PARTILHAR

Como tirar o cheiro de queimado do cabelo

Como tirar o cheiro de queimado do cabelo

Os secadores, chapinhas e modeladores de cachos são opções para quem gosta de variar o formato natural dos fios e deseja uma solução rápida. Acontece que eles também podem se tornar grandes inimigos do cabelo se forem usados excessivamente ou de forma incorreta. O dano capilar originado pelo calor destes aparelhos, não só é percebido pelo ressecamento e fragilidade do cabelo, mas também pelo forte cheiro de queimado que fica impregnado e que é muito difícil de eliminar. Tome nota dos conselhos do seguinte artigo do umCOMO e conheça alguma fórmulas que ajudarão você a tirar o cheiro de queimado do cabelo e a conservá-lo mais saudável.

Também lhe pode interessar: Como tirar o cheiro de cebola do cabelo

Como evitar danos nos cabelos

Quando ao finalizar o penteado o cabelo tiver um desagradável cheiro de queimado é um claro sinal de que você o está danificando e não está dando os cuidados de que ele precisa. Tenha em conta que um cabelo saudável e forte cheirará sempre a limpo, especialmente se você tiver acabado de lavar e hidratar com um condicionador ou máscara. Por isso, o ideal é evitar que este cheiro apareça e, felizmente, você pode conseguir isto adotando algumas medidas muito simples:

  • Evite usar o secador e a chapinha todos os dias ou cada vez que lavar o cabelo. Caso você queira alisar seu cabelo completamente, é preferível fazê-lo com o secador do que com a chapinha.
  • Aplique um protetor térmico sobre o cabelo úmido antes de secá-lo ou usar a chapinha.
  • Controle a temperatura do ferro, evitando colocá-lo a mais de 180 ou 190ºC.
  • Não passe a chapinha no cabelo quando ainda estiver molhado ou úmido, faça-o sempre com cabelo completamente seco.
  • Proporcione ao seu cabelo uma dose extra de hidratação aplicando uma máscara nutritiva uma ou duas vezes por semana, e inclusive utilizando algum tratamento natural como os que te mostramos no artigo sobre remédios caseiros para o cabelo danificado.

Caso você tenha os cabelos bastante cacheados e os prefira lisos de forma que é impossível não passar secador ou chapinha todos os dias, uma ideia é realizar a aplicação de uma escova progressiva que irá alisar seus cabelos de forma definitiva, diminuindo assim a necessidade do uso diário de aparelhos de alta temperatura. Existem diversas opções no mercado de escovas que não envolvem o uso de formol ou outros produtos tóxicos, permitindo que você mantenha os cabelos alinhados de forma leve que não agrida os fios.

Seguindo as dicas acima você não apenas evitará queimar seus cabelos como também conseguirá mantê-los hidratados e com um aspecto brilhoso e saudável.

Óleo perfumados

As dicas anteriores são essenciais para evitar que seu cabelo queime e pareça estragado, mas o que fazer quando o cheiro de queimado já é uma evidência em toda a sua cabeleira? Tendo chegado a este ponto, se você precisar de uma solução rápida e eficiente que te permita sair de casa com um aroma agradável em seu cabelo, aconselhamos fazer uso dos óleos perfumados comerciais, que são vendidos especialmente para esta função. Assim, você não precisará ressecar o cabelo com os perfumes tradicionais e fará uso de um produto que oferece uma fórmula excelente para obter um cheiro fresco na hora, sem engordurar o cabelo.

Além dos óleos, existem outros produtos finalizadores para cabelos que têm aroma bastante agradável e, principalmente, forte, o que fará com que o odor desagradável seja camuflado e que ninguém perceba que seus fios passaram por um pequeno acidente.

Caso você tenha tempo e disposição, a solução mais eficaz será lavar os cabelos e fazer uma hidratação. Ao lavar os cabelos, preste atenção para conferir se alguma parte não foi realmente queimada pois, em casos extremos, será necessário realizar um corte, afinal, o dano não irá desaparecer e você acabará com fios visivelmente queimados.

Agora que você já viu como deixar o cabelo cheiroso depois da chapinha, veja também como tirar cheiro de fumaça do cabelo causado pelo tabaco.

Óleo de amêndoas

A dica acima relativa ao uso de óleos é útil apesar de você estiver sem tempo e precisar sair com pressa, caso contrário, será necessário tomar um cuidado um pouco maior com os cabelo e lavá-los profundamente para de fato eliminar os resquícios dos danos causados pela chapinha.

Para eliminar o cheiro de queimado do cabelo completamente, recomendamos que além de seu xampu habitual, você faça uso de alguns produtos naturais que são espetaculares para neutralizar os maus cheiros e hidratar as fibras capilares ao mesmo tempo. Um dos mais apreciados é o óleo de amêndoas: aplique umas gotas do meio até às pontas e deixe repousar durante 15 minutos. Depois, enxágue com muita água e lave seu cabelo como faz normalmente, sendo válido tomar cuidado para evitar o uso de aparelhos de alta temperatura pelos próximos tempos para deixar que o cabelo se recupere.

Outra forma similar de como tirar cheiro de fumaça do cabelo escovado é utilizando os xampus de limpeza profunda, aqueles que deixam o cabelo "cantando" justamente por removerem todas as impurezas que encontrarem em seu caminho. Se você teve uma reunião com amigos e agora que saber como tirar cheiro de churrasco do cabelo, esse tipo de produto também será a solução.

Como tirar o cheiro de queimado do cabelo - Óleo de amêndoas

Bicarbonato de sódio

Lavar o cabelo com bicarbonato de sódio é já uma dica bastante comum que pode ser recomendada para diversos casos, afinal, o produto é capaz de eliminar profundamente as sujeiras encontradas nos fios, o que envolve resquícios encontrados em razão de aparelhos de alta temperatura como é o caso das chapinhas e secadores.

Além de limpar os cabelos, o bicarbonato de sódio também um bom aliado para absorver maus cheiros, sendo útil também para o cabelo que estiver bastante sujo. Neste caso, adicione uma pequena colher de bicarbonato no frasco de seu xampu, agite-o e lave o cabelo com essa mistura.

Já que o bicarbonato e outros xampus mais fortes podem ocasionar em desidratações, o ideal é que, após o uso do produto, você faça uma hidratação de qualidade para recuperar a maciez dos fios, que também pode ser perdida em razão dos cabelos terem sido queimados. Para recuperar o brilho dos cabelos e eliminar os danos causados pela chapinha, veja máscaras caseiras para hidratar os cabelos.

Aloe vera

Sem dúvida, um dos melhores remédios naturais para eliminar o cheiro de queimado e reparar as partes danificadas do cabelo simultaneamente, é o aloe vera. Com ele, seu cabelo será completamente renovado e terá uma aparência bem mais saudável. Prepare uma máscara capilar misturando a polpa de uma folha de aloe vera com 5 colheres de sopa de azeite de oliva, espalhe sobre o cabelo úmido e após 20 minutos, retire com água morna em abundância.

Caso seja do seu interesse, saiba que o aloe vera também pode ser bastante útil na hora de hidratar a pele. Para saber mais sobre essa e outras propriedades da planta, veja benefícios do suco de aloe vera e faça o melhor uso possível desse produto poderoso.

Como tirar o cheiro de queimado do cabelo - Aloe vera

Óleo de coco

Além do óleo de amêndoas, acima recomendado, outro óleo bastante potente na hora de remover o cheiro desagradável de queimado e de recuperar os fios é o de coco, usado por vezes para fazer máscaras capilares de tratamento cotidiano.

Para utilizar o óleo em seus cabelos, bastará fazer uma máscara com o produto e aplicar em seus cabelos e deixando por 30 minutos. Após o tempo, lave os fios com bastante afinco utilizando uma quantidade razoável de xampu pois o produto deixará o cabelo extremamente oleoso e deverá ser removido.

Se quiser saber mais informações sobre o uso desse óleo, veja também como usar o óleo de coco no cabelo.

Como tirar o cheiro de queimado do cabelo - Óleo de coco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro de queimado do cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Viviane
O texto foi foi um pouco infeliz na escrita.
A sua avaliação:
Vitoria
Achei muito bom as dicas, e tudo mais. Muito bom!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vitoria! Que bom saber que gostou das dicas! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
luiza
otimo artigo!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luiza, muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página ;)
Como tirar o cheiro de queimado do cabelo
1 de 4
Como tirar o cheiro de queimado do cabelo

Voltar ao topo da página ↑