Partilhar
Partilhar em:

Como tirar mau cheiro do couro cabeludo - os melhores remédios caseiros

Como tirar mau cheiro do couro cabeludo - os melhores remédios caseiros

O seu cabelo cheiro mal mesmo após a lavagem? Na verdade, o que cheira mal é o seu couro cabeludo. Existem muitos fatores que podem influenciar o cheiro que o couro cabeludo libera, sendo que muitos são difíceis de eliminar, mesmo com lavagens regulares. No entanto, também não é recomendado lavar o cabelo com demasiada frequência, uma vez que isso faz com que ele se suje mais rápido e a produção de oleosidade aumente. Os motivos pelos quais o seu couro cabeludo pode ter um cheiro ruim são vários, como produtos químicos, excesso de oleosidade, transpiração excessiva ou até mesmo uma infeção bacteriana. Por vezes, também pode ser provocado por alterações hormonais. Se lavar o cabelo com demasiada frequência não é prático nem saudável, como eliminar o odor? Neste artigo do umCOMO, explicamos como tirar o mau cheiro do couro cabeludo com os melhores remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para melhorar o cabelo

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos remédios caseiros mais usados de sempre tratar o mau cheiro no couro cabeludo e no cabelo. A maioria das receitas de shampoo seco incluem este ingrediente estrela na sua composição. Isto ocorre porque ele neutraliza os odores, reduzindo a oleosidade do cabelo.

Você pode usar o bicarbonato de sódio como remédio para o mau cheiro do couro cabeludo misturando uma porção de bicarbonato com três de água para formar uma pasta. Utilize a mistura normalmente como um shampoo. Comece por molhar o cabelo com água e aplique a pasta sobre toda a cabeça e pontas. Deixe por cinco minutos, aproximadamente, e enxágue com água antes de lavar bem. Repita o procedimento uma vez por semana para notar resultados.

Suco de tomate

O tomate é um alimento muito ácido que pode ajudar a equilibrar o pH do seu couro cabeludo. Além disso, o fruto é um agente de limpeza muito eficaz contra o óleo e a gordura. Este remédio natural é simples, eficaz e econômico.

Extraia o suco de um tomate. Aplique sobre o couro cabeludo insistindo bastante nas raízes e fazendo massagem em círculos. Deixe atuar por 15 minutos e retire com água morna abundante. Vocè pode repetir este tratamento 2 vezes por semana.

Dica: Confira outros truques de beleza com tomate nesse artigo!

Suco de limão

O limão é outro ácido muito poderoso. Muitos shampoos possuem aroma ou extrato de limão, uma vez que ele combate a caspa e a seborreia. Também ajuda a manter o cabelo suave e brilhante, além de deixar um aroma fresco e limpo no cabelo.

Para fazer o tratamento, você vai necessitar de dois limões. Um bom truque para espremer um limão e obter todo o seu suco consiste em colocá-lo na horizontal sobre uma superfície plana e, apoiando a palma da mão sobre ele, deslizá-lo várias vezes para a frente e para trás, apertando ligeiramente. Verá que, quando espremer o fruto, sacará muito mais sumo do que o habitual.

Comece por lavar o cabelo e aplique o suco de limão sobre ele. Deixe atuar por 5 minutos e depois enxágue. Você pode repetir o procedimento 3 vezes por semana.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio caseiro muito usado para combater os piolhos. Contudo, além disso, ele pode ajudar a remover a acumulação de produtos químicos que fazem com que o seu cabelo esteja oleoso e com cheiro desagradável. O vinagre pode ainda restaurar o pH natural do seu couro cabeludo e dar mais brilho aos fios.

Misture meio copo de vinagre de maçã com dois copos de água. Se você tiver um óleo essencial em casa (como lavanda, rosa, alecrim...), pode adicionar 3 gotas à mistura para que não cheire tanto a vinagre. Não exceda a dose.

Aplique sobre o couro cabeludo e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, enxágue com água fria para que o couro cabeludo fique selado e brilhante. O procedimento pode ser repetido 1 a 2 vezes por semana.

Mel e canela

O mel e a canela combinados são um remédio muito eficaz para tirar o mau cheiro do couro cabeludo. Os ingredientes possuem propriedades antibacterianas e antifúngicas e, além disso, deixam um aroma muito agradável no cabelo. Siga estes passos para usar esta máscara de mel e canela para acabar com mau cheiro no couro cabeludo:

  1. Comece por ferver um copo de água com meia colher de canela em pó. Se você não tiver canela em pó em casa, pode usar um pau de canela, embora seja preferível usar pó.
  2. Deixe repousar para que a água obtenha as propriedades e o aroma da canela.
  3. Em seguida, misture com uma colher de sobremesa de mel.
  4. Se você usou um pai de canela, deve tirar o pau da infusão neste momento. Caso tenha usado canela em pó, deixe esfriar um pouco para não queimar.
  5. Aplique a mistura sobre o couro cabeludo e deixe atuar por, pelo menos, duas horas.
  6. Como é uma máscara, a mistura deve densa e não líquida. Se necessário, reduza a quantidade de água.
  7. Passadas as duas horas, enxágue com água e lave o cabelo como habitualmente.

Para notar resultados, repita o procedimento 1 a 2 vezes por semana. Tenha em conta que esta máscara pode clarear o cabelo com o tempo, por isso não use esta máscara por muito tempo se este não é o efeito que você pretende.

Se você misturar uma colher de sobremesa de mel com um quarto de colher de canela em pó sem água, pode criar uma pasta muito eficaz para fortalecer o sistema imunológico e eliminar, assim, possíveis infecções que dão mau cheiro ao couro cabeludo.

Óleo de melaleuca (ou árvore do chá)

O óleo de melaleuca possui muitos benefícios não só a nível cosmético, mas também de saúde. O seu uso no couro cabeludo pode ajudar a tirar o cheiro ruim do couro cabeludo provocado por infecções ou excesso de sebo, ajudando também a diminuir a caspa. Se esse é o seu caso, tome nota desse remédio:

  1. Dilua três colheres de sopa deste óleo essencial em um copo de água e aplique sobre o cabelo.
  2. Se você notar ardência ou calor, você deve diluir o óleo em mais água, por isso adicione um pouco mais.
  3. Massageie o couro cabeludo com esta mistura e deixe atuar por, no mínimo, 20 minutos.
  4. Para finalizar, enxágue bem o cabelo. Se preferir, pode adicionar algumas gotas de azeite essencial de melaleuca ao seu shampoo habitual.

Atenção: Se você estiver usando estre tratamento, evite sair à rua com o óleo no couro cabeludo pois ele pode manchar a pele.

Aloé vera (ou babosa)

Aloé vera, também chamada de babosa, pode tratar problemas como o mau odor, além da queda de cabelo ou caspa. Se você tem uma planta destas em sua casa, está com sorte pois o seu gel ou polpa possuem muitos usos. Um dos seus usos é, precisamente, ajudar a equilibrar o pH da pele e reduzir a produção de gordura na pele.

Para usar a babosa com este fim, aplique o gel de aloé vera sobre o cabelo previamente lavado como habitualmente. Deixe repousar por 15 minutos, enxágue bem e está pronto!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar mau cheiro do couro cabeludo - os melhores remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tirar mau cheiro do couro cabeludo - os melhores remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mau cheiro do couro cabeludo - os melhores remédios caseiros
1 de 5
Como tirar mau cheiro do couro cabeludo - os melhores remédios caseiros