Partilhar
Partilhar em:

Como fazer sabonete de lavanda caseiro

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (84 votos)
15 comentários
26 vezes partilhado
 
Como fazer sabonete de lavanda caseiro
Fonte: www.stonadecelonline.com

O sabonete de lavanda oferece propriedades muito boas para o cuidado da pele, sendo benéfico para hidratá-la, eliminar impurezas e protegê-la de agentes bactericidas. Além disso, as propriedades relaxantes da lavanda fazem que seja ideal para tomar um banho muito agradável, aliviar tensões e favorecer nosso bem-estar. Se queres aproveitar todos esses benefícios e de forma econômica, neste artigo de umComo trazemos uma receita muito simples para que você possa aprender a fazer sabonete de lavanda caseiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de lavanda caseiro
Instruções:
1

Para fazer este sabonete caseiro, precisaremos além da lavanda, azeite de oliva virgem extra e soda cáustica. Siga os passos que mostramos a seguir para fazê-lo.

2

Em primeiro lugar, prepare uma infusão de lavanda com 210 g de água e 2 colheres de sopa de flores de lavanda. Deixe arrefecer e coloque em um recipiente de plástico.

Fonte: www.granvelada.com
3

Agora, acrescente pouco a pouco a soda cáustica e mexa a mistura até que se dissolva. É muito importante realizar este passo em um lugar ventilado bem como se proteger com máscara e luvas, já que a soda é uma substância bastante perigosa, sobretudo, no contato com a pele.

4

Enquanto a mistura esfria, aqueça o azeite de oliva em fogo lento.

5

Quando a mistura tiver esfriado, acrescente o azeite de oliva pouco a pouco no recipiente com cuidado para não espirrar. Mexa todos os ingredientes de forma intermitente até que a mistura comece a engrossar.

6

Quando esta já tiver engrossado, é o momento de adicionar o óleo essencial de lavanda e seguir mexendo até obter uma mistura uniforme.

Fonte: otramedicina.imujer.com
7

Para finalizar o processo de elaboração deste sabonete caseiro, vire a mistura em um recipiente que sirva de molde para o sabonete. É preferível que seja amplo e de pouca altura. Se você gosta, polvilhe sobre a mistura algumas pétalas de flores de lavanda. Agora devemos deixar repousar durante 15 dias, aproximadamente, para que endureça. Quando endurecer, podemos cortar os pedaços do sabonete de lavanda e começar a usá-lo.

8

Seguindo um processo similar, em umComo mostramos Como fazer sabonete de aloé vera, excelente para o cuidado da pele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de lavanda caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (15)

Escrever comentário sobre Como fazer sabonete de lavanda caseiro

15 comentários
A sua avaliação:
Marília
Estão de parabéns. Obrigada por partilhar.
Editor umComo.com.br
Oi Marília! Que bom que gostou do artigo. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
ike
muito bon
Sara Viega
Oi Ike! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando a nossa página!
A sua avaliação:
aurea
como fazer lavanda p/a fazer sabonete nao sei como fazer da uma dica obrigada
Sara Viega
Oi Aurea! Para preparar a lavanda para fazer o sabonete, você deve preparar uma infusão com as flores da planta. Obrigada pelo seu comentário e espero que consiga fazer o sabonete ;)
A sua avaliação:
Carlos Eduardo
Olá Sara! Existe alguma legislação específica para fabricação e comercialização de sabonetes arteresanais?
Sara Viega
Oi Carlos! No Brasil não existe distinção entre artesanato e industria, então ambos a fabricação e comercialização de sabonetes, artesanais ou não, é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O melhor é se informar junto desta entidade para saber que regulamentos deve seguir. Muito obrigada pelo seu comentário e votos de muito sucesso :)
A sua avaliação:
Lucilene
Adorei Tudo.
Sara Viega
Oi Lucilene! Que bom saber! Muito obrigada pelo comentário valeu :)
A sua avaliação:
Lucilene
Oi boa tarde. Posso usa soda liquida?
A sua avaliação:
Lucilene.
Wowwww eu Amo Tudo isso.
Sara Viega
Oi Lucilene! Muito obrigada pelo comentário valeu! Continue acompanhando as nossas dicas :)
A sua avaliação:
Aparecida
Olá. Ao invés de usar a soda cáustica você não acha mais seguro usar a base glicerinada? Se for fazer esse sabonete de lavanda com essa base que quantidade seria?
Mônica
Olá, Excelente suas informações...estou pesquisando sobre o processo a frio para fazer sabonetes vegetal há algum tempo.., mas ainda tenho dúvida sobre qual soda cåustica usar...todas as granuladas são iguais ou tem diferença? Muito obrigada!
Sara Viega
Oi Mônica! Pode usar qualquer uma. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Dilva
Gostei da receita, parece simples, o recipiente em que fica a infusão e a soda até esfriar deve ser de que material? Tenho que untar a forma de moldagem? É fácil para sair? É só cortar ? Sou novata, será minha primeira experiência com sabonetes, pois já não aguento mais alergias, e comprar sabonetes naturais fica caro.Alem de caro, continuam contendo lauril.
Sara Viega
Oi Dilva! Você pode deixar arrefecer a infusão no mesmo recipiente em que a preparou, depois é que poderá colocar em um recipiente de plástico. Não precisa de untar não e depois sai fácil sim. Espero que consiga fazer tudo direito. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer sabonete de lavanda caseiro
Fonte: www.stonadecelonline.com
Fonte: www.granvelada.com
Fonte: otramedicina.imujer.com
1 de 3
Como fazer sabonete de lavanda caseiro