Fazer sabões

Como fazer sabonete de aveia caseiro

Como fazer sabonete de aveia caseiro
Imagem: naturalmentecasera.blogspot.com

A aveia é um cereal que oferece múltiplos benefícios para a pele, é ideal para limpá-la profundamente, hidratá-la e mantê-la bem nutrida. Uma ótima maneira de aproveitar suas magníficas propriedades é incorporar na nossa rotina o uso do sabonete de aveia. Ajuda a eliminar células mortas da pele, suavizá-la, restabelecer sua umidade natural, e além disso, é eficaz no tratamento de peles delicadas e sensíveis. No seguinte artigo de umComo.com.br trazemos para você uma receita muito simples sobre como fazer sabonete de aveia caseiro, experimente fazê-lo você mesma e observa os resultados.

Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete de aroeira

Passos a seguir:

1

Além dos flocos de aveia, os produtos que precisamos para fazer este sabonete caseiro são:

  • Azeite de oliva virgem;
  • Soda cáustica;
  • Manteiga de cacau;
  • E se quiser dar um pouco de aroma, acrescentaremos umas gotas de óleo essencial de limão.
2

Depois de juntar todos os produtos, devemos preparar uma infusão de aveia. Para fazê-lo, coloque uma panela com 213 g de água e 1 colher de sopa de aveia. Retire do fogo quando ferver e deixe esfriar. Por último, quando estiver fria, peneire a mistura para obter a infusão e coloque em um recipiente de plástico.

Como fazer sabonete de aveia caseiro - Passo 2
Imagem: aperderpeso.com
3

O seguinte passo para fazer o sabonete de aveia caseiro é acrescentar 85 g de soda cáustica no recipiente e deixar esfriar durante uma hora. É fundamental fazê-lo pouco a pouco e mexendo a mistura sempre no mesmo sentido. A soda é uma substância bastante perigosa e tóxica, por isso recomendamos usá-la em um lugar ventilado e se proteger com máscara e luvas.

4

Enquanto a mistura esfria, pegue em um recipiente e misture 682 g de azeite de oliva virgem com 10 g de manteiga de cacau. Coloque o recipiente no microondas para esquentar a mistura.

5

Quando a mistura da infusão de aveia e a soda tiver esfriado, acrescente pouco a pouco o azeite de oliva e a manteiga de cacau. Não deixe de mexer a mistura sempre no mesmo sentido até perceber que ela fica mais espessa. Deixe repousar durante 15 minutos, aproximadamente, e volte a mexer. Repita este último passo até que a mistura adquira uma textura similar à maionese.

6

Para que o sabonete de aveia tenha um aroma mais agradável, acrescente 10 gotas de óleo essencial de limão à mistura e mexa de novo até obter uma solução homogênea. Se gostar de outro tipo de fragrância, pode escolher um óleo essencial diferente.

Como fazer sabonete de aveia caseiro - Passo 6
Imagem: compras.innatia.com
7

Para finalizar, coloque a mistura obtida em um recipiente grande e não muito alto, ele servirá de molde para nosso sabonete de aveia caseiro. Polvilhe sobre a mistura 1 colher de sopa de flocos de aveia para decorar e deixar mais bonito. Agora só precisa esperar o resultado. Deixe repousar a mistura durante 15 dias, é tempo suficiente para que endureça e para poder cortar o sabonete em pedaços. Pronto! Com estes passos simples é possível fazer um sabonete de aveia caseiro, excelente para cuidar e deixar a pele mais bonita.

8

Em umComo você também pode ver como fazer outros sabonetes caseiros, consulte os artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de aveia caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Neusa
A soda caustica é um componente perigoso, e não deveria fazer parte nas receitas e principalmente de sabonetes! Gente, nossa pele merece respeito e cuidados fica a dica!
A sua avaliação:
irene
gostaria que vc mande a receita de aroeira para sabonetes por favor queiro usa na minha neta ela tenhem metade do corpo queimado queiro fase uso do sabonete nela
A sua avaliação:
vera
Poderia substituir a soda cáustica por outro produto? No meu ver é muito químico para um sabonete natural...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Você pode substituir a soda por uma base glicerinada branca. Deve cortá-las aos cubos e derreter na panela até ficar líquida. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cristiane souza
Adorei estas receitas sao maravilhosas..mas gostaria de saber se estes sabonetes fazem espuma?? quero fazer sabonetes assim mas q tenha bastante espuma!!! se poderes me indicar algo q possa usar para criar mais espuma... aguardo contato obrigado!!!
Imagem: naturalmentecasera.blogspot.com
Imagem: aperderpeso.com
Imagem: compras.innatia.com
1 de 3
Como fazer sabonete de aveia caseiro