Partilhar

Como fazer óleo de arnica

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer óleo de arnica

Fazer óleos com plantas medicinais é uma ótima forma de aproveitar as propriedades que elas têm para a saúde e poder se beneficiar delas de uma forma simples em casa. Neste artigo do umComo, vamos mostrar os passos a seguir para fazer óleo de arnica, já que o uso desta planta tem se popularizado pois é um grande desinflamante natural e ajuda a aliviar dores musculares, a favorecer a circulação do sangue, deixa a pele mais bonita prevenindo que envelheça de forma precoce, entre muitas outras coisas que pode descobrir ao longo deste artigo. Continue lendo para saber como preparar seus próprios óleos naturais caseiros.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de babosa caseiro
Passos a seguir:
1

Para manter as propriedades intactas da planta arnica e poder se beneficiar delas, o melhor é preparar o óleo seguindo o processo de maceração. Não é nada mais que introduzir uma planta seca ou fresca em um líquido com o objetivo de extrair todos os seus princípios ativos, e para consegui-lo terá que deixar a mistura repousar durante um determinado período de tempo, o qual pode ser de horas até meses.

Neste caso, para fazer o óleo de arnica em casa e utilizá-lo posteriormente de forma eficaz, deverá reunir os seguintes ingredientes e materiais:

  • 100 gramas de flores secas de arnica.
  • Um óleo vegetal, de preferência o azeite de oliva extra virgem, o óleo de amêndoa ou o óleo de jojoba. Todos eles contam com propriedades excelentes para desinflamar, melhorar e proteger a saúde da pele.
  • 1 pote de vidro com tampa.

Há quem utilize a planta fresca para elaborar o óleo, mas nós recomendamos que você opte pelas flores secas, já que quando são frescas contêm muita água e, ao misturar, podem chegar a corromper o azeite.

Como fazer óleo de arnica - Passo 1
2

O pote que precisa para conservar a mistura pode ser transparente ou de um vidro um pouco mais escuro, por exemplo de uma cor âmbar, pois neste último se protegerão bem mais as propriedades benéficas da arnica. Em primeiro lugar, o que deve fazer é esterilizar o pote de vidro e, para isso, só tem que o introduzi-lo em uma panela com água fervendo e deixar ali durante pelo menos uns 10 minutos. Com este simples passo, irá se certificar de que o óleo obtido se mantém em perfeitas condições.

Quando já tiver passado o tempo de esterilização, retire o pote da panela com as mãos completamente limpas e evite tocar seu interior. Coloque-o de boca para baixo sobre um papel de cozinha para que vá secando.

3

Agora já pode começar a fazer a mistura para obter o óleo de arnica. Adicione as flores secas de arnica no pote e, aos poucos, vá vertendo o óleo vegetal (de oliva, de amêndoa ou de jojoba) que escolheu até que cubra por completo todas as flores. Continue preenchendo com o óleo até ver que pelo menos ficou um dedo de óleo acima da arnica.

Pegue numa faca e com a ponta, mexa o conteúdo com cuidado para que ambos ingredientes se integrem e o óleo impregne bem em todas as flores. Por último, tampe o frasco com força e agite-o energicamente para que tudo se misturar.

Como fazer óleo de arnica - Passo 3
4

Uma vez fechado o pote, deverá situá-lo em um lugar que seja seco, que não tenha umidade nem os raios do sol incidam diretamente. Deixe que o óleo de arnica macere nesse lugar durante uns 40 dias, já que este longo período de tempo servirá para que todos os princípios ativos da arnica fiquem impregnados no óleo.

Para finalizar, quando os 40 dias tiverem passado, só terá que filtrar a mistura utilizando de preferência um filtro de algodão ou de tecido muito fino para que no óleo final não fiquem restos das flores. Verta o óleo de arnica em outro pote de vidro e tente guardá-lo sempre em lugares secos e escuros.

5

O óleo de arnica é um óleo terapêutico muito utilizado para favorecer o bem-estar e a saúde em muitos níveis, de seguida mostramos para você para que pode servir especificamente e de que forma pode aproveitar todas suas propriedades. Além disso, tenha em conta que se trata de um óleo que só poderá utilizar de forma tópica e que, em nenhum caso, pode ser ingerido ou consumido de outro modo.

  • Reduz a inflamação e desconforto que podem provocar as pancadas, as torções, as contraturas musculares, os hematomas, as dores musculares, as pernas inchadas, etc.
  • A sensação calmante de calor que produz pode ser um alívio para as dores e desconforto produzidos por doenças como a artrite ou a artrose.
  • Melhora a circulação do sangue desde que aplicado sobre a pele realizando uma massagem em direção ao coração.
  • É antibacteriano, por isso pode ajudar você a tratar a acne da pele.
  • Favorece o estado da pele ajudando sua regeneração, e por isto é um excelente remédio natural para eliminar as estrias e esconder cicatrizes.
  • Suas vitaminas e antioxidantes são excelentes para prevenir o envelhecimento da pele e contribuir com hidratação aos tecidos da derme.
  • Permite reparar as raízes do couro cabeludo.
Como fazer óleo de arnica - Passo 5
6

As contraindicações do óleo de arnica e as precauções que deve ter em conta antes de empregá-lo são as seguintes:

  • Não deve ser aplicado sobre feridas abertas.
  • Não deve entrar em contato direto com os olhos.
  • Não é recomendável utilizar durante a gravidez ou o período de amamentação.
  • Para evitar que cause uma reação alérgica, é importante começar a usar em pequenas quantidades sobre a pele e observar como atua.
  • Nunca deve ser ingerido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de arnica, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de arnica

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lene
Adorei as Freitas!
A sua avaliação:
Sueli Seraphim
Adorei todas as explicações diretas. Li todas e compreendi muito bem. Agradeço. Abraços.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sueli! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer óleo de arnica
1 de 4
Como fazer óleo de arnica

Voltar ao topo da página