Partilhar

Como tratar bolhas nos pés

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar bolhas nos pés
Imagem: uk.askmen.com

As bolhas nos pés podem ser um verdadeiro incômodo, por isso em umComo mostramos para você como tratar bolhas nos pés. Essas bolhas formam-se normalmente devido ao atrito entre o pé e qualquer tipo de material, como o couro e é comum aparecerem em pessoas que andam de sapato o tempo todo. Além disso, as bolhas nos pés também podem ocorrer devido a queimaduras de temperaturas extremas, muito frio ou muito calor, ou por alergias. O calcanhar é a zona que costuma ser mais afetada, pois é onde há mais atrito seja a caminhar ou fazer algum esporte.

Também lhe pode interessar: Como tratar as bolhas com remédios naturais
Passos a seguir:
1

As bolhas nos pés ocorrem com mais frequência em pessoas com a pele fina e sensível, como é o caso das crianças e dos idosos e, apresentam-se com uma área preenchida de líquido incolor e por vezes vermelhidão. Apesar de não serem um grande problema, as bolhas são incômodas e existem algumas coisas que você pode fazer para se livrar delas o quanto antes.

2

Primeiro você deve evitar ao máximo estourar a bolha, pois assim ficará sujeito a bactérias e vírus. É preferível deixar a bolha secar e cicatrizar sozinha. No entanto, se passados alguns dias a bolha não desinchar e estiver se tornando num incômodo ao andar, aí talvez seja melhor estourá-la. Para isso, comece por lavar a área com água e sabão e aplique um spray antisséptico. Esterilize uma agulha ou então compre uma agulha esterilizada na farmácia, que é preferível. Agora insira a agulha no lado da bolha e retire o líquido com gaze esterilizada. Depois aplique um antisséptico no local e faça um curativo, para que a ferida não fique exposta a bactérias. Lembre-se que, só deve estourar a bolha em último caso.

Como tratar bolhas nos pés - Passo 2
Imagem: gopixpic.com
3

Um remédio caseiro que pode ajudar a cicatrizar as suas bolhas é colocar os pés em uma bacia com água quente e um punhado de sal grosso. Deixe os seus pés submersos durante cerca de 20 minutos 2 vezes por dia, até a bolha cicatrizar. Se quiser pode acrescentar óleo essencial de eucalipto, que também ajuda.

Como tratar bolhas nos pés - Passo 3
Imagem: idiva.com
4

Sabia que a casca de banana tem propriedades cicatrizantes? Limpe bem a área da bolha e corte um pedaço de casca de banana suficiente para cobrir a bolha. Coloque a casca de banana na bolha e segure-a na pele com gaze. Deixe atuar cerca de 30 minutos e volte a limpar novamente o local. Faça isso duas vezes por dia até a bolha começar a cicatrizar.

5

Outra receita caseira que o pode ajudar no caso de bolhas nos pés é preparar uma compressa de calêndula. Para isso, amasse um punhado de flores e outro de folhas de calêndula em uma compressa. Coloque a compressa em cima da bolha durante cerca de 30 minutos. É importante que limpe a área da bolha antes e depois de retirar a compressa.

Como tratar bolhas nos pés - Passo 5
Imagem: care2.com
6

É muito importante que você mantenha o local sempre limpo, para evitar infecções. Além disso, sempre que conseguir deve deixar a área ao ar livre, para uma cicatrização mais rápida. Nunca retire a pele da bolha, pois ela atua como uma proteção natural. Caso a bolha se infeccione, o tratamento deve ser feito com antibióticos e orientado por um médico.

7

O calçado é normalmente a causa principal das bolhas nos pés, seja porque está estreando uns sapatos, por um objeto ter entrado no sapato ou pela fricção ao fazer esporte. Por isso, é muito importante que você compre calçado nem demasiado apertado nem folgado e que seja adequado ao esporte que vai praticar. Para evitar as bolhas caso seja esportista, pode colocar também vaselina para diminuir o atrito.

Como tratar bolhas nos pés - Passo 7
Imagem: amulherequemanda.sapo.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar bolhas nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • A escolha de umas meias adequadas também pode ajudar a prevenir bolhas nos pés. Opte pelas meias mais justas, ao invés das mais grossas e largas que podem causar bolhas.

Escrever comentário sobre Como tratar bolhas nos pés

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar bolhas nos pés
Imagem: uk.askmen.com
Imagem: gopixpic.com
Imagem: idiva.com
Imagem: care2.com
Imagem: amulherequemanda.sapo.pt
1 de 5
Como tratar bolhas nos pés

Voltar ao topo da página