Partilhar
Partilhar em:

Como fazer um sérum facial caseiro - receitas para uma pele perfeita!

Como fazer um sérum facial caseiro - receitas para uma pele perfeita!

Os séruns faciais são produtos cosméticos que permitem nutrir e hidratar a pele a níveis incríveis, sendo muito mais eficazes que os habituais cremes hidratantes. O seu segredo é que contam com uma concentração de princípios ativos muito mais alta que a que oferecem as outras loções, e por isso são capazes de hidratar e reparar as camadas mais internas da pele. Também são excelentes para reduzir rugas, rejuvenescer a pele e dar uma grande luminosidade ao rosto, pois há um sérum para cada necessidade específica deste tipo. No umCOMO apostamos na cosmética natural e neste artigo vamos explicar-lhe como fazer um sérum facial caseiro passo a passo, há uma receita para cada problema, encontre a que se ajusta melhor às suas necessidades e experimente-a!

Também lhe pode interessar: Como fazer um tônico facial caseiro

Para que serve o sérum facial

O sérum facial diferencia-se dos cremes por oferecer uma concentração mais elevada de princípios ativos na sua fórmula. Quando se aplica, atua diretamente nas camadas mais profundas da pele hidratando assim muito melhor a pele. Além disso, apresenta uma textura mais leve para que possa penetrar mais facilmente na pele.

Algumas das suas principais caraterísticas são as que indicamos de seguida:

  • No geral, apresenta-se em formato gel, fluído ou de emulsão com uma textura que se absorve facilmente e não gordurosa.
  • Oferece uma hidratação e nutrição profunda nas camadas internas da pele, mas não nas superficiais, pelo que deve ser um complemento ao habitual creme hidratante e não um substituto.
  • Pode ter uma ação específica, ou seja, incluir na sua fórmula componentes antirrugas, que revitalizem a pele, que sejam hidratantes ou que proporcionem um efeito lifting, entre outros.
  • É suficiente aplicar apenas umas 2 ou 3 gotas do produto para notar os seus efeitos na pele.
  • Não conta com proteção SPF, por isso sempre que aplicar pela manhã deve acompanhá-lo da aplicação de um creme hidratante que proteja a pele da ação dos raios solares.

Se quiser obter mais detalhes sobre as caraterísticas deste produto, não perca o nosso sobre Para que serve o sérum facial.

Sérum facial de vitamina C caseiro

Um dos melhores séruns caseiros que pode preparar é o sérum facial de vitamina C, o resultado é uma pele muito mais uniforme, luminosa, hidratada, lisa e rejuvenescida. A vitamina C é um nutriente que já faz parte de muitos cremes e loções para o cuidado da pele do rosto, pois as propriedades que fornece são realmente surpreendentes.

É um grande antioxidante, pelo que evita a oxidação celular e contribui para a produção de colágeno e elastina, prevenindo e reduzindo assim as linhas de expressão e as rugas. Por outro lado, atenua a visibilidade das manchas escuras e proporciona à pele uma aparência equilibrada e luminosa.

Ingredientes

  • 1,5 g de ácido ascórbico (vitamina C). Pode encontrá-lo em pó em lojas de produtos naturais.
  • 10 ml de água ou água destilada.
  • 1 ml de glicerina líquida.

Preparação

  1. Em um recipiente, verta a água e adicione o ácido ascórbico ou vitamina C,
  2. Mexa bem até ver que o ácido ascórbico se dissolveu por completo.
  3. Adicione a glicerina líquida e continue mexendo até se misturar bem com os restantes ingredientes.
  4. Com a ajuda de um funil, verta a mistura em um frasco de vidro escuro, que será onde guardará o sérum para que todas as suas propriedades se possam manter intactas. Guarde-o na geladeira para o manter em perfeito estado.

No seguinte artigo pode ver outras formas de aplicar vitamina C no rosto.

Sérum facial caseiro com ácido hialurônico

Quer fazer um sérum facial caseiro para as rugas? Então o que inclui ácido hialurônico na sua fórmula é a melhor opção para você. Esta substância que o nosso organismo produz de forma natural é perfeita para manter a pele hidratada, preencher e eliminar as linhas de expressão e rugas e combater o envelhecimento de uma forma espetacular. Ao reter a maior quantidade de água, esta substância é capaz de reconstituir os tecidos da pele e modificá-los por completo.

Os cosméticos disponíveis no mercado contam com uma concentração de ácido hialurônico de 1%, não sendo permitido usar mais de 2%. Por isso, para fazer um sérum facial caseiro com ácido hialurônico é importante que também tenha em conta estas proporções. Tome nota da seguinte receita!

Ingredientes

  • 1 g de ácido hialurônico em pó puro e de médio-baixo peso molecular.
  • 100 g de água.
  • 16 gotas de conservante. Por exemplo, o conservante Cosgard é muito recomendável para esta loção, pois não modificará o ácido hialurônico.

Preparação

  1. Verta a água em um recipiente e introduza-a durante uns 10 minutos no refrigerador.
  2. Passado este tempo, retire-a e vá adicionando o pó do ácido hialurônico pouco a pouco.
  3. Coloque a mistura no refrigerador durante umas 6 ou 8 horas e quando a retirar mexa bem.
  4. Após 24 horas de ter realizado a mistura, adicione o conservante.
  5. Coloque a mistura em um frasco de vidro opaco e conserve-o na geladeira para manter as suas propriedades.

Sérum facial caseiro para pele oleosa

Se tem a pele oleosa, estará habituada à presença de brilhos faciais no seu rosto, à formação de impurezas e acne. Todos estes são sintomas de um excesso de sebo e, por isso para os combater é necessário regular a atividade das glândulas sebáceas. O sérum facial para a pele oleosa que lhe propomos de seguida é elaborado com uma série de óleos vegetais e essenciais que têm propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-acne muito fortes. Com ele conseguirá uma pele mate, hidratada e muito mais bonita sem vestígios de imperfeições.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva
  • 10 gotas de óleo essencial de limão
  • 10 gotas de óleo essencial de árvore do chá
  • 10 gotas de óleo essencial de hortelã

Preparação

  1. Em um frasco de vidro escuro, verta primeiro o óleo de amêndoas e o óleo de semente de uva.
  2. Depois adicione os óleos essenciais, tape o frasco e agite para que todos os óleos se misturem por completo.
  3. Coloque o frasco em um lugar escuro, fresco e livre de umidades e deixe-o ali durante 24 horas.

Este sérum tem uma vida útil de uns 6 meses aproximadamente e deve sempre agitá-lo bem antes de o usar.

Sérum facial caseiro para a pele seca

Se, pelo contrário, a sua pele é seca e se encontra profundamente desidratada, o que precisa são óleos altamente nutritivos que ajudem a manter a pele bem umectada durante todo o dia e que a protejam dos danos que lhe podem causar os agentes externos contaminantes. Com o seguinte sérum facial para a pele seca poderá se livrar das descamações, a vermelhidão e as rugas prematuras.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de abacate
  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • 10 gotas de óleo essencial de camomila
  • 10 gotas de óleo essencial de calêndula
  • 10 gotas de óleo essencial de rosas

Preparação

  1. Em um frasco de vidro escuro, verta primeiro o óleo de abacate e o óleo de jojoba.
  2. Depois adicione os óleos essenciais, tape o frasco e agite para que todos os óleos se misturem bem.
  3. Coloque o frasco em um lugar escuro, fresco e livre de umidades e deixe repousar por 24 horas.

Como aplicar o sérum facial corretamente

Agora que já sabe quais são as melhores receitas para fazer um sérum facial caseiro, é importante que também saiba como deve aplicá-los sobre a pele do rosto. O processo é muito simples e consiste nos seguintes passos:

  • Limpe a sua pele com um gel de limpeza facial e água morna.
  • Verta umas 2 ou 3 gotas de sérum na ponta do seu dedo e vá aplicando por todo o rosto dando pequenos toques até ver que a pele o absorveu por completo.
  • Por último, aplique o seu creme hidratante habitual e pronto.

No caso de também utilizar um tônico facial para fechar os poros e refrescar a pele, é importante que o sérum seja aplicado depois deste. A ordem correta seria a seguinte: tônico - sérum - creme hidratante.

Pode realizar a aplicação de 1 a 2 vezes por dia, pela manhã e à noite. Se apenas o fizer uma vez por dia, prefira a aplicação noturna, para que assim a pele esteja perfeitamente preparada e nutrida para levar a cabo o processo de regeneração celular.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um sérum facial caseiro - receitas para uma pele perfeita!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer um sérum facial caseiro - receitas para uma pele perfeita!

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um sérum facial caseiro - receitas para uma pele perfeita!
1 de 6
Como fazer um sérum facial caseiro - receitas para uma pele perfeita!