Partilhar

Como fazer sabonete artesanal

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer sabonete artesanal
Imagem: quartodimenina.blogspot.pt

Se você gosta de personalizar tudo em sua casa e o que usa em seu cotidiano, irá gostar certamente de criar sabonetes artesanais! Estes são uma alternativa mais econômica aos de compra e lhe permitem personalizar consoante a necessidade de sua pele e com o aroma que você desejar. Pode também produzir sabonetes apenas para perfumar suas gavetas de roupa! Seja qual for o uso, é muito simples e neste artigo lhe mostramos como fazer sabonete artesanal.

Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete caseiro de mel
Passos a seguir:
1

Antes de começar o preparo, reúna os seguintes ingredientes: 1 kg de base de glicerina para sabonete ou sabonete glicerinado branco ou transparente, lauril líquido, essência a seu gosto, corante alimentício, álcool de cereais, elementos decorativos (folhas ou flores desidratadas, sementes de frutos, etc). Pode encontrar a maioria destes produtos em lojas de materiais para artesanato.

Como fazer sabonete artesanal - Passo 1
Imagem: sabaoeglicerina.com.br
2

Comece por cortar a glicerina em pequenos cubos e leve ao fogo em banho maria em uma panela esmaltada. Deixe derreter sem ferver e sem mexer.Quando estiver derretida, adicione 50 ml de lauril e corante alimentício em pequenas doses para conferir cor à glicerina e até que consiga o tom pretendido. Pode misturar várias cores de corante para resultar em cores diferentes.

Como fazer sabonete artesanal - Passo 2
Imagem: viladoartesao.com.br
3

Quando o preparado estiver completamente líquido, retire do fogo e mexa suavemente. Deixe esfriar até que se forme uma camada de nata no topo. Retire a nata e acrescente a essência, o álcool (que irá intensificar o aroma da essência) e os elementos decorativos. É nesta fase que você tem a oportunidade de personalizar seu sabonete. Pode, por exemplo, criar um sabonete esfoliante e hidratante misturando mel e fubá, ou um sabonete de ervas misturando essência de erva doce com folhas de chá secas.

Como fazer sabonete artesanal - Passo 3
Imagem: receitasdesabonetes.blogspot.pt
4

Misture bem todos os ingredientes com a ajuda de um batedor de claras. Continue mexendo desta vez com uma espátula e até o preparado chegar ao ponto de mingau. Esse é o momento de verter seu sabonete nas formas. Pode optar por uma forma retangular simples, estilo forma de bolo inglês, ou formas de silicone com desenhos usadas para biscoitos ou bombons. Nestas última seu sabonete ficará mais bonitinho. Leve no refrigerador por 15 minutos e seu sabonete está pronto a ser usado!

Como fazer sabonete artesanal - Passo 4
Imagem: casadasessencias.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete artesanal, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Existem várias variedades de sabonetes artesanais que você pode criar. Experimente combinar diferentes essências, cores de corante e elementos para descobrir de quais gosta mais.

Escrever comentário sobre Como fazer sabonete artesanal

55 comentários
A sua avaliação:
erikkasm40@gmail.com
Sou iniciante e muito difícil fazer o sabonetes quero pra lembrancinhas de aniversário
A sua avaliação:
Tatiane de Souza
Obrigada por compartilhar essa receita, adorei a ideia de criar meus próprios sabonetes
A sua avaliação:
Ivanilde Berteloni
Eu moro em cidade que não encontra materiais nenhum para fazer sabonetes ou qualquer outra receita, gostaria de saber de site onde comprar obrigada.
A sua avaliação:
Ivanilde Berteloni
Na receita do primeiro sabonete não encontrei a quantidade de álcool de cereais obrigada gratidão.
A sua avaliação:
Márcia Silva Corrêa
Com uma receita posso criar outras ou tenho que ter a base?
A sua avaliação:
Telmivany
Quero muito aprender a fazer sabonete artesanal, para usos pessoais. É amei estas receitas. Vou tentar faze-los.
A sua avaliação:
Claudineia Isabel da Silva
Bom dia . Quero , se possível , a receita da base crytal ou transparente. Por favor
Maria de Fátima Gomes
Achei maravilhosas as ideias .muito boa mesmo.
A sua avaliação:
Talila Cristina Brito Meneses
Achei ótima as idéias.
A sua avaliação:
Cleuza
Gostei muito de fazer os sabonetes.
Editor umComo.com.br
Oi Cleuza! Que bom que deu tudo certo. Continue acompanhando as dicas do umCOMO :)

Como fazer sabonete artesanal
Imagem: quartodimenina.blogspot.pt
Imagem: sabaoeglicerina.com.br
Imagem: viladoartesao.com.br
Imagem: receitasdesabonetes.blogspot.pt
Imagem: casadasessencias.com.br
1 de 5
Como fazer sabonete artesanal

Voltar ao topo da página