Fazer óleos essenciais

Como fazer óleo de vitamina E

Como fazer óleo de vitamina E

A vitamina E é um nutriente que se destaca pelas suas propriedades antioxidantes, ou seja, ajuda a prevenir o envelhecimento da pele, protegendo-a dos radicais livres que podem danificar as nossas células e tecidos e fazer com que a pele pareça menos jovem. Por isso, esta vitamina é um bom complemento para o cuidado pessoal e, principalmente, para combater o envelhecimento prematuro da pele. Em muitos produtos cosméticos poderá encontrar este valioso nutriente, mas sempre misturado com compostos químicos e em quantidades muito reduzidas. Por isso, no umCOMO vamos explicar para você como fazer óleo de vitamina E com ingredientes naturais e mais econômicos que qualquer cosmético à venda.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de abacate

Índice

  1. Propriedades e benefícios da vitamina E
  2. Passos para fazer óleo de vitamina E
  3. Como usar o óleo de vitamina E

Propriedades e benefícios da vitamina E

A vitamina E, conhecida também pelo nome de tocoferol, é um composto com um alto conteúdo de antioxidantes que ajudam na dissolução das gorduras e também nos protegem, tanto dos ácidos graxos saturados, como de moléculas tóxicas que se formam pela atividade do nosso metabolismo. Muitos alimentos contêm vitamina E, entre eles a soja, o arroz, a gema dos ovos e os cereais, mas também podemos desfrutar dos benefícios desta vitamina através de uma grande diversidade de suplementos alimentares naturais. A lista de benefícios da vitamina E para nossa saúde é longa. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • É ideal para pessoas diabéticas, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar.
  • Atua contra os problemas de circulação do sangue.
  • Atua na formação de colágeno para assegurar uma cura adequada.
  • Melhora a elasticidade da pele, previne o aparecimento de manchas e rejuvenesce-a.
  • É um grande aliado para nosso sistema imunológico, pois ajuda a combater as infecções.
Como fazer óleo de vitamina E - Propriedades e benefícios da vitamina E

Passos para fazer óleo de vitamina E

Como pode ver, esta vitamina é muito boa para o nosso corpo, por isso é normal que a queira aproveitar ao máximo e inclusive fazer o seu próprio óleo. Para isso, também utilizará como segundo ingrediente o óleo de coco. Este é um grande aliado para o cuidado da pele, pois reduz seu envelhecimento e o aparecimento de rugas graças ao seu alto conteúdo de antioxidantes, como as vitaminas E e K, e em ácidos graxos monoinsaturados.

Estes componentes protegem-nos levemente do sol e são adequados para todo tipo de peles, ajudam a regenerar a pele danificada e as células, são ótimos contra doenças como a psoríase ou a dermatite nos olhos e suavizam as olheiras e acalmam o inchaço dos olhos. Por isso, se quiser preparar este óleo de vitamina E em sua casa preste atenção às seguintes linhas:

Ingredientes

  • Óleo de coco
  • 3 cápsulas de vitamina E em forma líquida (poderá encontrá-las em qualquer ervanária)
  • Um frasco ou pote de vidro

Passos a seguir

  1. Pegue em uma panela pequena e adicione uma xícara de óleo de coco. Esquente o óleo por alguns segundos até começar a derreter. Depois retire o óleo do fogo. Outra opção é colocar a xícara de óleo no microondas e esquentar por uns 30 segundos.
  2. Agora, perfure três cápsulas de vitamina E e acrescente o líquido do seu interior no óleo de coco derretido.
  3. Misture os dois ingredientes com a ajuda de um palito ou uma colher e, após realizar este passo, acrescente a mistura da panela no frasco ou recipiente de vidro.
  4. Depois que tiver esfriado, o óleo de vitamina E já estará pronto.

Também existe a possibilidade de fazer um creme de vitamina E em vez de um óleo. Para isso, o único que tem que fazer é colocar o pote de vidro na geladeira até solidificar e usar sempre frio.

Como usar o óleo de vitamina E

O modo de utilização deste óleo caseiro de vitamina E e outros benefícios do coco é muito simples:

  1. Antes de aplicar o óleo comprove se sua pele está totalmente limpa.
  2. Para obter melhores resultados, coloque o óleo de vitamina E em um ambiente quente por uns 5 minutos antes de aplicar.
  3. Lave bem as mãos. Se possível, lave com água quente.
  4. Logo depois, encha as suas mãos de óleo e massageie a zona onde pretende aplicar com movimentos circulares e suaves, durante alguns minutos, até que a pele tenha absorvido o óleo.
  5. Enxágue suas mãos com água após finalizar a massagem.

Recomenda-se utilizar o óleo de vitamina E todos os dias da semana, tanto de dia como de noite, se quiser obter melhores resultados.

Se gostou de descobrir como fazer óleo de vitamina E, pode ser que também tenha interesse em saber como aplicar vitamina E para as estrias.

Como fazer óleo de vitamina E - Como usar o óleo de vitamina E

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de vitamina E, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Laura
Posso usar o óleo de coco a frio para fazer a receita?
A sua avaliação:
Jady
Acho a vitamina E na farmácia? Posso misturar a vitamina E em outros creme?
1 de 3
Como fazer óleo de vitamina E