menu
Partilhar

Como limpar óculos de sol

 
Por Juliana Ribeiro. 28 julho 2022
Como limpar óculos de sol

Quando o verão chega e o sol começa a bater forte, um dos acessórios que não podemos sair sem são os óculos de sol. Esses óculos escuros são projetados especificamente para que, apesar de passar horas nas ruas com o sol brilhando, seus olhos não sofram as consequências dos raios UV, que podem causar queimaduras na retina ou até perda progressiva da visão. Além disso, hoje existem inúmeros designs e modelos para que, além de proteger a saúde dos seus olhos, você esteja na moda.

No entanto, assim como os óculos graduados, os óculos de sol também acabam ficando sujos, seja por cremes faciais, sujeira do ambiente, nossos dedos manuseando-os ou qualquer contratempo. Por isso, para que você mantenha sempre sua visão limpa e saudável, neste novo artigo do umCOMO vamos explicar como limpar óculos de sol.

Também lhe pode interessar: Como escolher uns óculos de sol

Como limpar óculos de sol: lentes

Manter as lentes dos óculos limpas é essencial para ter uma visão clara e não forçar os olhos. Além disso, também é importante para sua manutenção. Ter sempre as lentes sujas pode fazer com que a lente se desgaste, arranhe ou até tenha microfissuras.

Para manter uma boa limpeza das lentes, existem vários métodos que especificaremos a seguir. Nós os ordenamos em termos de acessibilidade e também em termos de popularidade:

Água e sabão

Uma das formas mais clássicas e confiáveis ​​é limpar seus óculos com água e sabão. Deve ser um sabão neutro sem produtos químicos para que não danifique o material. Coloque os óculos sob a torneira e com a ajuda das pontas dos dedos, limpe as lentes com sabão. Enxágue e, com a ajuda de uma camurça limpa, seque-as cuidadosamente.

Lenços umedecidos

Outro método igualmente confiável e um pouco mais confortável é obter lenços umedecidos específicos para óculos. Geralmente vêm em embalagens individuais e já vem com um produto específico para limpar. Além disso, secam em poucos segundos e estão prontos.

Spray de limpeza de lentes

Se você não tiver os lenços, mas não quiser lavá-los, outro método é o limpador de lentes em spray. Este produto tem a fórmula para deixar as lentes limpas e transparentes. Você só precisa espalhá-lo e removê-lo com a ajuda de uma camurça limpa.

Limpador ultrassónico

Como última opção, você tem um dos métodos mais inovadores e sofisticados. É um limpador ultrassônico capaz de remover a sujeira por ondas. Além disso, também funciona para outros tipos de superfícies.

Como limpar óculos de sol - Como limpar óculos de sol: lentes

Como limpar óculos de sol: armações

Você deve ter em mente que após alguns usos não são apenas as lentes que acabam ficando sujas, mas também toda a armação. É por isso que você deve tentar mantê-la limpa, pois está sempre em contato com o rosto e pode carregar vestígios de sua gordura facial, especialmente condensada na testa e nas orelhas.

Para limpar completamente a armação de seus óculos, você deve seguir os seguintes passos e assim evitar que eles sejam danificados:

  1. Pegue seus óculos e coloque-os sob a torneira para umedecê-los.
  2. Com a ajuda de sabão, detergente e um pano, ensaboe e esfregue nas áreas da moldura.
  3. Tente segurá-los de lado para evitar que se torçam ao aplicar pressão de fricção.
  4. Quando terminar, lave com água todos os resíduos de sabão.
  5. Você pode aproveitar para limpar as lentes.
  6. Para finalizar, com a mesma camurça das lentes, termine de secar a moldura e estarão prontos.

Produtos a evitar ao limpar os óculos de sol

Limpar os óculos de sol pode parecer uma coisa muito simples de fazer. No entanto, além do que deve ser feito para tê-los sempre prontos, é mais importante saber quais produtos ou técnicas são completamente desaconselháveis. Estes são:

  • Produtos químicos: embora sejam usados ​​para limpar a casa, não é recomendado o uso de produtos químicos como amônia ou alvejante, pois são muito fortes e podem danificar o brilho das lentes e torná-las translúcidas.
  • Papel higiênico ou guardanapos: pode ser tentador secar suas lentes com um papel ou guardanapo. No entanto, embora possa não parecer, é um material muito duro para as lentes e pode acabar fazendo micro-arranhões.
  • Vapor: Muitas pessoas limpam seus óculos soprando sua própria respiração para gerar umidade. No entanto, isso apenas prende as bactérias da boca nas lentes e incentiva mais sujeira.

Resumindo, qualquer produto, com exceção de água e sabão, que não seja especificamente projetado para limpar lentes, é melhor não aplicá-lo para não acabar danificando os preciosos cristais.

Se você gostou deste artigo, pode estar interessado nesses outros dois sobre Como escolher um óculos de sol e Como saber se o óculos de sol é original.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar óculos de sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar óculos de sol
1 de 2
Como limpar óculos de sol

Voltar ao topo da página