Como encolher uma camisa

Se tem em casa algumas camisas que lhe são grandes e deseja usá-las novamente, mas não está disposto a pagar o custo que implica ajustá-las com a ajuda de uma costureira, então este artigo é perfeito para si. E, dependendo dos materiais em que seja feita a peça é possível fazer com que a mesma fique mais pequena e lhe fique na perfeição. Neste artigo de umComo damos-lhe vários truques para que descubra como encolher uma camisa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da roupa 100% algodão
Whatsapp 1 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. Antes de optar por encolher a sua camisa em casa, a primeira coisa que deve fazer é conferir de que materiais é feita, pois em alguns não é possível fazer este procedimento. Este procedimento só funcionará com as peças feitas com entre 70% e 100% de algodão, pelo que se a sua camisa é de qualquer outro material o mais conveniente é levá-la a uma costureira ou poderá estragá-la.

  2. Antes de encolher a sua camisa certifique-se de que a mesma não tem nenhuma mancha. O procedimento que se usará para diminuir o seu tamanho é baseado no calor, pelo que se a peça tiver manchas de sangue, chocolate ou erva as mesmas irão ficar mais acentuadas. Convém lavá-la bem e deixar que seque antes de iniciar este procedimento.

  3. Existem duas opções para encolher camisas de algodão: usar a máquina de lavar roupa ou colocar a peça em água a ferver. Vamos começar com a opção mais fácil, para encolher uma camisa na máquina de lavar deverá:

    • Introduzir a camisa na máquina de lavar e iniciar o ciclo de lavagem à temperatura mais alta que a sua máquina tiver. O calor será a chave para reduzir a sua peça. Se a camisa for colorida adicione à lavagem uma xícara de vinagre branco para evitar que as cores tinjam.
    • Depois de lavada, introduza a peça na máquina de secar também à temperatura mais alta e virando-a do avesso no caso da mesma ter alguma decoração, desta forma evitará que se estrague.
    • Se não tiver máquina de secar roupa, estenda a camisa na rua e espere que seque. Depois de seca, deverá experimentá-la, se continuar grande repita o procedimento novamente.
  4. Se preferir poupar na luz e na água que se gasta durante a lavagem e secagem, então a opção de encolher uma camisa usando água a ferver é ideal para você. Para o fazer deverá:

    • Coloque a ferver uma panela com água, preste atenção para não encher demasiado a panela ou ao introduzir a camisa a água sairá. Se a camisa for de cor, adicione um pouco de vinagre para evitar que tinja. Uma vez que comece a ferver apague o fogo.
    • Para encolher a peça entre 1 e 2 tamanhos deverá introduzir a camisa, apagar o fogo e deixar a peça na panela durante 5 minutos. Se quer encolher apenas meio tamanho ou menos espere entre 5 e 10 minutos para que a água esfrie um pouco e, de seguida introduza a peça 5 minutos.
    • Tire a peça da água com muito cuidado para não se queimar, escorra quanto puder e de seguida deixa-a secar ao ar livre ou use a máquina de secar. Não se esqueça que se optar pela máquina de secar a peça poderá encolher um pouco mais.

    Se a camisa ficou do tamanho desejado recomenda-se repetir o processo deixando-a mais tempo na água.

  5. Lembre-se que encolher uma camisa em casa a altas temperaturas pode afetas o estado da peça, por isso se deseja fazê-lo desta forma assuma o risco que isto possa ter. Se quer um aspeto mais profissional o melhor é ir a uma costureira.

    E uma vez que tenha a peça no tamanho desejado deverá cuidar dela ao máximo, por isso convidamos você a ler os nossos outros artigos:

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a como encolher uma camisa, recomendamos que entre na nossa categoria de Fazer roupa.

Whatsapp 1 Twitter 0 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como encolher uma camisa:


2 comentários


02-12-2013 disse:
Caro Guilherme, você é que esta equivocado, pois quando comparamos um mesmo item (ex: camisas) é factível o uso da expressão mais pequeno ou mais grande.
22-04-2013 disse:
colega não se pronuncia "...mais pequeno." e sim menor!