Personalizar Roupa

Como fazer Tie dye passo a passo

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 6 março 2020
Como fazer Tie dye passo a passo
Imagem: minhaamigamedisse.com.br

As roupas coloridas em degradê ou estilo manchado estão em alta e não é de hoje. A tendência do Tie dye segue há anos, sempre se renovando. Para estar na moda e com visual descolado, veja com o umComo.com.br as dicas de como fazer Tie dye passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como fazer camisetas Tie-Dye

Passos a seguir:

1

Existem diferentes métodos para fazer Tie dye, os quais resultam em peças ultra coloridas, em combinação de duas cores ou com apenas uma. As técnicas podem ser aplicadas em camisetas, camisas e shorts.

Como fazer Tie dye passo a passo - Passo 1
Imagem: decoresaltoalto.com
2

Independente do tipo de efeito escolhido é preciso ter à mão tinta de tingir tecido, fácil de encontrar em bazares, armarinhos e papelarias. As cores ficam ao seu critério, sendo as mais comuns o azul, verde, vermelho, amarelo, rosa, lilás e preto.

3

Para saber como fazer Tie dye passo a passo é preciso ainda elásticos e/ou barbante e borrifador. O mais simples é escolher uma peça de roupa branca para colorir. Mas funciona também com peças de cores claras ou desbotadas que mereçam uma renovada.

4

Uma dica para dar o efeito Tie dye a um short jeans é desbotá-lo primeiro com água sanitária. Só assim para o sucesso do tingimento, a não ser que a peça já seja branca. Um estilo de Tie-dye bastante comum é o com efeito em espiral.

5

O passo a passo consiste em primeiro abrir a camiseta em uma mesa e escolher o ponto onde vai começar a espiral. Você pode escolher o meio da camiseta e com os dedos indicador e polegar pegar um pedaço do tecido (como um beliscão na camiseta) e torcer pela direta.

6

Assim, a peça vai formar um círculo. Ao final, posicione uma mão sobre o tecido e com a outra ajeite as imperfeições para ficar bem redondo e com o tecido bem unido. O passo seguinte é usar barbante para amarrar o círculo, passando por baixo e por cima, em vários sentidos.

Como fazer Tie dye passo a passo - Passo 6
Imagem: punkprojects.com
7

O próximo passo é aplicar a tinta do tipo Acrilex nas cores escolhidas, mas antes umedeça o tecido com água + álcool (na mesma proporção) do borrifador. Uma dica é escolher uma cor de fundo para aplicar de um lado e do outro combinar outras duas cores.

8

É importante que embaixo da camiseta tenha um tipo de grelha por onde a tinta possa escorrer. Por fim, basta deixar o tecido em um saco por um dia inteiro. Esse é apenas um exemplo de amarração, sendo possível fazer muitos outros.

9

Outra dica é beliscar o tecido em vários pontos e amarrar com barbante. Nesse caso, é possível tingir com corante em pó, que deve ser diluído em uma panela com água. Quando ela ferver, basta colocar a peça de roupa na panela, total ou parcialmente, conforme o efeito desejado.

10

Se a ideia é fazer degrade, é preciso emergir apenas a parte de baixo e, depois, colocar mais um pouco de tecido dentro da panela, que deve permanecer por menos tempo. A parte de cima pode se manter branca. Para marcar as mudanças no degradê use elásticos para amarrar na horizontal à camiseta.

Como fazer Tie dye passo a passo - Passo 10
Imagem: bymarina.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Tie dye passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: minhaamigamedisse.com.br
Imagem: decoresaltoalto.com
Imagem: punkprojects.com
Imagem: bymarina.com.br
1 de 4
Como fazer Tie dye passo a passo