Partilhar

Remédios caseiros para o cabelo danificado

Remédios caseiros para o cabelo danificado

Quando o cabelo fica seco, frágil, sem brilho e com muitas pontas abertas e quebradas é sintoma de que está profundamente danificado e maltratado. As causas podem ser várias, desde um uso excessivo do secador e chapinhas até a uma má alimentação ou exposições agressivas ao sol. Se quer recuperar o estado natural do seu cabelo para que este fique bonito e saudável, neste artigo do umCOMO mostramos-lhe alguns remédios caseiros para o cabelo danificado, uma forma útil e econômica de o conseguir.

Também lhe pode interessar: Como tratar o cabelo muito danificado

Máscara de babosa e cerveja

Se nota que o seu cabelo está desidratado, sem brilho, oleoso e excessivamente maltratado, então experimente este excelente remédio caseiro para o cabelo danificado à base de aloe vera e cerveja. A babosa contém muitas vitaminas que nutrem as fibras capilares e que revitalizam o cabelo em profundidade. A cerveja, por sua vez, conta com vitamina B, ácido fólico e biotina, nutrientes que favorecem a produção de queratina, que é essencial para ter um cabelo saudável, hidratado e brilhante.

Tratamento: para preparar esta máscara capilar, deverá misturar a polpa de 2 folhas de aloe vera com meio copo de cerveja e uma colher de sopa de azeite de oliva. Quando tiver uma pasta uniforme, aplique-a sobre o cabelo danificado desde a raiz até às pontas e incidindo no couro cabeludo. Deixe atuar sobre o cabelo durante 30 minutos, retire com água morna em abundância e realize uma lavagem de cabelo normal.

Remédios caseiros para o cabelo danificado - Máscara de babosa e cerveja

Tratamento capilar à base de maionese

Este é outro remédio natural para o cabelo danificado muito popular, dizem que é perfeito para recuperar o brilho, a força e a umidade natural do nosso cabelo. A maionese combina as propriedades do azeite de oliva, o ovo e o vinagre, três ingredientes que têm propriedades nutritivas, hidratantes e regeneradoras ideais para renovar o cabelo seco e estragado. Também reduz o frizz e combate a falta de brilho e luminosidade.

Tratamento: aplique a maionese por todo o cabelo quando estiver úmido e deixar atuar durante aproximadamente 30 minutos. Em seguida, lave com água morna e lave o seu cabelo normalmente.

Máscara de abacate

Este é um excelente tratamento caseiro para o cabelo seco e para aquelas mulheres que têm de lidar com um cabelo frisado, assim como com as pontas abertas, danificadas ou quebradiças. As múltiplas vitaminas do abacate fazem dele um ingrediente excelente para nutrir e reparar o cabelo danificado em profundidade. Após o seu uso, o seu cabelo estará muito mais suave e brilhante. Além disso, a sua combinação de água, óleos vegetais e glicéridos também favorece o crescimento do cabelo.

Tratamento: para fazer esta máscara, esmague a polpa do abacate juntamente com a banana e adicione uma colher de sopa de óleo de gérmen de trigo. Quando a mistura estiver pronta, aplique-a sobre o cabelo deixando-o a hidratar durante uma hora. Enxague com água em abundância.

Descubra outra máscara eficiente de abacate para deixar o seu cabelo mais bonito, no artigo como fazer uma máscara de abacate para o cabelo.

Remédios caseiros para o cabelo danificado - Máscara de abacate

Enxague capilar de vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a equilibrar o nível de pH no cabelo, conferindo brilho e favorecendo a eliminação da caspa. Além de uma boa limpeza, este tipo de vinagre reduz o excesso de oleosidade no couro cabeludo, suaviza e previne o envelhecimento prematuro do cabelo.

Tratamento: Só tem que diluir 100 ml vinagre de maçã em meio litro de água e aplicá-lo no couro cabeludo. Incline a sua cabeça para trás e verta metade da mistura no seu couro cabeludo, dando uma massagem para estimular as glândulas capilares. Depois, ainda com a cabeça inclinada para trás, verta a restante mistura sobre o comprimento dos fios, espalhando bem fazendo movimentos da raiz até às pontas, mecha por mecha. Deixe atuar por cerca de 10 minutos e enxague bem. Se conseguir passe um último jato com água fria, para fechar as cutículas capilares.

Remédios caseiros para o cabelo danificado - Enxague capilar de vinagre de maçã

Máscara de mel e azeite de oliva

Um dos remédios para o cabelo seco e estragado mais populares é a máscara de mel e azeite de oliva. Estes dois ingredientes naturais juntos poderão ser um ótimo aliado para recuperar o seu cabelo danificado. Isto porque o mel ajuda no crescimento e produção de queratina, componente importante para a recuperação de cabelos quebradiços. Enquanto que o azeite de oliva ajuda a diminuir a perda de cabelo.

Tratamento: em um recipiente misture 2 colheres de sopa de azeite de oliva com 1 colher de sopa de mel. Após passar o seu condicionador e, ainda com o cabelo úmido, deverá passar esta mistura de mel e azeite de oliva do meio para as pontas para o couro cabeludo não ficar mais oleoso e deixar agir por cerca de 30 minutos. No final enxague com água em abundância e notará os cabelos mais fortes.

Óleos para reparar o cabelo danificado

Existem óleos naturais que podem servir como tratamentos para o cabelo danificado, pois têm propriedades revitalizantes e hidratantes muito fortes. Tome nota de quais são os que podem dar melhores resultados:

  • Óleo de amêndoas: fortalece o cabelo, combate a cabelo seco, previne a sua queda e deixa-o totalmente nutrido desde a raiz até às pontas.
  • Óleo de coco: o seu elevado conteúdo em vitamina E é perfeito para nutrir as fibras capilares, prevenir o seu envelhecimento e melhorar a aparência do cabelo no geral.
  • Óleo de abacate: repara e revitaliza o cabelo desde a raiz até às pontas.
  • Óleo de alecrim: é perfeito para estimular o crescimento do cabelo e parar a queda excessiva.

Tratamento: aplique um pouco de alguns destes óleos sobre o cabelo seco do meio até às pontas, deixe atuar durante 30 minutos e depois enxague com água morna e lave normalmente.

Remédios caseiros para o cabelo danificado - Óleos para reparar o cabelo danificado

Máscara de papaia

A papaia é uma fruta que conta com uma composição nutricional perfeita para hidratar o cabelo desde o interior e, graças ao seu conteúdo em betacaroteno combate o cabelo seco, repara as zonas mais danificadas e fortalece muito as fibras capilares.

Tratamento: tire a casca da papaia, lave-a bem e usa apenas metade. Retire com uma faca as sementes pretas e corte-a em pedaços médios. Bata a papaia junto com 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de azeite de oliva no liquidificador. Aplique a máscara para o cabelo danificado de maneira uniforme, incidindo nas pontas, e deixe atuar durante 30 minutos.

Máscara de Vitamina C

Para finalizar a lista de remédios caseiros para o cabelo danificado, propomos-lhe a vitamina C, um nutriente que estimula a produção de óleos naturais no cabelo, algo que sem dúvida ajuda a mantê-lo sempre bem hidratado. Também é excelente para evitar sofrer de pontas abertas ou quebradiças, frizz, cabelo seco e para favorecer o seu crescimento.

Tratamento: esprema 1 laranja e 1/2 limão para extrair os sucos. Misture os sucos com 2 colheres de sopa de mel e aplique a máscara sobre o cabelo úmido. Deixe atuar entre 20 e 30 minutos e depois enxague e lave normalmente.

Sugestão: Como usar chá verde no cabelo

Remédios caseiros para o cabelo danificado - Máscara de Vitamina C

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o cabelo danificado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para o cabelo danificado

O que lhe pareceu o artigo?
51 comentários
A sua avaliação:
ELIZETE PEREIRA COSTA
MEU CABEIO ESTA MUITO DANIFICADO POR QUIMICA QUAL A MASCARA INDICADA PARA TRATAR
Miriam da Motta Machado
Bom dia, eu me chamo,Miriam gostaria de saber de quando em quando posso fazer o tratamento de hidratação
Nelia Oliveira
Oi Miriam! Pode fazer uma dessas máscaras 2 vezes por semana. Obrigada pelo seu comentário e espero que o seu cabelo melhore :)
damiana
oi gente,meu cabelo esta ressecado muito seco sem brilho e sem macies,esta parecendo uma palha e não cresce me ajudem por favor.
Nelia Oliveira
Oi Damiana! Nestes artigos encontrará soluções caseiras muito boas tanto para tratar o cabelo seco como para dar brilho aos cabelos: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-dar-brilho-ao-cabelo-13440.html http://beleza.umcomo.com.br/articulo/tratamentos-caseiros-para-o-cabelo-seco-16967.html
Geisiane
Boa noite o meu cabelo ta muito caindo e si partindo oque eu faço pra para por favor mim ajude
Aurora
boa noite! use a mascara hidratante kinoa da marca aneetun
maria lucia
faço progressiva e meus cabelos estão mt danificados , oq fazer?
Aurora
muita hidratação,use o creme de hidratação kinoa da marca aneetun( para cabelos quimicamente tratados)
Maria lauduene
O meu cabelo estar com muito frete zero , o quê fãs só?
patricia
estou procurando a receita de ontem na fatima bernardes. que usou oleo de alecrin
Marli
Boa tarde usei um xampoo e condicinador de uma marca considerada boa mas quebrou tudo o meu cabelo.o q eu faço?
ana
Oi!pintei meu cabelo de azul esses dias,e depois da primeira lavada,ele ficou todo ressecada,armado e com as pontas todas soltas,ele é ondulado,mas agora chega a ficar crespo,alguma dica para fazer ele voltar a ficar ondulado e macio ,mesmo estando pintando quimicamente?
Aurora
Boa noite você tem que hidratar muito... eu tenho luzes e hidrato em toda lavada. tem uma máscara muito boa da aneetun para cabelos quimicamente tratados kinoa,vale a pena!
Mary
Olá minha querida Nelia Oliveira, eu tô precisando de uma solução para o meu cabelo parar de quebrar, meu cabelo está totalmente quebrados, me ajude por favor, meu cabelo está fracos, me indique uma receita que realmente funcione para cabelos que está quebrando consequentemente, por favor.Muito obrigada bjs
Nelia Oliveira
Oi Mary, nesse artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para a queda de cabelo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-queda-de-cabelo-6318.html Espero que resultem!

Remédios caseiros para o cabelo danificado
1 de 6
Remédios caseiros para o cabelo danificado

Voltar ao topo da página