Partilhar

Como fazer sabonete caseiro de mel

Como fazer sabonete caseiro de mel
Imagem: lasmanualidades.com

O sabonete de mel é ideal para proporcionar à sua pele a maciez e hidratação necessárias. Ainda que se trate de um produto caseiro destinado a todos os tipos de peles, seus efeitos são bem mais visíveis nas peles sensíveis. O mel é um ingrediente natural que favorece o atraso do envelhecimento, bem como proporciona todos os nutrientes e vitaminas que a nossa pele precisa para ter uma aparência perfeita. Além disso, este sabão artesanal é um potente antibacteriano e cicatrizante. Quer saber como prepará-lo? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer sabonete caseiro de mel.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete de aveia caseiro
Passos a seguir:
1

Antes de iniciar a preparação, reserve todos os ingredientes. Para fazer este sabão de mel, você precisará de 250 ml de azeite de oliva, 250 ml de água, 100 g de soda cáustica, 75 ml de óleo de amêndoas, 75 ml de óleo de coco e 4 colher de chá de mel. Utilizaremos óleo de amêndoas e de coco para potenciar a hidratação e nutrição que o sabão proporcionará à nossa pele. Lembre-se de que são óleos base que não possuem odor, mas muitas propriedades.

2

O primeiro a ser feito é introduzir em uma panela o azeite de oliva, o óleo de amêndoas e o óleo de coco e esquentá-los em fogo baixo. Se desejar, você pode preparar seu próprio óleo de amêndoas e óleo de coco seguindo estas receitas simples. Se não dispõe de um dos óleo, será preciso equilibrar as quantidades dos outros dois, sempre mantendo a proporção, sobretudo do azeite de oliva.

Como fazer sabonete caseiro de mel - Passo 2
Imagem: lamesadelconde.com
3

Enquanto os óleos esquentam, misture a soda com a água com muito cuidado. A soda cáustica é um produto muito agressivo. Portanto, não se esqueça de utilizar luvas e máscaras para manipulá-la. Quando a soda tiver dissolvido totalmente e os óleos estiverem quentes e integrados, apague o fogo e despeje a soda pouco a pouco na mistura de óleos.

4

Quando tiver despejado toda a soda na panela de óleos, bata tudo com a ajuda da batedeira em velocidade baixa. Conforme for batendo, e os ingredientes do sabão de mel se misturarem, aumente para a velocidade média. Bata até obter um creme suave.

Imagem: cremas-caseras.com
5

Agora é o momento de adicionar o mel. A quantidade de mel é um exemplo. Se desejar, poderá adicionar algumas colheres adicionais de mel. No entanto, aconselhamos que você comece com pequenas quantidades e aumente conforme o resultado final, já que o mel é um produto concentrado e uma pequena quantidade será o suficiente. Misture tudo e, quando tiver a solução final, despeje nos moldes. Podem ser utilizados moldes específicos para sabão ou um único de vidro e cortar as peças por conta própria quando estiverem rígidas. Se usar um molde de vidro, você deve colocar uma folha de papel de cozinha para poder retirar o sabão.

6

Em seguida, deve deixar os moldes em um lugar fresco e ventilado para que o sabão de mel endureça, entre 15 e 30 dias. Após 48 horas, o sabão estará suficientemente rígido para ser retirado do molde, mas não poderá ser utilizado até que tenha passado cerca de 15 a 30 dias. Como pode ver, preparar o seu próprio sabão é muito simples, e o resultado é um produto completamente natural. Não perca nossas receitas de sabão de alecrim, de rosa mosqueta e de calêndula.

Imagem: popempresas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete caseiro de mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se desejar, pode acrescentar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência para aromatizar o sabonete.

Escrever comentário sobre Como fazer sabonete caseiro de mel

25 comentários
Erli
Olá essa quantidade de soda não é muito alta pra quantidade de óleos,?porque usando a tabela de quantidade de soda pra óleo usa se 126 g de soda para cada 1 litro de óleo,gostaria de saber se posso diminuir essa quantidade de soda?obrigada
Lygia
cOMO VC FAZ PARA PARECER FAVO DE MEL? Eu comprei um molde de silicone tipo mat, com furinhos tipo favo, para colocar embaixo da forma quadrada, mas o mat subiu e ficou em cima, nao sei como prender no fundo da forma.
A sua avaliação:
obg
muito obrigado, ajudou muito
maria
ola...o que se pode usar em vez de leite em pó??
A sua avaliação:
Renaldo
Para fazer em maior quantidade pode dobrar essa receita?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Renaldo! Se quiser mais quantidade pode dobrar a receita sim. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
BERNADETE
AMEI, QUERO COMEÇAR A FAZER
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bernadete! Espero que consiga fazer facilmente! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
marcos antonio da silva
olá, bom dia Sara!observei a sua receita do sabonete de mel, mas coloquei na calculadora de saboaria, a porcentagem de soda caustica está muito alta, para essa receita é 55 gramas e coloquei com 5% de sobre gordurante ou seja, gorduras que não vai virar o sabão e vai servir para ajudar a hidratar a pele. pode ser que eu esteja errado, mas dificilmente a calculadora erra, dê uma olhada coloque os valores aqui nesse site. O excesso de soda caustica pode acarretar problemas sério a saúde muito ruim para pele. você mede o ph dos sabonetes? Eles não podem passar de 10, quanto menor o valor melhor para a pele deixa-lo menos alcalino, ou seja o mais próximo de ph 7,as cold por mais baixo que fique eu já consegui até 8,5. depende da receita. Perdoa-me comentar, mas estou com duvida sobre essa receita, caso eu esteja errado gostaria de receber orientações por favor, também quero fazer um sabonete de mel, ja fiz processo cold mas ainda não fiz com mel. O seu endurece bem ou ele fica meio mole ao aperta-lo? Se ele fica bem duro mesmo, ainda pode reduzir a soda caustica, ou seja isso afirma mais ainda que a calculadora está certa, eu ja fiz uma receita usando essa calculado e ficou joinha! aguardo seu retorno, até logo forte abraço!
A sua avaliação:
Gilmara
Olá, qual a quantidade de glicerina para substituir a soda caustica? Amei o blog. Obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilmara! Para fazer sabonete de mel sem soda caustica, vai precisar de 1/2 kg de sabão de glicerina moldável e dividir o sabão em pedaços. Depois leve uma panela em banho-maria e derreta junto com 1 colher de sopa de pérolas de cera de abelha. Quando estiver completamente derretido, retire do fogo e adicione 1 colher de sopa de mel, 20 gotas de óleo de amêndoa doce e 4 colheres de sopa de leite em pó integral. Deixe esfriar e depois adicione 10 ml de essência de baunilha. Coloque o sabonete em moldes e espere endurecer. Depois é só desenformar e já pode usar. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário :)
Edma Matos
Oi Sara Viega, no caso da glicerina .., qual a quantidade devo usar? Abraço! Obrigado!
Marinalva
Na verdade Não gostei muito da soda cáustica isso não é bom, boa noite.
Irma
Marinalva, todo sabão, sabonete ou shampoo que vc usa contém soda, sem ela não ocorre a saponificação... Basta usar a quantia certa de soda, e esperar o tempo de cura da soda (de 3 semanas a 1 mês) pf me corrijam se eu estiver enganada! Abraço

Como fazer sabonete caseiro de mel
Imagem: lasmanualidades.com
Imagem: lamesadelconde.com
Imagem: cremas-caseras.com
Imagem: popempresas.com
1 de 4
Como fazer sabonete caseiro de mel

Voltar ao topo da página