Partilhar

Como fazer sabão de sândalo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer sabão de sândalo

O sândalo é uma árvore de origem asiática que na medicina tradicional tem sido muito bem valorizada graças às múltiplas propriedades que contém e que são muito benéficas para a saúde do corpo humano. Utilizou-se especialmente o óleo essencial de sândalo, que é calmante, refrescante, relaxante e excelente para tratar algumas condições da pele. E para aproveitar todos os benefícios, que melhor forma do que fazer sabão de sândalo e poder usá-lo diariamente? Tome nota dos passos neste artigo de umComo e elabore seu próprio sabão caseiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer sabão esfoliante de café
Passos a seguir:
1

Antes de começar com a elaboração do sabão, deve saber que o sândalo é muito apreciado em aromaterapia graças aos efeitos terapêuticos que oferece o seu óleo essencial e seus benefícios para a pele. Entre as propriedades do sândalo mais destacadas encontramos as seguintes:

  • Mantém a pele protegida perante possíveis infecções graças às suas propriedades antibacterianas.
  • Proporciona um efeito relaxante que beneficia o bem-estar físico e mental.
  • Favorece a melhora da pele seca, irritada ou inflamada.
  • É excelente para o tratamento da acne e limpar a pele, deixando-a completamente livre de impurezas.

Por tudo isso, o sabão de sândalo é um produto cosmético que pode incorporar à sua rotina de higiene pessoal, você verá como sua pele melhora no instante e fica impecável e perfeita.

Como fazer sabão de sândalo - Passo 1
2

O primeiro passo para fazer o sabão de sândalo é misturar a água destilada com a soda cáustica. Para isso, primeiro verta a água em um recipiente bastante grande e fundo e vá adicionando aos poucos a soda. Deverá mexer ambos os ingredientes com uma colher ou uns batedores manuais, e é muito importante que este passo ocorra em um espaço ventilado e que se proteja com luvas de látex e máscara, pois a soda é um produto altamente agressivo que em contato com a pele pode chegar a causar queimaduras.

3

Assim que a mistura anterior esteja fria, será o momento de adicionar o azeite de oliva extra virgem e voltar a mexer para que todos os ingredientes se integrem por completo. Outra opção para fazê-lo de forma mais rápida, é usar um liquidificador em velocidade lenta durante uns 10 minutos aproximadamente.

4

A seguir, é a vez de misturar os outros dois óleos, o de sândalo e o de amêndoas. Realize a mistura em um recipiente à parte vertendo primeiro o óleo de sândalo e adicionando depois a colher de chá de óleo de amêndoas. Este último, além de dar um aroma especial ao sabão, contribuirá com um efeito hidratante muito potente e perfeito para nutrir a pele em profundidade.

Se você quer elaborar você mesma o óleo de amêndoas, pode seguir os passos do artigo como fazer óleo de amêndoas.

Como fazer sabão de sândalo - Passo 4
5

Quando os dois óleos estiverem completamente integrados, verta à mistura anterior de soda, água e azeite de oliva, e volte a mexer para obter uma massa lisa e homogênea. Depois, só terá que repartir a mistura obtida nos diferentes moldes ou no molde que tenha preparado para deixar repousar o sabão de sândalo. É fundamental que situe o molde em um lugar com ventilação e livre de umidade para que endureça corretamente durante pelo menos uns 15 dias.

6

Fácil assim! Passadas essas duas semanas, seu sabão de sândalo já estará pronto para ser utilizado. Só terá que cortar nas porções que quiser e com o tamanho desejado.

Gostou desta receita de sabão caseiro? Então você não pode perder os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão de sândalo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer sabão de sândalo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer sabão de sândalo
1 de 3
Como fazer sabão de sândalo

Voltar ao topo da página