Como usar aloe vera para eliminar a caspa
Se os seus ombros ficam cheios destas incômodas e desagradáveis partículas brancas que a caspa gera e já não sabe o que fazer para resolver este problema, preste atenção a este artigo do umCOMO. É possível que o remédio definitivo se encontra na planta de aloe vera, pois o conteúdo das suas folhas é um grande antibacteriano, antisséptico e antifúngico natural e, por isso os resultados estão garantidos. Além disso, a babosa permite nutrir o cabelo desde o interior, ajudando-o a deixá-lo mais bonito e a dar-lhe muito mais força. Continue lendo e descubra como usar aloe vera para eliminar a caspa.
Passos a seguir:
Existem muitos xampus anti-caspa que contêm aloe vera na sua composição, pois esta planta é um dos melhores remédios naturais para ganhar a luta contra esta incômoda e desagravável condição na pele do couro cabeludo. O motivo encontra-se em algumas das propriedades da babosa para o cabelo mais destacadas, como as que lhe explicamos de seguida:
- Possui propriedades analgésicas, que ajudam a minimizar a coceira que a caspa pode causar no couro cabeludo. Esta coceira contínua agrava o problema, pois coçar estimula a produção das glândulas sebáceas e favorece o aparecimento de feridas que podem infetar.
- É antibacteriano e antifúngico, pelo que atuará diretamente sobre a origem do problema da caspa, mantendo-a afastada e evitando o seu avanço.
- Limpa em profundidade o couro cabeludo, elimina todos os resíduos acumulados nos poros deste e equilibra o seu nível de pH.
- Ao ser hidratante, permite nutrir os folículos pilosos atuando como um bom reparador do cabelo danificado.
- Oferece uma excelente sensação de frescura no couro cabeludo.
- Além disso, contém uma enzima que estimula o crescimento do cabelo, conseguindo que cresça muito mais forte e saudável.
Se quer usar o aloe vera para eliminar a caspa e comprovar a sua eficácia, o melhor é levar a cabo o tratamento capilar que lhe vamos explicar. Para isso, primeiro vai precisar entre 1 a 3 folhas da planta de babosa, dependendo da quantidade e comprimento de cabelo que tiver, esta é a melhor forma de aproveitar todas as suas propriedades e nutrientes. Os passos que deve seguir são os seguintes:
- Corte as folhas de aloe vera, tire os picos e corte-as de forma longitudinal com uma faca.
- Extraia toda a polpa gelatinosa do seu interior com uma colher e reserve-a em um recipiente.
- O gel que obteve do interior das folhas é o que tem de aplicar diretamente sobre o couro cabeludo. Massageie durante uns minutos para penetrar bem.
- Deixe atuar durante uns 20 ou 30 minutos e, passado este tempo, lave o seu cabelo normalmente utilizando, de preferência, um xampu anti-caspa.
Pode repetir o tratamento durante vários dias e observar os resultados, se ao fim de uma semana não notar melhorias, o melhor é consultar um dermatologista. No caso de não contar com uma planta de aloe vera em casa, não se preocupe, pois pode adquirir um gel de babosa em farmácias ou lojas de produtos naturais, certificando-se de que é o mais puro possível.
Também tem ao seu alcance a possibilidade de aumentar os efeitos do aloe vera contra a caspa combinando-o com outros ingredientes naturais, que são igualmente excelentes para tratar esta condição e melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo no geral. Entre os mais benéficos destaca-se o limão. É um fruto cítrico que ao possuir propriedades adstringentes e antibacterianas, reduz de forma considerável as secreções de gordura no couro cabeludo e atua contra os micro-organismos que muitas vezes podem ser os responsáveis pela caspa.
Neste caso, convidamos você a experimentar uma máscara de aloe vera e limão para a caspa. Para a preparar, tem apenas que misturar o gel de 2 folhas de babosa com o suco de 1 limão anteriormente espremido. Aplique a máscara sobre o couro cabeludo fazendo massagens circulares e deixe repousar de 20 a 30 minutos. Depois lave o seu cabelo e já está!
O vinagre de maçã é outro dos produtos que pode usar para fazer os seus próprios tratamentos anti-caspa caseiros. Oferece uma limpeza profunda do couro cabeludo, elimina as células mortas, é antibacteriano e controla o excesso de gordura. Por isso, também é uma excelente alternativa para potenciar os benefícios da babosa e conseguir um cabelo mais radiante e bonito.
Prepare uma máscara misturando 2 colheres de sopa de gel de aloe vera com 1 colher de sopa de vinagre de maçã e dilua a mistura em 1/2 xícara de água mineral. Quando estiver pronta, espalhe a máscara por todo o cabelo desde a raiz até às pontas e deixe atuar durante 20 minutos. Verá como além de disciplinar o seu cabelo, este se torna muito mais manejável.
Se quiser acabar com este problema o quanto antes, não só pode recorrer ao aloe vera para eliminar a caspa e aos produtos naturais que referimos, como também deverá ter em conta as seguintes recomendações:
- Usar xampus de boa qualidade, que tenham uma ação anti-caspa e que não contenham demasiados componentes químicos.
- Deixar secar o cabelo ao ar livre depois de o lavar e evitar o uso excessivo de secadores, chapinhas, modeladores de cabelo, etc.
- Evitar a aplicação de produtos agressivos no cabelo, como laquês, ceras, etc.
- Seguir uma dieta saudável que inclua o consumo de alimentos ricos em zinco e vitamina e frutas e vegetais em abundância.
- Manter-se bem hidratado bebendo pelo menos entre 1,5 e 2 litros de água por dia.
- Combater e reduzir o estresse e a ansiedade.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar aloe vera para eliminar a caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.