Partilhar

Como fazer Dreadlocks passo a passo

Por Sara Viega. Atualizado: 10 julho 2017
Como fazer Dreadlocks passo a passo

Os Dreadlocks, também conhecidos como rastas, são um penteado que se cria pela separação do cabelo em secções, tanto de forma natural como por negligência, ou esfregando cera, girando e rodando o cabelo. Ter rastas bonitas e conservar um cabelo saudável leva o seu tempo, paciência e uma grande quantidade de manutenção.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer dreadlocks em seu cabelo
Passos a seguir:
1

Lave o cabelo com um shampoo suave livre de resíduos, mas não use condicionador. Os shampoos para bebés, ou os naturais, são boas opções a utilizar. Deixe que o seu cabelo seque por completo ao ar livre.

2

Separe o cabelo em seções que sejam do tamanho de um lápis. Crie seções em ambos os lados da sua cabeça. Trabalhe, num movimento em espiral à volta da cabeça, ou num padrão de camadas para que as linhas fiquem espaçadas na cabeça. Utilize elásticos para fixar cada seção.

3

Retire o elástico de cada seção à vez, e utilize um grampo de cabelo para fixar de novo o resto do seu cabelo. Comece a partir da raiz e penteie para trás. Trabalhe até ao final, para emaranhar o cabelo. Este processo de pentear no sentido contrário leva muito tempo e pode ser doloroso, uma vez que está basicamente, puxando seu próprio cabelo. Um pente de metal funciona melhor porque não irá quebrar quando os nós forem mais apertados.

4

Gire a seção de cabelo em forma de círculo, e penteie para trás de novo. Se decidiu não utilizar a cera, vá para o passo 6.

5

Abra o frasco de cera e utilize a ponta da unha para retirar uma pequena quantidade do produto. Lembre-se que menos é mais, à medida que trabalha a cera nas rastas, a partir da raiz, torça o caminho até ao fim. Limpe as suas mãos numa toalha ou pano para remover o excesso de cera.

6

Pegue a trança recém formada entre as palmas das mãos e esfregue as mãos com força para a frente e para trás. Este movimento é similar ao esfregar as mãos para manter o calor num dia frio, e a fricção criada com este movimento ajudará a comprimir as rastas. Isto conhece-se normalmente como "palm roll" e é um passo importante para a obtenção de rastas bem formadas.

Sugestão: Como fazer box braids passo a passo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Dreadlocks passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Ter alguém que lhe ajude a começar pode tornar o processo mais fácil e mais rápido.
  • Se utilizou a cera, pode utilizar um secador de cabelo para derreter a cera nos dreadlocks recém formados, para ajudá-los a manter a sua forma.
  • Gire as rastas com as palmas das mãos constantemente, inclusive depois de serem feitas. Isto irá ajudar a ficarem com uma forma uniforme e aparência saudável.
  • Todo o processo de criação pode levar várias horas.
  • Dependendo do seu tipo de cabelo, pode levar entre 3 semanas a 3 meses a manutenção regular para apertar e formar totalmente as suas rastas.

Escrever comentário sobre Como fazer Dreadlocks passo a passo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer Dreadlocks passo a passo
Como fazer Dreadlocks passo a passo

Voltar ao topo da página