PARTILHAR

Como fazer sabão esfoliante de café

Como fazer sabão esfoliante de café

Ainda não experimentou os maravilhosos efeitos do sabão de café sobre a pele? O sabão elaborado à base de café é um produto natural de beleza com incríveis propriedades esfoliantes, anticelulíticas, reafirmantes, energizantes e rejuvenescedoras. Seu uso cosmético mais popular é como tratamento anticelulítico, pois a cafeína é um ingrediente que atua eficazmente contra os depósitos de gordura que se acumulam sob os tecidos da pele e favorece sua eliminação, além de combater a flacidez e contribuir com firmeza e suavidade à pele afetada. Mas isto não é tudo, também é excelente para esfoliar a pele do rosto e evitar a formação precoce de rugas. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber como fazer sabão esfoliante de café passo a passo e de que forma deve usá-lo para deixar a sua pele mais bonita.

Também lhe pode interessar: Como fazer sabão de sândalo
Passos a seguir:
1

O sabão esfoliante de café é um produto com muitos benefícios para a derme tanto do rosto quanto do corpo. De seguida, vamos explicar para você quais são as propriedades do sabão de café para a pele e mostramos como pode ajudar você a potencializar sua beleza:

  • É esfoliante, por isso permite eliminar todas aquelas células mortas que se acumulam nas camadas superficiais da pele e tiram beleza.
  • É anticelulítico, pois tem a capacidade de estimular a circulação do sangue e facilitar a dissolução dos depósitos de gordura acumulados em algumas zonas do corpo.
  • Reafirma a pele.
  • Graças também à melhoria da circulação sanguínea, é um bom produto para melhorar os problemas de varizes.
  • É antioxidante, por isso para a ação dos radicais livres, mantém os tecidos da pele jovens e evita o aparecimento precoce de sinais de envelhecimento.
  • É desodorizante e contribui com um agradável aroma para a pele.
  • A cafeína é uma das melhores substâncias para combater as olheiras escuras, já que reativa a microcirculação sanguínea da zona, descongestiona e reduz a inflamação.

Se quer descobrir mais detalhes, recomendamos que você consulte o artigo sobre Quais são os benefícios do café para a pele.

Como fazer sabão esfoliante de café - Passo 1
2

Se quer fazer um sabão anticelulítico de café caseiro, primeiro deverá reunir os ingredientes e materiais necessários, e estes são os seguintes:

  • 300 gramas de sabão de glicerina em barra
  • 1/4 de xícara de café moído
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Vaselina
  • 1 xícara de água
  • 1 panela pequena
  • 1recipiente de metal
  • Moldes para o sabão
3

Uma vez prontos os ingredientes e os materiais necessários, é hora de colocar mãos à obra e começar a fazer o sabão esfoliante de café caseiro. Para começar, coloque uma panela no fogo com uma xícara de água e dentro coloque um recipiente de metal ou vidro para derreter o sabão de glicerina em banho-maria. Deixe cozinhar em fogo médio até ver que o sabão derreteu completamente.

Também pode realizar este processo usando o microondas durante uns segundos para derreter o sabão.

Como fazer sabão esfoliante de café - Passo 3
4

Quando o sabão de glicerina tiver derretido, apague o fogo, adicione a essência de baunilha e 1 colher de sopa de café moído. Mexa bem todos os ingredientes com a ajuda de uma colher até ver que se misturaram por completo. Neste ponto, também pode adicionar à mistura um pouco de leite em pó caso queira que o sabão final tenha uma maior consistência.

5

Reserve a mistura anterior e vá umectando com a vaselina o molde ou os moldes que tiver escolhido para colocar o sabão esfoliante de café. Espalhe a vaselina pelo fundo e as paredes laterais dos moldes de maneira uniforme. Quando tiver feito, coloque no fundo de cada um 1 colher de chá de café moído.

6

Por último, verta a mistura com cuidado nos moldes, enchendo-os até chegar à parte superior de cada um. Deixe repousar em temperatura ambiente durante uns minutos até esfriar e depois coloque o molde na geladeira para que esfrie mais rápido. Deixe que fiquem na geladeira durante toda uma noite e na manhã seguinte, corte o sabão de café com uma faca, desenforme e deixe secar durante uns 2 ou 3 dias antes de utilizar.

7

Para usar o sabão de café caseiro corretamente, só terá aplicar sobre sua pele umedecida fazendo massagens circulares nas zonas desejadas. Faça-o até que saia espuma e depois enxague com bastante água morna.

Caso queira utilizar este sabão de café para a celulite, esfregue a pele das nádegas, dos quadris, das pernas, do abdômen, dos braços, etc., com o sabão fazendo movimentos circulares de maneira enérgica durante uns 10 minutos. Depois, coloque uma luva de crina e realize com ela uma massagem circular na zona para, assim, esfoliar a pele mais profundamente e favorecer a circulação sanguínea. Por último, quando sair do chuveiro, o melhor é completar o tratamento aplicando um bom creme anticelulítico ou reafirmante nas zonas do corpo com celulite. Além do uso do sabão anticelulítico de café, recomendamos que você que tenha em conta os conselhos que mostramos no artigo Truques para acabar com a celulite, assim poderá ganhar a batalha contra a pele casca de laranja de uma vez por todas.

Como fazer sabão esfoliante de café - Passo 7
8

Se você ama o mundo dos sabonetes caseiros, em umCOMO temos um montão de receitas com as quais poderá elaborar os que mais gostar, não perca os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão esfoliante de café, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Lusmar
Ótimo grata obrigadaN receita maravilhosa
A sua avaliação:
Mizé Coelho
Dicas muito boas voou fazer sabão de café,obrigado
A sua avaliação:
Eliete
Não ficou bom, é extremamente áspero por causa do café, o sabão de glicerina ñ derreteu e quebra depois de seco, mas a intenção foi boa.
A sua avaliação:
Claudineia Isabel da Silva
Excelente
aldenor
muito bom,achei muito interesante e vou tentar fazer obrigado
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldenor! Que bom que você curtiu a matéria. Continue acompanhado as sugestões do umCOMO e obrigado pelo comentário :)
Como fazer sabão esfoliante de café
1 de 4
Como fazer sabão esfoliante de café

Voltar ao topo da página ↑