Partilhar

Como usar a sálvia para os cabelos brancos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar a sálvia para os cabelos brancos

Se quer esconder os fios brancos que aparecem em seu cabelo mas não quer estragar o mesmo usando corantes ou produtos químicos, fique feliz de saber que pode fazer isso com um ingrediente natural e nada invasivo: a sálvia. Os fios brancos aparecem no cabelo porque a melanina, que é a proteína que se encarrega de dar cor, já não a fornece para um ou vários folículos do cabelo e este fica com um tom esbranquiçado ou prateado. Se este é o seu caso e quer eliminar o cabelo branco naturalmente, neste artigo de umComo contamos a você como usar a sálvia para os cabelos brancos.

Também lhe pode interessar: Como usar a sálvia para o cabelo
Passos a seguir:
1

A sálvia é um remédio perfeito para cobrir os fios brancos pois graças às suas propriedades adstringentes e revitalizantes, consegue que o fluxo de melanina cortado anteriormente volte a fluir, fazendo com que a cor retorne aos fios. No entanto, é de extrema importância que tenha em consideração que a sálvia não funciona para cabelos completamente brancos e que está indicada para tratar os primeiros fios brancos ou fios brancos prematuros que aparecem por uma falha na injeção de melanina.

Você deve saber que os fios brancos também aparecem por motivos naturais de envelhecimento e, neste caso, eles não podem ser tratados com este remédio natural que propomos a você. Neste artigo de umComo contamos a você por que temos cabelos brancos.

Como usar a sálvia para os cabelos brancos - Passo 1
2

Para o primeiro tratamento de sálvia para os cabelos brancos você só precisa de meia xícara de sálvia seca e 2 xícaras de água. A única coisa que deve fazer é colocar água a ferver com as folhas de sálvia e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo lento; depois, retire do fogo, coe a água e deixe esfriar.

Para jogar sobre o cabelo, primeiro umedeça o mesmo e depois enxágue-o com este líquido preparado anteriormente. É recomendável repetir este processo cada vez que tomar banho para que, assim, consiga revigorar o fluxo. Quando já tiver escondido os fios brancos, é só repetir este enxágue 1 vez por semana para manter a cor.

Como usar a sálvia para os cabelos brancos - Passo 2
3

O poder da sálvia misturada com o alecrim também podem ser usado para tratar os fios brancos naturalmente; este segundo ingrediente consegue, ainda, suavizar o cabelo e dar a ele um aroma muito fresco. Os primeiros resultados do tratamento podem ser vistos a partir de duas semanas ou a partir do primeiro mês, dependendo da pessoa em questão.

Para fazê-lo você só precisa de:

  • 1/3 xícara de folhas de sálvia seca.
  • 1/3 de alecrim fresco.
  • 1 xícara de água destilada.

Você só precisa ferver todos os ingredientes em uma panela e deixar cozinhar tudo por 10 minutos; depois, retire do fogo e deixe que a misture repouse cerca de 30 minutos antes de usar. Coe a água para tirar os restos de folhas e de alecrim e já pode usar este remédio caseiro.

Com o cabelo úmido aplique a mistura preparada e massageie o couro cabeludo para ajudar a reativar os folículos. Deixe atuar no seu cabelo durante 20 minutos e depois enxágue com água morna. É recomendável repetir este procedimento 3 vezes por semana durante o primeiro mês e, depois, 1 vez por semana para manter a cor.

Como usar a sálvia para os cabelos brancos - Passo 3
4

O chá preto e a sálvia também são bons para eliminar os cabelos brancos, no entanto, este remédio é principalmente recomendado para pessoas de cabelo castanho. Para prepará-lo só precisa fazer um chá preto com 20 gramas de sálvia; depois deixe esfriar e aplique sobre o cabelo úmido. Massageie com movimentos circulares para reativar o fluxo de melanina e, após 10 minutos, enxágue a mistura para retirar do seu cabelo.

Para poder ver os resultados é importante que nas primeiras semanas repita este procedimento 3 vezes por semana e, quando começar a ver que os fios brancos desaparecem, pode reduzir progressivamente a frequência até acabar fazendo apenas 1 vez por mês.

Como usar a sálvia para os cabelos brancos - Passo 4
Imagem: iguaria.com
5

Como já dissemos, estes tratamentos com sálvia são indicados para tratar os fios brancos prematuros, por isso, com certeza que também está interessado em conhecer alguns dos melhores métodos preventivos para evitar que apareçam fios brancos no seu cabelo antes do tempo. A seguir, em umComo, indicamos a você o que pode fazer para evitar os cabelos brancos:

  • Coma chocolate: é um alimento rico em cobre, mineral que potencia a produção de melanina.
  • Os alimentos ricos em selênio ajudam a produzir mais hormônios, algo relacionado com a coloração dos nossos cabelos. Portanto adicione frutos secos, frutos do mar ou morangos em sua dieta para prevenir os cabelos brancos.
  • Mais vegetais de folha verde em sua alimentação porque ajudam a transportar o oxigênio e trazem uma grande quantidade de vitaminas B12.

Neste artigo de umComo contamos a você outras formas de reduzir os cabelos brancos naturalmente com hábitos simples em sua vida.

Como usar a sálvia para os cabelos brancos - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a sálvia para os cabelos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar a sálvia para os cabelos brancos

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
PATRICIA MIRANDA
A primeira dica diz para deixar cozinhar por 30 minutos, mesmo em fogo lento, vai evaporar!
A sua avaliação:
Lica
Quanto tempo dura na geladeira essa infusão de sálvia com alecrim? Grata!!
Yone
Por quanto tempo pd durar o ting. Com salvia nosfios
Marcia
Tenho cabelos crespos, molho o cabelo todos os dias e passo creme de pentear e como posso agir em relação ao processo de cobrir os cabelos brancos com a salvia? Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Marcia! Confira as indicações do texto.
Fafá
Artigo interessante, como tenho fios brancos e gosto deles assim sem tinta, mas que gostaria de manter eles não com tantos brancos e sim um grisalho, vou fazer esse processo da sálvia para tentar deixar os meus bem grisalhos por bastante tempo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fafá, espero que este método resulte com você! Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo o nosso site :)

Como usar a sálvia para os cabelos brancos
Imagem: iguaria.com
1 de 6
Como usar a sálvia para os cabelos brancos

Voltar ao topo da página