menu
Partilhar

Como fazer sabonete caseiro de mel

Como fazer sabonete caseiro de mel
Imagem: lasmanualidades.com

O sabonete de mel é ideal para proporcionar à sua pele a maciez e hidratação necessárias. Ainda que se trate de um produto caseiro destinado a todos os tipos de peles, seus efeitos são bem mais visíveis nas peles sensíveis. O mel é um ingrediente natural que favorece o atraso do envelhecimento, bem como proporciona todos os nutrientes e vitaminas que a nossa pele precisa para ter uma aparência perfeita. Além disso, este sabão artesanal é um potente antibacteriano e cicatrizante. Quer saber como prepará-lo? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer sabonete caseiro de mel.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete de aveia caseiro
Passos a seguir:
1

Antes de iniciar a preparação, reserve todos os ingredientes. Para fazer este sabão de mel, você precisará de 250 ml de azeite de oliva, 250 ml de água, 100 g de soda cáustica, 75 ml de óleo de amêndoas, 75 ml de óleo de coco e 4 colher de chá de mel. Utilizaremos óleo de amêndoas e de coco para potenciar a hidratação e nutrição que o sabão proporcionará à nossa pele. Lembre-se de que são óleos base que não possuem odor, mas muitas propriedades.

2

O primeiro a ser feito é introduzir em uma panela o azeite de oliva, o óleo de amêndoas e o óleo de coco e esquentá-los em fogo baixo. Se desejar, você pode preparar seu próprio óleo de amêndoas e óleo de coco seguindo estas receitas simples. Se não dispõe de um dos óleo, será preciso equilibrar as quantidades dos outros dois, sempre mantendo a proporção, sobretudo do azeite de oliva.

Como fazer sabonete caseiro de mel - Passo 2
Imagem: lamesadelconde.com
3

Enquanto os óleos esquentam, misture a soda com a água com muito cuidado. A soda cáustica é um produto muito agressivo. Portanto, não se esqueça de utilizar luvas e máscaras para manipulá-la. Quando a soda tiver dissolvido totalmente e os óleos estiverem quentes e integrados, apague o fogo e despeje a soda pouco a pouco na mistura de óleos.

4

Quando tiver despejado toda a soda na panela de óleos, bata tudo com a ajuda da batedeira em velocidade baixa. Conforme for batendo, e os ingredientes do sabão de mel se misturarem, aumente para a velocidade média. Bata até obter um creme suave.

Como fazer sabonete caseiro de mel - Passo 4
Imagem: cremas-caseras.com
5

Agora é o momento de adicionar o mel. A quantidade de mel é um exemplo. Se desejar, poderá adicionar algumas colheres adicionais de mel. No entanto, aconselhamos que você comece com pequenas quantidades e aumente conforme o resultado final, já que o mel é um produto concentrado e uma pequena quantidade será o suficiente. Misture tudo e, quando tiver a solução final, despeje nos moldes. Podem ser utilizados moldes específicos para sabão ou um único de vidro e cortar as peças por conta própria quando estiverem rígidas. Se usar um molde de vidro, você deve colocar uma folha de papel de cozinha para poder retirar o sabão.

6

Em seguida, deve deixar os moldes em um lugar fresco e ventilado para que o sabão de mel endureça, entre 15 e 30 dias. Após 48 horas, o sabão estará suficientemente rígido para ser retirado do molde, mas não poderá ser utilizado até que tenha passado cerca de 15 a 30 dias. Como pode ver, preparar o seu próprio sabão é muito simples, e o resultado é um produto completamente natural. Não perca nossas receitas de sabão de alecrim, de rosa mosqueta e de calêndula.

Como fazer sabonete caseiro de mel - Passo 6
Imagem: popempresas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete caseiro de mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se desejar, pode acrescentar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência para aromatizar o sabonete.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
SUELEN
Olá, amei a receita, ele pode ser usado no cabelo tbm?
A sua avaliação:
Josiane
Amei está receita !
Erli
Olá essa quantidade de soda não é muito alta pra quantidade de óleos,?porque usando a tabela de quantidade de soda pra óleo usa se 126 g de soda para cada 1 litro de óleo,gostaria de saber se posso diminuir essa quantidade de soda?obrigada
Lygia
cOMO VC FAZ PARA PARECER FAVO DE MEL? Eu comprei um molde de silicone tipo mat, com furinhos tipo favo, para colocar embaixo da forma quadrada, mas o mat subiu e ficou em cima, nao sei como prender no fundo da forma.
A sua avaliação:
obg
muito obrigado, ajudou muito
maria
ola...o que se pode usar em vez de leite em pó??
A sua avaliação:
Renaldo
Para fazer em maior quantidade pode dobrar essa receita?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renaldo! Se quiser mais quantidade pode dobrar a receita sim. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
BERNADETE
AMEI, QUERO COMEÇAR A FAZER
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bernadete! Espero que consiga fazer facilmente! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
marcos antonio da silva
olá, bom dia Sara!observei a sua receita do sabonete de mel, mas coloquei na calculadora de saboaria, a porcentagem de soda caustica está muito alta, para essa receita é 55 gramas e coloquei com 5% de sobre gordurante ou seja, gorduras que não vai virar o sabão e vai servir para ajudar a hidratar a pele. pode ser que eu esteja errado, mas dificilmente a calculadora erra, dê uma olhada coloque os valores aqui nesse site. O excesso de soda caustica pode acarretar problemas sério a saúde muito ruim para pele. você mede o ph dos sabonetes? Eles não podem passar de 10, quanto menor o valor melhor para a pele deixa-lo menos alcalino, ou seja o mais próximo de ph 7,as cold por mais baixo que fique eu já consegui até 8,5. depende da receita. Perdoa-me comentar, mas estou com duvida sobre essa receita, caso eu esteja errado gostaria de receber orientações por favor, também quero fazer um sabonete de mel, ja fiz processo cold mas ainda não fiz com mel. O seu endurece bem ou ele fica meio mole ao aperta-lo? Se ele fica bem duro mesmo, ainda pode reduzir a soda caustica, ou seja isso afirma mais ainda que a calculadora está certa, eu ja fiz uma receita usando essa calculado e ficou joinha! aguardo seu retorno, até logo forte abraço!
A sua avaliação:
Gilmara
Olá, qual a quantidade de glicerina para substituir a soda caustica? Amei o blog. Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilmara! Para fazer sabonete de mel sem soda caustica, vai precisar de 1/2 kg de sabão de glicerina moldável e dividir o sabão em pedaços. Depois leve uma panela em banho-maria e derreta junto com 1 colher de sopa de pérolas de cera de abelha. Quando estiver completamente derretido, retire do fogo e adicione 1 colher de sopa de mel, 20 gotas de óleo de amêndoa doce e 4 colheres de sopa de leite em pó integral. Deixe esfriar e depois adicione 10 ml de essência de baunilha. Coloque o sabonete em moldes e espere endurecer. Depois é só desenformar e já pode usar. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário :)
Edma Matos
Oi Sara Viega, no caso da glicerina .., qual a quantidade devo usar? Abraço! Obrigado!
Marinalva
Na verdade Não gostei muito da soda cáustica isso não é bom, boa noite.
Irma
Marinalva, todo sabão, sabonete ou shampoo que vc usa contém soda, sem ela não ocorre a saponificação... Basta usar a quantia certa de soda, e esperar o tempo de cura da soda (de 3 semanas a 1 mês) pf me corrijam se eu estiver enganada! Abraço
Liliana
Boa noite. Tem algo que possa substituir a soda? Pode ser glicerina líquida? Gratidão
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Liliana! Pode substituir a soda por glicerina sim. Obrigada pelo comentário!
Cristiane
Então, tem algum curso online no Skype? Pois, surgem muitas dúvidas quando começamos a fazer...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristiane, não temos curso, mas tem alguma dúvida que possa ajudar?
Cristiane
Oi Sara, obrigada pelo retorno. Sim, tenho muitas dúvidas... Fiz sua receita de sabonete de mel pela metade, p/ testar. Não usei a batedeira, pois, a mesma é de uso na cozinha e fiquei com medo de usar soda cáustica nela e porque respinga muito ao bater, e fiquei receosa tb com a s cáustica. Misturei com uma colher de pau e a mistura engrossou levemente, não muito, como vc mostra na foto. Coloquei numa forminha de alumínio, sem o filme, pois, não consegui deixá-lo esticadinho, e untei a forma com azeite (pode?).Fiz ontem e hoje já está durinho, mas, com o cheiro bem forte da s cáustica, é assim mesmo? Gostaria de saber, o por quê do descanso de 15 a 30 dias e como vou saber dentro desse prazo, se já está pronto??? Sugiro que vc faça um vídeo com o passo a passo, pois, ficaria muito mais fácil.
Tatiana
Posso fazer sem soda cáustica?
Paulo
A receita é legal, mas a quantidade de soda cáustica está errada. É muita e pode prejudicar a pele. O PH vai fica super alto. A soda cáustica é o agente que faz a saponificação. Depois da cura, se a soda for usada corretamente, não via ter problema nenhum e o sabonete ficará super legal. A quantidade certa de soda para essa receita é de 55 gramas. O pega certo para o sabonete é entre 7 e 10. Existem fitas para medir o ph.
Jenifer
Como eu faço para ter certeza que a cura do sabonete está no ponta e neutralizou a soda caustica? Estou amando as receitas. Tem como transformar o sabonete em barra em sabonete líquido?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jenifer, pode sim confira aqui como fazer sabonete líquido: http://artes.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-sabonete-liquido-8892.html
edina
amei a receita,quero fazer o mais rapido possivel
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edina, que bom saber! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)

Como fazer sabonete caseiro de mel
Imagem: lasmanualidades.com
Imagem: lamesadelconde.com
Imagem: cremas-caseras.com
Imagem: popempresas.com
1 de 4
Como fazer sabonete caseiro de mel

Voltar ao topo da página