbolo que nos ajudará a "não perder o norte", ou seja, a encontrar o nosso caminho na vida. Assim como os marinheiros usavam este objeto para encontrar o caminho de casa, agora estas tatuagens podem ser extrapoladas e referir-se a um caminho mais metafórico e amplo: o caminho da vida, o nosso destino.

Neste sentido, as tatuagens podem estar acompanhados de frases ou diferentes elementos que complementem este significado de orientação na vida. Ser equilibrado, caminhar reto e construir uma vida satisfatória são alguns dos motivos pelos quais pode decidir fazer esta tatuagem.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - Tatuagens de bússolas para encontrar o caminho
Imagem: tattooblend.com

Símbolo de boa sorte ou de proteção

Também existem pessoas que decidem tatuar uma bússola com o símbolo de boa sorte, assim como os marinheiros de antigamente faziam. Levá-la na pele traz boa sorte porque, durante a vida toda nos ajudará a manter desafios no nosso caminho, a não nos perder e a ser consequentes com a nossa forma de ser e de pensar.

Antigamente usavam-se como sinal de boa sorte e, agora, podem ser usadas com o mesmo sentido mas ampliando o seu significado, indicando que é o elemento que ajudará você a se manter sempre fiel a si mesmo e não se deixar influenciar por nenhuma corrente em sua vida. Força, segurança e valor é o que esta tatuagem também pode representar.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - Símbolo de boa sorte ou de proteção
Imagem: sortra.com

As bússolas para cumprir nossos objetivos

Outro significado das tatuagens de bússolas refere-se a um elemento existente nestes objetos: a estrela do Norte. Era o astro ao qual recorriam os homens do mar para poder se guiar durante a noite e saber onde estava o Norte, portanto, graças a ela podiam descobrir o caminho de volta para casa e, assim, conseguir o objetivo que procuravam em seu retorno.

Neste sentido, estas tatuagens também podem ser entendidas atualmente como um símbolo que ajudará a cumprir com os nossos objetivos propostos; assim como acontece com os marinheiros, a bússola pode orientar o nosso caminho e ajudar-nos a cumprir com os nossos propósitos, tornando-os realidade. A bússola representa a direção e a orientação que deve ser seguida quando fixamos uma meta.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - As bússolas para cumprir nossos objetivos
Imagem: sortra.com

Tatuagens de bússola como símbolo de sua casa

Cada vez mais pessoas vivem longe de casa; por isso, muitas costumam tatuar uma bússola na pele como símbolo de sua casa, o desejo marcado de querer regressar a casa e o caminho para conseguir isso.

Também podem ser usadas por pessoas que vivem em casa mas têm um parente longe e, neste caso, a tatuagem significaria que sua casa está junto dessa outra pessoa e não em seu país. Por este motivo, este desenho também é um dos mais usados por casais indicando que a outra pessoa é seu verdadeiro lar.

Em umComo revelamos a você as melhores tatuagens para casais caso queira fazer uma em dupla.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - Tatuagens de bússola como símbolo de sua casa
Imagem: menstattooideas.net

As tatuagens de bússola como sinal de viagem

Muitos amantes do mundo das viagens também decidem tatuar uma bússola no corpo para marcar que o seu lar é o mundo inteiro. Estes desenhos costumam estar acompanhados de mapas do mundo ou de outros elementos típicos do mundo da viagem (aviões, mapas, etc.) pois é a melhor forma de representar o sentido da sua tatuagem.

Não esqueçamos que a bússola é a ferramenta básica para as viagens tanto em alto-mar como em terra firme e, portanto, é um dos mais adequados se gosta de embarcar em um avião e de viajar de uma ponta a outra do planeta para descobrir e conhecer o máximo possível.

Qual o significado das tatuagens de bússolas - As tatuagens de bússola como sinal de viagem
Imagem: piercingmodels.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tatuagens de bússolas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Marcelo
Gostei muito do seu Site...consistente e profundo...parabéns!
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO, valeu pelo comentário :)
jose fernando
Qual a faixa de preços?
Ronaldo
Onde está escrito 'pontos cardinais' o correto é 'pontos cardeais', no caso, Norte, Sul, Leste e Oeste. Apenas pra esclarecer, a palavra 'cardinais' se refere geralmente a números (se não me engano, de 0 a 9).
A sua avaliação:
Josiane
Eu quro fazer uma bússola apontando pro norte, mas porque o nome do meu filho começa com N.
Osmar Monteiro
Muito maneiro. Estou focando uma próxima tatoo e a sua matéria com exelente conteudo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Osmar! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Imagem: create-tattoos.com
Imagem: tattooblend.com
Imagem: tattooblend.com
Imagem: sortra.com
Imagem: sortra.com
Imagem: menstattooideas.net
Imagem: piercingmodels.com
1 de 7
Qual o significado das tatuagens de bússolas