Partilhar

O que fazer se meu cabelo está queimado

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer se meu cabelo está queimado

Se seu cabelo está passando pelo pior dos seus momentos e se encontra queimado, frágil e muito danificado, é essencial começar a tratá-lo como ele merece e fazer algumas mudanças quanto aos hábitos de cuidado capilar e os produtos que utiliza. Apenas retirando as partes mais danificadas do cabelo e enriquecendo-o com as vitaminas e minerais que precisa você poderá sair desta situação e favorecer o crescimento do seu cabelo de uma forma completamente saudável. Preste atenção nas dicas deste artigo de umComo.com.br para saber o que fazer se o seu cabelo está queimado.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cabelo está queimado
Passos a seguir:
1

Um cabelo queimado e profundamente danificado pode ser fruto de diversos fatores, entre os mais comuns encontram-se as pinturas e descolorações, o uso de produtos ou tratamentos invasivos, o abuso de secadores, alisadores e modeladores, as longas exposições ao sol e ao cloro das piscinas. Todos eles podem fazer com que o cabelo queime e perca sua beleza natural, apresentando algumas ou a maioria das seguintes características:

  • Duro e áspero ao tocar devido à secura e à desidratação extrema.
  • Quebra das cutículas e cabelo frágil e debilitado que se quebra com facilidade.
  • Pontas duplas que sofrem quebras de forma contínua.
  • Eletricidade estática e frizz.
  • Cabelo rebelde e difícil de pentear ou disciplinar.
  • Cabelo apagado e sem brilho.
  • Couro cabeludo com vermelhidão.
O que fazer se meu cabelo está queimado - Passo 1
2

Se seu cabelo apresentar as características anteriores ou você suspeitar que poderia estar queimado, deverá agir de imediato e iniciar um plano de choque para conseguir repará-lo o mais rápido possível. Em primeiro lugar, você deve se conscientizar de que a única forma de acabar com as partes mais danificadas e favorecer o crescimento do seu cabelo é cortando-o para o corrigir por completo. Se o cabelo curto não lhe favorecer ou você não quiser recorrer às tesouras, o que deve tentar, no mínimo, é cortar alguns centímetros das pontas e desfazer-se da parte mais danificada. Com isso, conseguirá que a fragilidade se estenda para o resto do cabelo e acabe muito danificado da raiz até às pontas.

O que fazer se meu cabelo está queimado - Passo 2
3

Quando o cabelo não está saudável e, portanto, não cresce, outra dica para o reparar e cuidar dele é tratá-lo com os produtos adequados. Esqueça o xampu que estava utilizando até agora e adquira um que seja de salão de beleza profissional indicado para hidratar o cabelo profundamente e regenerar as fibras capilares. As lavagens diárias tendem a ressecar ainda mais o cabelo, por isso, se for possível tente espaçar às lavagens e evitar usar água quente durante as mesmas, o ideal é que a água esteja a uma temperatura morna ou fria.

Caso seu cabelo seja oleoso e precise ser lavado diariamente, você pode avaliar a opção de utilizar um xampu a seco para eliminar a sujeira e a oleosidade acumulada. Descubra de que forma aplicá-lo consultando o artigo Como lavar o cabelo a seco.

O que fazer se meu cabelo está queimado - Passo 3
4

Com o xampu, você consegue limpar seu cabelo e deixá-lo livre de resíduos, mas apesar dele conter componentes nutritivos em sua fórmula, não é suficiente para a extrema hidratação de que precisa um cabelo queimado. Por este motivo, após o seu uso, é essencial passar em seu cabelo um condicionador altamente hidratante e renovador; são boas opções os que contêm ingredientes como vitamina E, ácidos graxos essenciais, óleo de argan, proteínas vegetais, karité, entre outros.

Aplique o condicionador desde a raiz até às pontas e deixe agir, pelo menos, durante 10 minutos. Neste tempo, você pode aproveitar para ensaboar o corpo e, depois, já poderá enxaguar o cabelo e retirar o condicionador.

O que fazer se meu cabelo está queimado - Passo 4
5

O ideal para reparar o cabelo queimado em menos tempo do que o esperado, é evitar completamente submetê-lo às elevadas temperaturas de aparelhos como secadores, alisadores ou modeladores. O uso constante deles fragiliza e resseca muito o cabelo fazendo com que fique propenso a quebras. De modo que, se puder, após lavar o cabelo deixe-o secar ao ar livre por si só e pronto!

Mas, se o seu cabelo estiver indomável ou com frizz e precisar de cuidados com algum destes aparelhos, então você deverá prestar atenção às recomendações como as seguintes para evitar que se deteriore mais do que já está:

  • Deixe uma toalha sobre o cabelo molhado durante pelo menos 5 minutos para retirar o excesso de umidade e evite pressioná-lo com ela.
  • Aplique um sérum hidratante nas pontas e no meio do cabelo.
  • Pulverize o cabelo com um spray protetor térmico, certificando-se de que o distribui de maneira uniforme por todas as mechas.
  • Utilize o secador em uma temperatura baixa e mantenha-o no mínimo a uma distância de 30 cm do seu cabelo.
  • Se, além disso, for utilizar o alisador, evite usá-lo a mais de 160º e passe uma única vez pelas mechas em questão.
O que fazer se meu cabelo está queimado - Passo 5
6

Da mesma forma, se o cabelo queimou é importante curá-lo e não submetê-lo a tratamentos invasivos, como a permanente, ou tingi-lo, fazer mechas e muito menos descolori-lo. Recupere a cor natural do seu cabelo e deixe ele se recuperar completamente durante um tempo; só assim você poderá impedir que continue estragando e fique opaco e apagado.

Não se esqueça também de usar um protetor de cabelo com filtro UV e aplicá-lo quando se expuser ao sol durante bastante tempo; no artigo Como proteger o cabelo do sol você pode ver outros conselhos excelentes.

7

Além de todos os cuidados anteriores, recomendamos proporcionar ao seu cabelo uma nutrição extra fazendo uso de alguma das seguintes máscaras caseiras. Os produtos que propomos estão repletos de nutrientes e vitaminas que conseguirão devolver ao seu cabelo a beleza, o brilho e o movimento perdidos.

  • Máscara de mel e ovo: misture 1 ovo com 2 colheres de sopa de mel e aplique a loção sobre o cabelo úmido, deixando descansar durante 30 minutos.
  • Máscara de óleo de coco e abacate: amasse a polpa de um abacate e misture-a com 3 colheres de sopa de óleo de coco.
  • Máscara de azeite de oliva e alecrim: adicione 1/4 de xícara de azeite de oliva morno em um recipiente e adicione 5 gotas de óleo de alecrim. Aplique sobre as mechas de cabelo mais danificadas e deixe agir durante 20 minutos.
O que fazer se meu cabelo está queimado - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu cabelo está queimado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu cabelo está queimado

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rute Sousa
Boa tarde! Gostaria de saber o que fazer para tratar um cabelo queimado pelo secador, e se existe algum produto natural ou no mercado para solucionar o problema. Obrigado.

O que fazer se meu cabelo está queimado
1 de 7
O que fazer se meu cabelo está queimado

Voltar ao topo da página