Partilhar

Como tratar as queimaduras do sol na pele

Por Sara Viega. Atualizado: 4 junho 2019
Como tratar as queimaduras do sol na pele
Imagem: picstopin.com

Proteger e cuidar da pele no verão é essencial para evitar as incômodas e dolorosas queimaduras solares. Uma exposição excessiva ao sol significa uma agressão muito forte contra a pele provocando envelhecimento e rugas prematuras, manchas, e o possível aparecimento de melanomas na pele. Apesar de sabermos de tudo isto, muitas vezes não protegemos suficientemente nossa pele do sol e acabamos queimando alguma área do nosso corpo. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para saber como tratar as queimaduras do sol na pele e aliviar a área afetada.

Também lhe pode interessar: Como tratar a coceira na pele
Passos a seguir:
1

O melhor tratamento contra as queimaduras do sol é, sem dúvida, a prevenção. O perigo de não usar proteção solar é iminente e pode chegar a causar uma infecção grave na pele. Por isso, é fundamental usar um bom protetor solar e escolher o fator mais adequado para seu tipo de pele, prestando atenção especial aos bebês, crianças e peles sensíveis. Visite nosso artigo como tomar sol de forma segura e não se exponha a perigos desnecessários.

Como tratar as queimaduras do sol na pele - Passo 1
Imagem: revistacrescer.globo.com
2

Quando tiver queimaduras causadas pelo sol, a primeira coisa que deve fazer é tomar um banho de água morna e relaxar durante alguns minutos. A água aliviará você e evitará que a pele irrite com mais intensidade. Evite o uso de sabonetes, óleos de banho, e ao sair não esfregue bruscamente a pele com uma toalha, faça-o com suaves e pequenos movimentos.

3

Se sentir que não pode tomar um banho, aplique compressas de água fresca na área queimada pelo sol. Pegue uma peça de tecido suave, umedeça com água fria e coloque sobre a área afetada durante alguns minutos. Se aparecerem bolhas, coloque uma venda seca para evitar a infecção.

4

Aplique creme hidratante sobre a pele queimada sem pressionar nem esfregar a área, pode ser after sun ou loções e géis que contenham aloe vera e vitamina E. Estas últimas, além de aliviarem as queimaduras, são ideais para regenerar e favorecer a recuperação da pele.

Como tratar as queimaduras do sol na pele - Passo 4
Imagem: amodaaomeualcance.blogspot.pt
5

A camomila é uma erva medicinal que pode servir para acalmar e aliviar o ardor, prepare uma infusão e deixe esfriar alguns minutos. Depois, molhe um algodão e coloque sobre a área queimada.

Como tratar as queimaduras do sol na pele - Passo 5
Imagem: remedio-caseiro.com
6

É importante beber muita água para se recuperar já que as queimaduras causadas pelo sol podem provocar desidratação.

7

Tente não expor a área queimada ao sol e se for sair ou continuar aproveitando a praia ou piscina, tape a área afetada, inclusive na hora do banho, e tente permanecer na sombra sempre que possível.

8

Se experimentar qualquer dos sintomas a seguir é fundamental ir ao médico de forma imediata para tratar as queimaduras: enjoo ou sensação de vertigem, pulso rápido, palidez, pele extremamente fria ou úmida, olhos inchados, náuseas, calafrios, febre, erupção ou bolhas grandes e dolorosas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as queimaduras do sol na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Leve sempre um protetor solar com você, principalmente no verão.
  • Use peças soltas de algodão sobre as áreas queimadas para que sua pele respire e se recupere logo.

Escrever comentário sobre Como tratar as queimaduras do sol na pele

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar as queimaduras do sol na pele
Imagem: picstopin.com
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: amodaaomeualcance.blogspot.pt
Imagem: remedio-caseiro.com
1 de 4
Como tratar as queimaduras do sol na pele

Voltar ao topo da página