Fazer sabões

Como fazer sabonete de óleo de argan

Como fazer sabonete de óleo de argan
Imagem: jabonesrositalancellotti.com

O óleo de argan, conhecido como o ouro líquido de Marrocos, é um produto que proporciona uma hidratação sublime à pele graças ao seu elevado conteúdo em ácidos graxos essenciais. É ideal também para recuperar a tonicidade e elasticidade natural da pele, bem como para protegê-la contra os efeitos do envelhecimento prematuro. Não há dúvida de que incorporar este ingrediente natural à nossa rotina de beleza é um verdadeiro luxo, e uma forma econômica e simples de fazer isso é elaborar o sabonete de óleo de argan caseiro. Quer saber como? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Vai precisar de:
  • 20 gr de óleo de argan
  • 230 gr de água
  • 85 gr de soda cáustica
  • 660 gr de óleo de oliva virgem extra
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete de aroeira
Passos a seguir:
1

Para fazer este sabonete caseiro, além do óleo de argan, precisaremos de óleo de oliva virgem extra, soda cáustica e farelo de aveia. Quando tiver todos os ingredientes, já pode começar a elaborar o sabonete de óleo de argan.

2

O primeiro passo é acrescentar a água em um recipiente e ir adicionando pouco a pouco e com muito cuidado a soda cáustica. Com a ajuda de uma colher de madeira ou varetas manuais mexa a mistura. Lembre-se de que a soda cáustica é um produto muito agressivo, por isso é recomendável fazer este passo em um lugar ventilado e protegido com máscara e luvas de látex.

3

Quando a mistura anterior estiver fria, é a vez de acrescentar o óleo de oliva virgem extra no recipiente. Faça-o pouco a pouco com cuidado para não salpicar. Mexa todos os ingredientes para que se misturem bem. Para isso pode usar uma batedeira em velocidade lenta durante uns 10 minutos aproximadamente. Depois, aumente a velocidade e continue batendo até obter uma mistura homogênea.

Como fazer sabonete de óleo de argan - Passo 3
Imagem: sabor-artesano.com
4

O seguinte passo é misturar o óleo de argan e duas colheres de sopa de farelo de aveia, bata até que fiquem bem integrados e acrescente a solução resultante no recipiente. Mexa de novo para obter uma mistura homogênea e uniforme.

Como fazer sabonete de óleo de argan - Passo 4
Imagem: logicaecologica.es
5

Para finalizar esta receita de sabonete de óleo de argan, coloque a mistura em uma forma que seja bastante ampla e de pouca altura. Deixe a forma repousar em um lugar com ventilação e escuro mas livre de umidades. Deve esperar pelo menos 15 dias para endurecer e poder começar a usá-lo. Quando tiver decorrido esse tempo, verifique se o sabonete está duro, se tiver já pode cortar os pedaços do tamanho que preferir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de óleo de argan, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Silvia Heloisa Santos
Amei o sabonete só que eu tunha oleo de sementes de uva e usei essa não tem problemas né usei no lugar do óleo de argam
A sua avaliação:
Camila
Olá! Na foto do sabonete tem umas coisinhas pretinhas. Qual ingrediente usou? Gostaria de conseguir o mesmo efeito achei muito bonito! Obrigada pelas receitas e dicas adoro o site. Beijos.
Sonia Oshiro
Na receita menciona-se 2 colheres de sopa de limão, mas no passo a passo não se fala do limão, mas fala-se em 2 colheres de farelo de aveia. Os dois elementos devem ser usados na receita?
Editor umComo.com.br
Oi Sonia! Na lista de ingredientes deve ler--se 2 colheres de sopa de farelo de aveia, e não de suco de limão. Obrigado pelo reparo!
A sua avaliação:
EDIENE MARIAOMS FERREIRA
ADOREI A RECEITA VOU FAZER
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ediene! Espero que fique do seu agrado. Obrigada pelo seu comentário valeu :)
Marília
Acabei de fazer e não consegui a consistência que vejo nos vídeos, mas estou esperançosa, vamos ver se endurece!!!!! Volto pra contar!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marília! Espero que dê certo então! Fico no aguardo ;)
Eliana
adorei a sua receita vou fazer obrigado bjsss//////
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliana, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Idecácio
Esse óleo de oliva extra virgem, é o mesmo azeite de oliva comestível?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Idecácio, sim é o azeite de oliva que usamos para cozinhar. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Katia
Ola, poderia me tirar uma dúvida...o óleo de argan é o vegetal ou o essencial usado nesta receita? Desde já agradeço e parabéns pelo site.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Katia, o óleo utilizado é óleo de argan essencial. Muito obrigada pelo seu comentário e continue a seguir-nos :)
Leonardo
Este sabonete não poderia ser feito com base glicerinada, como na maioria das outras receitas aqui deste site? Se sim, como fazer? Parabéns pelo site, estou amando...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Leonardo, o sabonete de óleo de argan deve ser feito com soda caústica em vez de com uma base glicerinada. Obrigada pela visita e continue a acompanhar-nos :)
Sofia
Na verdade a base glicerinada é a base já pronta feita com outros óleos e a soda. Se quer fazer um sabonete com óleos especiais tem que fazer desde o zero.
Imagem: jabonesrositalancellotti.com
Imagem: sabor-artesano.com
Imagem: logicaecologica.es
1 de 3
Como fazer sabonete de óleo de argan