Como eliminar e evitar os pelos encravados
Os pelos encravados podem ser dolorosos e antiestéticos. Tanto os homens como as mulheres podem ter pelos encravados nas suas zonas púbicas. Uma vez que a região da púbis não é exposta ao ar livre regularmente, é normal que o suor, o excesso de gordura e as bactérias que ai residem, piorem os pelos encravados. Se tem pelos encravados na sua zona púbica, pode desfazer-se deles e também pode tomar algumas medidas para evitar pelos encravados no futuro. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como eliminar e evitar os pelos encravados.
Vai precisar de:
- Produto antibacteriano.
- Gel de barbear.
- Lâminas de barbear/depilar.
- Compressa quente.
- Creme de hidrocortisona.
- Roupa interior de algodão.
- Esfoliante corporal.
Passos a seguir:
Limpe a sua zona púbica com um produto antibacteriano. Raspar abre os poros, por isso se as bactérias entrarem em contato com os poros abertos, podem agravar o estado dos pelos encravados. Mantenha a zona livre de bactérias e de suor e verá que a sua pele melhora rapidamente.
Mude de gilete de depilação a cada duas ou três utilizações. As giletes de barbear/depilação velhas muitas vezes desenvolvem bactérias. Se a lâmina não está afiada, vai puxar o pelo e irritar a pele o que pode provocar pelos encravados. Como os pelos púbicos tendem a ser espessos e densos, isso faz com que as lâminas se desgastem mais rapidamente.
Aplique uma compressa quente nos seus pelos encravados. Mergulhe um pano em água quente e coloque-o nos seus pelos encravados por 5 ou 10 minutos. O calor vai reduzir a inflamação e eliminar as bactérias.
Depile-se na direção de crescimento dos pelos. Se se depilar contra o sentido de crescimento do pelo, estará mais propenso/a a ter pelos encravados porque o pelo está a ser puxado contra a pele enquanto está a ser cortado.
Passe gel de depilação/barbear na zona púbica antes de se depilar. Se se depilar sem espuma, é muito mais provável que venha a ter pelos encravados. O gel de barbear permite que a lâmina deslize sem problemas sobre a superfície da sua pele.
Aplique creme de hidrocortisona nos pelos encravados. O creme de hidrocortisona, como o Bepantol, alivia a pele irritada. Com a aplicação regular, o creme reduz a irritação e a inflamação dos pelos encravados.
Mergulhe algodão em água de avelã de bruxa e aplique nos seus pelos encravados. Este produto atua como um tratamento natural para acalmar a pele irritada.
Use roupa interior de algodão. Se usa roupa interior é feita de materiais sintéticos, a sua pele não pode respirar adequadamente. Isto significa que as bactérias e o suor podem ficar presos à pele, o que agrava os seus pelos encravados.
Esfolie a zona púbica duas vezes por semana. Utilize uma esponja e esfregue o corpo para remover as células mortas da superfície da pele. Com uma esfoliação regular, os pelos encravados diminuirão.
Leia mais em: O que é bom para pelo encravado na virilha - Soluções acessíveis
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar e evitar os pelos encravados, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.
Conselhos
- Não raspe nem puxe os seus pelos encravados. Se o fizer, será pior.