Fazer produtos de beleza

Como fazer um tônico facial caseiro

Como fazer um tônico facial caseiro
Imagem: guiamaquillaje.com

Aplicar um tônico facial é um passo importante na rotina diária de cuidados da pele do rosto, já que é um produto ideal para refrescar a cútis, ajudar a fechar os poros e manter a vitalidade natural da pele por mais tempo de forma definitiva. Normalmente, costumamos adquirir as loções que encontramos nas lojas, mas se queremos aproveitar os benefícios que oferecem alguns dos melhores ingredientes naturais para a pele, também temos a opção de recorrer a eles para fazer um tônico facial caseiro. Trata-se de uma solução muito efetiva e econômica que favorece o aspecto de sua pele a longo prazo.

Passos a seguir:
1

Tônico facial caseiro de chá verde

O chá verde é uma infusão com muitos benefícios para o organismo e, como um potente antioxidante, também oferece excelentes propriedades para manter a pele do rosto saudável e jovem. Por isso, trazemos uma receita muito simples para fazer um tônico facial à base de chá verde, camomila e limão.

Para elaborá-lo, primeiro prepare uma infusão de chá verde e outra de camomila (bastará meio copo). Deixe que ambas esfriem, depois coloque em um recipiente e acrescente algumas gotas de suco de limão, pois suas propriedades adstringentes são ideais para peles oleosas, ajudam a fechar os poros e purificar a derme profundamente. Misture bem os três ingredientes e aplique sobre a pele do rosto com a ajuda de um disco de algodão. Deixe-o repousar durante 15 minutos e enxague com água morna.

Como fazer um tônico facial caseiro - Passo 1
Imagem: teashopfood.com
2

Tônico facial caseiro de pepino

Um tônico facial à base de pepino é ideal para aproveitar os benefícios do alto conteúdo em vitamina E e óleos naturais deste produto natural. Ajuda a reparar, hidratar e dar vitalidade à pele, além de ser adstringente indicado para quem sofre de excesso de gordura e impurezas na cútis.

Para preparar esta loção, lave um pepino e o corte em pedaços muito pequenos. Depois, coloque os pedaços de pepino em uma panela com meio litro de água e deixe ferver 30 minutos aproximadamente. Deixe arrefecer o líquido resultante e guarde-o em um frasco de vidro com tampa para poder usá-lo mais dias. Depois, é só aplicá-lo sobre a pele limpa com algodão.

Como fazer um tônico facial caseiro - Passo 2
Imagem: gloss-boudoir.com
3

Tônico facial caseiro de água de rosas

O tônico facial de água de rosas é uma opção excelente para aquelas que queiram manter um rosto fresco, livre de impurezas e bem nutrido e hidratado. Se você gosta dos tônicos de rosas comerciais mas quer experimentar esta receita mais econômica, só precisará de meio litro de água mineral e duas canecas de pétalas de rosa.

Quanto ao modo de preparo, coloque a água para ferver e quando estiver em plena ebulição, acrescente as pétalas de rosa. Depois, tampe a panela, apague o fogo e deixe as pétalas de molho durante 30 minutos. Para finalizar, filtre o líquido e aplique com a ajuda de um algodão sobre o rosto.

Como fazer um tônico facial caseiro - Passo 3
Imagem: modaparalavidareal.com
4

Tônico facial caseiro de aloé vera e limão

Já conhecemos os múltiplos benefícios do aloé vera para a pele e como ele é completo, pois além de limpá-la perfeitamente, a hidrata e regenera desde as camadas mais profundas. Nesta receita, misturamos as propriedades hidratantes e calmantes do aloé vera com as de limpeza e branqueamento do limão, por isso, é uma boa opção para clarear a pele.

Para elaborar este tônico facial caseiro, misture duas colheres de gel de aloé vera com uma colher de suco de limão recém espremido. Umedeça um algodão com o líquido resultante e aplique-o suavemente por todo o rosto, deixando que seque de forma natural e sem enxaguar. É aconselhável aplicar esta loção à noite antes de dormir.

Como fazer um tônico facial caseiro - Passo 4
Imagem: asociacionblueplanet.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tônico facial caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
paula
ola,gostaria de saber se o tonico de aguas de rosas quanto tempo devo conservar na geladeira ,e depois de passar devo enchagoar?desde ja agradeco
Aninha
Oiiii! Adorei a materia :) Mas queria saber qual é o melhor tonico para pele normal
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aninha! A pele normal tem a vantagem de poder usar qualquer um dos tônicos caseiros indicados. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Elda
Oii...Nossa!!! Amei, muito bom, vou fazer. Mas qual a melhor para pele mista? E todos devem ser guardados na geladeira por só duas semanas? Grata rsrsrsr.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elda, o tônico facial de óleo de rosas é ideal para peles secas, por isso pode escolher o de chá verde, de pepino ou de aloe vera e limão. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
lilian di mare
Gostei e me interesso pelo assunto
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lilian, que bom saber! Se tiver dúvidas na hora de aplicar o tônico, confira esse artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-aplicar-o-tonico-facial-7124.html
Ilda Cunha
Como retirar a mistura da babosa c/ limão aplicada no rosto? Apenas c/água?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ilda, quando você aplica o tônico facial não deve enxaguar. Aplique à noite e depois ao acordar lave o seu rosto como normalmente. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando ;)
Letícia Ferreira
Gente, esse tônico com limão é muito perigoso, limão mancha a pele com o Sol. Muito cuidado!
Abigail
Por isso é que aconselham a aplicar esse tônico antes de dormir.... Para não se apanhar sol ;)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Abigail, é isso mesmo :)
Carol
Olá... Minha dúvida é quanto tempo posso manter essas fórmulas caseiras sob uso? Tipo... A receita com pepino vai 500ml de água, rende bastante. Conservo onde e por quanto tempo esses produtos? Agradeço!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Carol, obrigada pelo seu comentário ;) Você deve guardar o seu tônico de pepino dentro de uma frasco de vidro e guardar na geladeira por 2 semanas, no máximo. Deve guardar o tônico bem fechado, longe da luz e do calor.
Imagem: guiamaquillaje.com
Imagem: teashopfood.com
Imagem: gloss-boudoir.com
Imagem: modaparalavidareal.com
Imagem: asociacionblueplanet.org
1 de 5
Como fazer um tônico facial caseiro