PARTILHAR

Como fazer óleo de babosa caseiro

Como fazer óleo de babosa caseiro

Todos nós já ouvimos falar das múltiplas propriedades da planta de aloe vera para a saúde, cabelo e pele. Esta planta é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, hidratantes, cicatrizantes e calmantes. A babosa é uma planta que possui folhas longas e espinhentas, das quais é possível extrair um gel e, com ele fazer óleo de babosa. Com este óleo você pode acelerar a cicatrização de feridas, tratar queimaduras e até utilizar como máscara de hidratação capilar. O melhor de tudo é que você pode fazer facilmente este óleo em casa e, de seguida no umCOMO vamos explicar tudo o que precisa saber sobre como fazer óleo de babosa caseiro, assim como os benefícios da planta.

Também lhe pode interessar: Como fazer shampoo de babosa caseiro

Benefícios e propriedades da babosa

Como já referimos a babosa é uma planta que conta com muitos benefícios, podendo ser utilizada para tratar problemas de saúde, de pele ou até no cabelo. Confira de seguida todos os benefícios do aloe vera:

  • Auxilia na cicatrização de feridas na pele, assim como marcas de cicatrizes, espinhas e acne.
  • Ameniza manchas na pele causadas pelo sol.
  • Alivia picadas de insetos.
  • Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes ajuda a aliviar dores musculares.
  • Acalma queimaduras solares devido ao seu poder hidratante, refrescante e calmante.
  • Ajuda a combater a caspa.
  • Hidrata a pele seca.
  • Pode ser utilizada para combater a dor de cabeça.
  • Auxilia no tratamento de problemas no trato gastrointestinal como colite, gastrite e outros tipos de inflamação.
  • Ajuda a proteger o corpo contra vírus e bactérias.
  • Devido às suas ações desintoxicante e antioxidante, a babosa combate os radicais livres que contribuem para o envelhecimento.
  • Ajuda a combater as rugas.
  • Alivia a irritação na pele depois da depilação.
  • Reduz o colesterol ruim.
  • Ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável.
  • Auxilia na perda de peso.
  • Ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, sendo útil para as pessoas com diabetes.
Como fazer óleo de babosa caseiro - Benefícios e propriedades da babosa

Óleo de babosa passo a passo

Agora que já conhece todos os benefícios do aloe vera, já tem mais que motivos para começar a usar esta planta no seu dia a dia. Para preparar o óleo de aloe vera em casa você precisar reunir os seguintes ingredientes e seguir os seguintes passos.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • Azeite de oliva extra virgem
  • 1 recipiente de vidro ou plástico com tampa

Preparação

Comece por lavar bem a folha da babosa e depois corte-a em pequenos pedaços, descartando as pontas da folha. Coloque os pedaços num recipiente e adicione azeite de oliva. A quantidade de azeite vai depender do tamanho da folha de babosa, mas para se guiar por cada 2/3 dedos da folha deve adicionar cerca de 4 a 5 colheres de chá de azeite. Misture tudo muito bem coloque tudo em um recipiente de vidro ou plástico com tampa. Guarde em um local seco e escuro por 15 dias, agitando o frasco todos os dias. Depois desse tempo, basta coar e o seu óleo de babosa já está pronto a usar. Pode conservar o óleo na geladeira por duas semanas.

Como fazer óleo de babosa caseiro - Óleo de babosa passo a passo

Óleo de babosa com outros óleos

Você também pode optar fazer óleo de babosa misturando o gel da planta com outros óleos para aumentar as suas propriedades. Confira de seguida todo o procedimento:

Ingredientes

  • 1/2 xícara de gel de babosa
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 2/3 gotas de um óleo essencial da sua preferência
  • 1 recipiente de vidro ou plástico com tampa
  • Uma tigela e uma panela

Preparação

Para conseguir o gel de babosa você pode adquiri-lo diretamente em uma loja de produtos naturais ou então extrai-lo de uma folha da planta. Se optar por extrair a polpa diretamente da planta, deve cortar a folha longitudinalmente e com uma colher raspar todo o gel da folha até conseguir meia xícara dele. Após ter o gel de babosa, deverá juntá-lo com o óleo de coco em uma tigela. Adicione as 2 ou 3 gotas de um óleo da sua preferência e misture tudo muito bem. Ao adicionar este óleo essencial você vai estar dando um aroma ao seu óleo de babosa, ao mesmo tempo que completa as propriedades da babosa. Algumas sugestões de óleos que poderá adicionar são o óleo de rosas, hortelã ou de limão. Coloque a mistura na panela e leve ao fogo baixo por 10 minutos. Depois deixe o óleo de babosa esfriar e já pode começar a usá-lo. Pode guardar o óleo em um recipiente com tampa por duas semanas em um local fresco e seco, podendo colocar na geladeira.

Como fazer óleo de babosa caseiro - Óleo de babosa com outros óleos

Como usar óleo de babosa

Você pode aplicar o óleo de babosa de forma tópica para cicatrizar feridas, como hidratante ou óleo de massagem, para as estrias ou para manchas na pele. O melhor é aplicá-lo na pele logo após o banho, pois assim a sua pele irá absorver o óleo de forma mais eficaz. Também pode adicionar este óleo a produtos de cuidado pessoal como sabonetes, xampus ou outros produtos para a pele e se beneficiar de todas as suas propriedades. Para além disso, também é possível usar o óleo de babosa como máscara de hidratação capilar. Basta

Dependendo da condição ou problema que quiser tratar, deverá utilizar a babosa de uma forma ou outra. Por isso, deixamos abaixo alguns artigos que explicam como pode usar a babosa em diferentes situações:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de babosa caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
IZAIAS PEREIRA GUIMARAES
Belo serviço de auxílio cidadão
A sua avaliação:
Vera Lucia Costa
Boa atarde..Por gentileza poderia mandar uma receita de creme ,solução ou gel de ervas para dores muito forte em pernas e coluna..Obrigada
Leonor Miguel Correia Antonio
Como fazer óleo de babosa para o cabelo crescer mais rapido
Editor umComo.com.br
Oi Leonor! Basta seguir as indicações do texto.
lucianna
gostei
Editor umComo.com.br
Oi Lucianna! Que bom que gostou das dicas. Continue nos acompanhando ;)
Como fazer óleo de babosa caseiro
1 de 4
Como fazer óleo de babosa caseiro

Voltar ao topo da página ↑