menu
Partilhar

Como fazer sabonete de lavanda caseiro

Como fazer sabonete de lavanda caseiro
Imagem: www.stonadecelonline.com

O sabonete de lavanda oferece propriedades muito boas para o cuidado da pele, sendo benéfico para hidratá-la, eliminar impurezas e protegê-la de agentes bactericidas. Além disso, as propriedades relaxantes da lavanda fazem que seja ideal para tomar um banho muito agradável, aliviar tensões e favorecer nosso bem-estar. Se queres aproveitar todos esses benefícios e de forma econômica, neste artigo de umComo trazemos uma receita muito simples para que você possa aprender a fazer sabonete de lavanda caseiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de lavanda caseiro
Passos a seguir:
1

Para fazer este sabonete caseiro, precisaremos além da lavanda, azeite de oliva virgem extra e soda cáustica. Siga os passos que mostramos a seguir para fazê-lo.

2

Em primeiro lugar, prepare uma infusão de lavanda com 210 g de água e 2 colheres de sopa de flores de lavanda. Deixe arrefecer e coloque em um recipiente de plástico.

Como fazer sabonete de lavanda caseiro - Passo 2
Imagem: www.granvelada.com
3

Agora, acrescente pouco a pouco a soda cáustica e mexa a mistura até que se dissolva. É muito importante realizar este passo em um lugar ventilado bem como se proteger com máscara e luvas, já que a soda é uma substância bastante perigosa, sobretudo, no contato com a pele.

4

Enquanto a mistura esfria, aqueça o azeite de oliva em fogo lento.

5

Quando a mistura tiver esfriado, acrescente o azeite de oliva pouco a pouco no recipiente com cuidado para não espirrar. Mexa todos os ingredientes de forma intermitente até que a mistura comece a engrossar.

6

Quando esta já tiver engrossado, é o momento de adicionar o óleo essencial de lavanda e seguir mexendo até obter uma mistura uniforme.

Como fazer sabonete de lavanda caseiro - Passo 6
Imagem: otramedicina.imujer.com
7

Para finalizar o processo de elaboração deste sabonete caseiro, vire a mistura em um recipiente que sirva de molde para o sabonete. É preferível que seja amplo e de pouca altura. Se você gosta, polvilhe sobre a mistura algumas pétalas de flores de lavanda. Agora devemos deixar repousar durante 15 dias, aproximadamente, para que endureça. Quando endurecer, podemos cortar os pedaços do sabonete de lavanda e começar a usá-lo.

Sugestão: Como fazer óleo de lavanda caseiro

8

Seguindo um processo similar, em umComo mostramos Como fazer sabonete de aloé vera, excelente para o cuidado da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de lavanda caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Eliete
A cura segura de um sabonete cold process ñ seria de 30 dias o minimo para ñ agredir a pele?
Amo suas receitas
Lucia
Oi amiga,será que fazendo esse sabonete so c oleos líquidos sem por sebo eles não vai ficar muito mole?e gostaria de saber se pode usar cebo 1500k e depois acrescentar oleo de argan ,porque o óleo de argam de Coco e de azeite sao muito caros p por em grandes quantidade .
A sua avaliação:
Luiza Santos
Adorei as receitas, Vou fazer todas
A sua avaliação:
Marília
Estão de parabéns. Obrigada por partilhar.
Editor umComo.com.br
Oi Marília! Que bom que gostou do artigo. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
ike
muito bon
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ike! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando a nossa página!
A sua avaliação:
aurea
como fazer lavanda p/a fazer sabonete nao sei como fazer da uma dica obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aurea! Para preparar a lavanda para fazer o sabonete, você deve preparar uma infusão com as flores da planta. Obrigada pelo seu comentário e espero que consiga fazer o sabonete ;)
A sua avaliação:
Carlos Eduardo
Olá Sara! Existe alguma legislação específica para fabricação e comercialização de sabonetes arteresanais?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! No Brasil não existe distinção entre artesanato e industria, então ambos a fabricação e comercialização de sabonetes, artesanais ou não, é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O melhor é se informar junto desta entidade para saber que regulamentos deve seguir. Muito obrigada pelo seu comentário e votos de muito sucesso :)
A sua avaliação:
Lucilene
Adorei Tudo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucilene! Que bom saber! Muito obrigada pelo comentário valeu :)
A sua avaliação:
Lucilene
Oi boa tarde. Posso usa soda liquida?
A sua avaliação:
Lucilene.
Wowwww eu Amo Tudo isso.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucilene! Muito obrigada pelo comentário valeu! Continue acompanhando as nossas dicas :)
A sua avaliação:
Aparecida
Olá. Ao invés de usar a soda cáustica você não acha mais seguro usar a base glicerinada? Se for fazer esse sabonete de lavanda com essa base que quantidade seria?
Mônica
Olá, Excelente suas informações...estou pesquisando sobre o processo a frio para fazer sabonetes vegetal há algum tempo.., mas ainda tenho dúvida sobre qual soda cåustica usar...todas as granuladas são iguais ou tem diferença? Muito obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mônica! Pode usar qualquer uma. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Dilva
Gostei da receita, parece simples, o recipiente em que fica a infusão e a soda até esfriar deve ser de que material? Tenho que untar a forma de moldagem? É fácil para sair? É só cortar ? Sou novata, será minha primeira experiência com sabonetes, pois já não aguento mais alergias, e comprar sabonetes naturais fica caro.Alem de caro, continuam contendo lauril.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dilva! Você pode deixar arrefecer a infusão no mesmo recipiente em que a preparou, depois é que poderá colocar em um recipiente de plástico. Não precisa de untar não e depois sai fácil sim. Espero que consiga fazer tudo direito. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ana Figueiredo
Para que serve a soda cáustica? Não pode depois fazer mal à pele?
joseane
boa noite eu gostaria de uma rceita de sabonete dqueles que ficam solidos obrigdo se podeer mim ajudar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joseane, esta receita é desses sabonetes que ficam sólidos.
Ana
Sabonete com feito com soda cáustica não ser usado depois de 15 dias! Ainda vai possuir a soda cáustica! Tenos q esperar 40 dias para fazer uso. É o tempo de maturação do sabonete! E depois disso ainda verificamos se a soda foi toda embora! Cuidado ao elaborarem os textos.
Maria Cecilia Todesco Ferraz
Já encontrei a resposta a minha pergunta anterior. Muito obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Obrigada nós Maria! Continue nos acompanhando :)
Maria
Bom dia! que parabeniza -los pelas dicas e receitas muito bem elaboradas. E se possível disponibilizar uma base para sabonete com azeite, óleos com a medida a partir de um litro ou mais para fazer em maior quantidade. att. Maria F. Souza
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, muito obrigada por essas palavras valeu ;) Nesse link poderá encontrar mais receitas de sabonetes caseiros e alguns feitos com óleos essenciais: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=sabonete+caseiro Quanto às quantidades, você só tem que duplicar, triplicar, etc a receita consoante a quantidade que pretender. Obrigada por comentar e continue seguindo as nossas novidades! ;)

Como fazer sabonete de lavanda caseiro
Imagem: www.stonadecelonline.com
Imagem: www.granvelada.com
Imagem: otramedicina.imujer.com
1 de 3
Como fazer sabonete de lavanda caseiro

Voltar ao topo da página