PARTILHAR

Como fazer shampoo de babosa caseiro

Como fazer shampoo de babosa caseiro

Gostava de preparar o seu próprio shampoo de aloe vera? Esta planta conta com excelentes propriedades para o cabelo e, por isso, é um dos melhores produtos naturais que podemos usar para lavar e reparar o cabelo ao mesmo tempo. O aloe vera ou babosa permite, entre outras coisas, combater o cabelo seco, prevenir a caspa e a seborreia, conseguir um cabelo mais limpo, evitar o frizz, estimular o crescimento do cabelo e prevenir a sua queda excessiva, além de conseguir um cabelo cheio de luz e muito abundante e bonito. Continue lendo este artigo do umCOMO se quiser aproveitar todos os benefícios desta planta tão especial e quiser aprender a fazer um shampoo de babosa caseiro.

Também lhe pode interessar: Como fazer shampoo caseiro de ovo

Propriedades da babosa para o cabelo

O aloe vera é um dos produtos naturais existentes mais benéficos para a saúde e beleza capilar. Se começar a usá-lo de forma regular, verá como o seu cabelo em muito pouco tempo se renova por completo e fica muito mais hidratado, denso, luminoso e bonito. Tome nota de quais são as principais propriedades da babosa para o cabelo para saber o que pode conseguir com a sua aplicação:

  • Regula o excesso de sebo e oleosidade no couro cabeludo, por isso é ideal para parar a atividade das glândulas sebáceas que fazem com que o cabelo fique oleoso com rapidez e, por conseguinte, pareça sujo antes do tempo que é suposto.
  • É um grande hidratante natural, pois graças ao seu conteúdo em antioxidantes, vitaminas e mucilagem ajuda a condicionar o cabelo em profundidade, suavizando-o, fortalecendo os folículos pilosos e conferindo-lhe muito brilho.
  • Ao fortalecer os folículos pilosos e contar com propriedades regeneradoras, é excelente para prevenir a queda de cabelo, tratar a alopecia e favorecer o crescimento do cabelo.
  • Tem propriedades antibacterianas e é fungicida, por isso também é benéfico no caso de apresentar caspa ou dermatite seborreica.
  • Previne o envelhecimento do cabelo e mantém as fibras capilares flexíveis e elásticas.

Se quer conhecer mais sobre os seus benefícios capilares, não perca o artigo Benefícios do aloe vera para o cabelo.

Como fazer shampoo de babosa caseiro - Propriedades da babosa para o cabelo

Shampoo de babosa e cebola

São vários os shampoos de aloe vera caseiros que pode preparar, mas de seguida vamos lhe mostrar algumas das receitas que melhores resultados oferecem na hora de cuidar do seu cabelo e mantê-lo sempre perfeito.

Para começar, vamos explicar como fazer shampoo de babosa e cebola, um dos tratamentos mais populares para promover e acelerar o crescimento do cabelo. Às propriedades regeneradoras da babosa, vamos adicionar os efeitos incríveis que tem a cebola no crescimento do cabelo. Este alimento é rico em enxofre e quercetina, dois componentes que estimulam a produção de queratina e colágeno, que é indispensável para o cabelo crescer de forma saudável e forte. Também favorecem a circulação sanguínea no couro cabeludo o que se traduz em uma maior força dos folículos pilosos e em um maior crescimento.

Ingredientes

  • 1 copo de gel de aloe vera. Pode ser extraído diretamente da planta ou de um gel adquirido em uma loja de produtos naturais.
  • 1 cebola média.
  • 1 copo de shampoo neutro.
  • Um pouco de óleo de argan (opcional).

Preparação

  1. Descasque e corte a cabela em pedaços médios.
  2. Triture a cebola para obter uma espécie de suco.
  3. No liquidificado adicione o gel de aloe vera, a cebola e umas gotas de óleo de argan.
  4. Processe todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
  5. Adicione o shampoo neutro e continue processando.

No início pode usar o shampoo de babosa e cebola todos os dias até ver que o seu cabelo já não cai tanto. Depois pode começar a usá-lo apenas 2 ou 3 vezes por semana. No se preocupe com o cheiro a cebola, pois quando enxaguar o seu cabelo este irá desaparecer. De qualquer forma, aconselhamos a que antes do último enxágue aplique um condicionador com um cheiro agradável e intenso.

Neste outro artigo pode ver outra receita de shampoo de cebola.

Como fazer shampoo de babosa caseiro - Shampoo de babosa e cebola

Shampoo de babosa e mel

Se o que está procurando é um shampoo de babosa caseiro que lhe ajude a reparar e hidratar em profundidade um cabelo muito danificado, seco e estragado, o que combina a babosa com o mel pode ser a sua melhor opção. Tenha em conta que o mel é um grande hidratante natural que nutre as fibras capilares desde o interior e evita que se ressequem quando se expõem por exemplo ao calor de aparelhos como os secadores ou as chapinhas. Além disso, dá muita suavidade e brilho ao cabelo. Tome nota da seguinte receita para fazer shampoo de aloe vera e mel.

Ingredientes

  • 1 copo de gel de aloe vera
  • 1 copo de shampoo neutro
  • 4 colheres de sopa de mel

Preparação

  1. Verta no liquidificador o aloe vera e o mel e processe.
  2. Adicione o shampoo à mistura anterior e continue processando até obter uma mistura homogênea.
  3. Lave o seu cabelo com este shampoo aplicando-o sobre o couro cabeludo úmido e faça massagens circulares para o distribuir bem por todas as mechas.
  4. Deixe atuar durante uns 10 ou 15 minutos para reparar o cabelo corretamente e depois enxague com água morna em abundância.
  5. Para fechar as cutículas do cabelo, é recomendável que o último enxague se realize com água fria.
Como fazer shampoo de babosa caseiro - Shampoo de babosa e mel

Shampoo de babosa e óleo de jojoba

Por último, propomos-lhe fazer um shampoo de babosa e óleo de jojoba. Este é ideal para revitalizar o cabelo por completo mas também para favorecer o seu crescimento, pois o óleo de jojoba permite desbloquear os folículos pilosos, limpar e hidratar o couro cabeludo, regular o excesso de sebo, combater o frizz, entre muitos outros benefícios que pode descobrir no artigo Como usar o óleo de jojoba no cabelo.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de gel de aloe vera.
  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba. Pode encontrá-lo à venda em lojas de produtos naturais.
  • 4 colheres de sopa de água mineral.

Preparação

  1. Primeiro misture a babosa com a água em um recipiente e misture bem.
  2. Adicione o óleo de jojoba e continue mexendo até uma mistura homogênea.
  3. Use a preparação para lavar seu cabelo no banho, realize massagens circulares para o shampoo penetrar bem nas raízes e deixe atuar durante 5 minutos.
  4. Passado esse tempo, retire com água morna em abundância fazendo um último enxague com água fria.
Como fazer shampoo de babosa caseiro - Shampoo de babosa e óleo de jojoba

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer shampoo de babosa caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Carmem
É preciso ser conservado na geladeira? Ou não precisa
Como fazer shampoo de babosa caseiro
1 de 5
Como fazer shampoo de babosa caseiro

Voltar ao topo da página ↑